Acha que Marketing de Conteúdo é passageiro? Veja os resultados dessas pesquisas! 2

Acha que Marketing de Conteúdo é passageiro? Veja os resultados dessas pesquisas!

Em 2010, o Content Marketing Institute começou a estudar as tendências do Marketing de Conteúdo nos Estados Unidos e no Canadá. Eles produzem anualmente um relatório com dados sobre como as empresas estão investindo, usando e coletando resultados com suas estratégias de marketing de conteúdo.

No Brasil, o marketing de conteúdo ainda está conquistando seu espaço. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de se adotar uma estratégia bem estruturada e colhem resultados melhores. Algumas semanas atrás, a Tracto Content Marketing lançou uma pesquisa em parceria com o Content Marketing Institute, nos mesmos moldes daquela realizada nos Estados Unidos e Canadá.

Os dados são impressionantes e merecem uma atenção mais do que especial. Você pode fazer o download da pesquisa completa aqui.

Alguns dos dados que você pode encontrar na pesquisa:

    • 83% dos profissionais de Marketing B2B geram Conteúdo. (Tweet!)

    • 67% das empresas mantêm alguém responsável por supervisionar a estratégia de Marketing de Conteúdo. (Tweet!)

    • Profissionais de Marketing B2B usam, em média, 13 táticas de Marketing de conteúdo. (Tweet!)

taticas

    • Redes sociais são usadas consistentemente por empresas B2B. (Tweet!)

socialmedia

    • O principal objetivo do marketing de conteúdo é conquistar clientes. (Tweet!)

    • 58% das empresas B2B pretendem aumentar investimentos em Marketing de Conteúdo nos próximos 12 meses. (Tweet!)

    • 64% das empresas B2B acham que o principal desafio para a produção de conteúdo é a falta de orçamento. (Tweet!)

Para entender o motivo do sucesso do Marketing de Conteúdo, é só ver nossa apresentação com 62 razões para se investir nessa estratégia.

Outra pesquisa lançada nas últimas semanas foi a “Content Professional: Do Hiring Trends Match the Hype?” (algo como Profissionais de Conteúdo: As tendências de Contratação seguem a Onda?), feita pela rede social Linkedin. Nela, eles apontam o crescimento no número de profissionais especializados em conteúdo – nos últimos dois anos, ocorreu um aumento constante de 33%.

Eles também apresentam este infográfico logo abaixo mostrando quem são esse profissionais, as posições que eles ocupam e onde eles se concentram (nos EUA, claro).

Mas o que isso significa?

Ao olharmos as duas pesquisas, podemos concluir que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia em franco crescimento e cada vez mais importante para as empresas, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, pois dá resultados.

À medida que mais empresas tem sucesso com estratégias efetivas de conteúdo, também ocorre um aumento na demanda por profissionais especialistas nessa área. Por exemplo, empresas que consideram suas estratégias de marketing de conteúdo bem sucedidas, quase sempre tem alguém para supervisionar a área (86% das empresas B2B, 85% das empresas B2C, segundo o Linkedin). Além disso, novos cargos estão surgindo, como editor de conteúdo ou redator de conteúdo.

A falta de orçamento, considerado o maior obstáculo pelas empresas brasileiras, também deverá ser contornada quando os resultados das estratégias marketing de conteúdo começarem a aparecer. Os investimentos na área irão aumentar, sem sombra de dúvida, uma vez que os números positivos começarem a surgir.

E vocês? O que acham desse crescimento do Marketing de Conteúdo? Vocês já formularam sua estratégia para esse ano? ´Não, então leia um pouco mais sobre Marketing de Conteúdo em nosso ebook: Primeiros Passos!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!