relógios e calendários

Esqueça Campanhas: marketing de conteúdo é um esforço de longo prazo

Já não é mais novidade que existe um debate no mundo do marketing digital a respeito de quantas vezes um consumidor deve ser exposto a anúncios, campanhas e artigos antes de mudar seu comportamento e fechar uma compra definitiva com determinada empresa.

Um estudo recente feito por Schumann e Clemons da Universidade do Tenessee apontou que uma única pessoa geralmente expressa maior preferência por um produto ou serviço depois de receber cerca de três exposições a anúncios ou blog posts.

Primeiro de tudo: você precisa saber que quando o assunto é marketing de conteúdo esse debate é irrelevante.

Mas por quê?

Primeiro porque o marketing de conteúdo não é publicidade. Na verdade, as táticas e as estratégias de conteúdo perene são bastante diferentes da publicidade tradicional.

O problema é que muitas empresas e gestores de marketing ainda interpretam o conteúdo digital como sendo uma simples forma de fazer publicidade e isso é extremamente prejudicial não só para as perspectivas a longo prazo de uma determinada marca, mas também para todo um time de conteúdo, caso eles pensem da mesma forma.

Porque a campanha é o antônimo do marketing de conteúdo?

Abandone de vez a ideia de que marketing de conteúdo é campanha.

Coloque em mente que as empresas que sabem praticar uma boa estratégia de conteúdo o produzem de forma contínua e muito eficaz.

Já as campanhas, por sua vez, devem possuir um prazo de validade, uma data final.

Se pararmos para pensar, um dos principais pilares do marketing de conteúdo diz respeito à consistência e periodicidade.

Se uma empresa se autodefine como uma empresa de mídia, é de extrema importância ter a certeza da consistência da mensagem que ela deseja entregar ao público.

Os gestores de uma empresa que foca em marketing de conteúdo devem ser verdadeiros experts e formadores de opinião para quem procura informações no site ou blog desta empresa.

Mas não pense que tudo é fácil. Para ser um bom disseminador de conteúdo é preciso produzir conteúdo de qualidade e de forma regular, diariamente, semanalmente e mensalmente.

A produção de conteúdo para blog ou site não pode nem deve ser vista como campanha, pois a campanha remete imediatamente a uma data limite, de encerramento.

Logo, se há uma data final a fim de encerrar um processo, então não existe maneira de aplicar marketing de conteúdo ali.

O papel do gestor de marketing é ser visionário no mundo dos negócios

Grande parte das vezes os marketeiros de plantão olham para as metas de curto prazo como a única forma de atingir grande parte da massa de potenciais clientes .

No entanto, um bom estrategista de marketing deve enxergar muito além disso.

Ele ou ela deve compreender que cada boa estratégia de marketing aplicada será um pequeno passo de um longo processo para a criação de uma marca sólida e que realmente possa encantar o consumidor.

Para que o seu negócio seja diferente e se destaque no meio de tantos outros não se preocupe se seu concorrente tem uma verba maior para investir em marketing.

O que você não pode deixar de fazer é investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo que trabalhe no longo prazo e possa construir uma reputação para os consumidores que deseja atingir.

Por onde devo começar para desenvolver a estratégia de marketing de conteúdo da minha empresa?

#1 Identifique sua persona

É preciso identificar o grupo ou “nicho” de consumidores que provavelmente se tornarão seus clientes. É essencial que você tenha uma persona definida. 

Na era das mídias sociais, os consumidores realmente satisfeitos criarão um efeito “branding” viral para seu negócio na rede, uma vez que acreditam na força e no empenho que sua empresa tem em praticar estratégias de marketing de conteúdo boas, além do relacionamento duradouro.

Neste estágio é importante definir o cenário para segmentar o grupo certo de perspectivas para o seu negócio.

#2 Estratégia de conteúdo

Uma vez que você identificou o alvo demográfico do público, é hora de continuar a envolvê-los com conteúdos ponderados e relevantes.

Essa estratégia fará com que o conteúdo certo, entregue para o público certo, aumente a taxa de marketing boca-a-boca, fazendo com que sua empresa seja sempre mais conhecida no marcado e ganhando novos seguidores e potenciais clientes.

# 3 Conteúdo de liderança

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo e um pouco diferente de search engine optimization (SEO), quando falamos em objetivos.

Isso se dá porque o marketing de conteúdo tem o objetivo de fazer com que a marca seja uma autoridade (líder de pensamento) e referência de sua área de atuação, enquanto o SEO concentra-se mais em uma estratégia de conteúdo e palavras-chave que possam alavancar estes conteúdos nos motores de busca, a fim de que eles estejam sempre nas primeiras posições do Google e de outras ferramentas de busca. 

O ideal é utilizar o marketing de conteúdo aliado ao SEO. Você pode ler mais sobre isso aqui.

O marketing de conteúdo é escrito por uma equipe treinada e tem o objetivo de educar e influenciar os consumidores de uma maneira sutil e extremamente eficaz.

Portanto, o objetivo final dessa estratégia de conteúdo é alcançar a liderança na sua área de atuação e consolidar a marca no mercado.

#4 Liderança e qualidade

É preciso grande quantidade de esforço e criatividade para desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Dessa forma será possível destacar ainda mais a qualidade e a relevância que a marca terá no mercado e em meio aos clientes, possíveis clientes e seguidores.

Já quando falamos em conteúdo para mídias sociais, o objetivo para algumas empresas pode ser atingir o consumidor num curto prazo, através de publicidade, anúncios patrocinados ou promoções a fim de impulsionar vendas.

Em essência, pense que investir em boas estratégias de conteúdo é a melhor forma de se tornar uma empresa diferenciada no mercado, deixando seus concorrentes para trás.

#5 Qualidade e quantidade

Escrever conteúdo de qualidade é essencial para que sua empresa fique acima de seus concorrentes.

No entanto, pense que os consumidores atuais não param de consumir informação e querem sempre conteúdos novos e relevantes. Então, nem pense em criar um blog para escrever de vez em quando.

Produza conteúdo constante e de qualidade, de modo que você permita que seus clientes e prospects saibam que sua empresa está ali e sempre interagindo e liderando com as melhores tendências do seu mercado de atuação.

Para muitas empresas o marketing de conteúdo ainda é considerado um desafio, embora muitos gestores entendam que se trata de uma estratégia benéfica para a marca.

Sabemos que muitas empresas simplesmente não têm tempo para investir nessas estratégias. Por isso existe uma grande demanda nas agências especializadas na criação de conteúdo digital.

Essa nova oportunidade de branding está ai para as empresas que realmente desejam dar um passo adiante, investindo nessa estratégia que é tão importante hoje para qualquer empresa que realmente deseja se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

Nada se consegue sem muito esforço.

O marketing de conteúdo deve ser pensado a longo prazo e a partir de um bom planejamento estratégico

E você? Depois de ler este texto aposto que agora está ciente do quão importante é investir em estratégias de conteúdo, não é mesmo?

Que tal compartilhar outras ideias a respeito de boas estratégias de marketing de conteúdo com a gente?

Deixe seu comentário no campo abaixo!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!