Guia completo do Marketing de Conteúdo nas redes sociais

Guia completo do Marketing de Conteúdo nas redes sociais

Muitas marcas que entram pela primeira vez nas redes sociais, pensam que algumas postagens programadas no Facebook é ter uma estratégia de marketing de conteúdo. Esta é uma visão muito simplista e errada do que realmente é o marketing de conteúdo. Nas redes sociais é preciso pensar em inboud marketing. Ou seja, antes de postar é preciso saber exatamente o que seu público gosta e conquistá-lo pelos seus interesses com posts relevantes. E este é só o primeiro passo.

Ficou confuso? Calma que a gente vai detalhar tudo direitinho para você agora. Vamos explicar melhor o que é inboud marketing e quais são as principais estratégias de marketing de conteúdo nas  redes sociais.

Porque investir em marketing de conteúdo nas redes sociais?

A resposta para esta pergunta é simples: porque há milhões de pessoas presentes de alguma forma nas redes sociais. Hoje, o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube fazem parte da vida dos consumidores e influenciam não só o comportamento deles, mas também a decisão de compra. Para você começar a ter uma noção da força das redes sociais, separamos alguns dados para você:

  • 1.28 bilhões de usuários ativos no Facebook
  • 50 milhões de páginas de marcas, empresas e personalidades no Facebook
  • Todos os dias são postados 500 milhões de tuítes
  • O Twitter tem mais de 1 bilhão de usuários. 46% deles tuitam, pelo menos, 1 vez por dia.
  • O Instagram tem 200 milhões de usuários ativos e mais de 20 milhões de fotos compartilhadas até hoje.
  • A cada minuto o Youtube ganha 100 horas de novos vídeos.
  • 6 bilhões de horas de vídeo são vistas todo mês no Youtube.
  • 300 milhões de usuários cadastrados no Linkedin em mais de 200 territórios
  • O Brasil é o terceiro maior público no LinkedIn.

Por trás de cada um destes número há uma grande oportunidade da sua marca melhorar sua imagem ou da sua empresa fechar negócio. Outra dado importante para convencer você a investir em rede social é este: 80% dos brasileiros pesquisam um produto antes de efetuar a compra. Isso significa que você tem a oportunidade de influenciar a decisão de compra de uma pessoa exatamente na hora que ela está procurando pelo seu produto.

Isso é o Inbound Marketing. É você preparado e munido de conteúdo para transformar uma pessoa em uma lead (prospecto de cliente), no exato momento que ela tem uma intenção de compra. Então mantenha-se relevante nas rede sociais com conteúdo que interesse seu público. Quando ele te achar, você vai estar pronto para fazer dele um cliente.

Algumas dicas para você criar um conteúdo de qualidade

A primeira dica para ajudar você na hora de criar um bom conteúdo é: seja expert do seu público. Saber o que ele gosta, qual rede social ele mais frequenta e quais assunto mais comenta, é o primeiro passo para criar um conteúdo de qualidade. Definir e conhecer suas personas é essencial. Se você não sabe o que elas são, acesse este conteúdo e descubra agora.

O segundo passo é você seguir a regra do Cocktail Party. Imagine que em uma festa, as pessoas que mais chamam atenção não são aquelas que falam apenas de si mesmas. Para chamar atenção na rede social a regra é a mesma: você não precisa falar apenas de si mesmo ou do seu produto. Na verdade, se você fizer isso, você vai soar bem egocêntrico. Compartilhe conteúdo de outras fontes, mas que sejam relevantes para seu público. Isso vai melhorar a qualidade da sua marca nas redes sociais.

Para guiar você durante a produção de conteúdo da sua marca, fizemos um guia rápido do tipo de conteúdo mais adequado para cada rede social. Você pode usar como checklist sempre que precisar.

Para todas as redes sociais:

Se pergunte: este conteúdo é realmente relevante para meu público? Ele vai gostar? Customize seu conteúdo para cada rede social. Postar conteúdos iguais em todos os lados é diminuir sua relevância para seu público. Fique de olho nos resultados. Com eles você vai descobrir o que mais funciona para seu público. Assim fica mais fácil acertar nas próximas vezes.

Interaja com outros perfis. Aqui funciona a regra do Cocktail Party que falamos lá em cima. Em uma festa as pessoas que mais se destacam conversa com diferentes pessoas, sobre os mais diversos assuntos. Então não tenha medo de citar outros perfis ou compartilhar o conteúdo deles com um toque seu. Tudo que for relevante para seu público, é relevante para sua marca.

Facebook:

  • Não poste com muita frequência, mas não abandone sua page.
  • Coloque imagens e vídeos junto de seus posts. Estes dois tipos de conteúdo são os que mais recebem interação no Facebook.
  • Sempre inclua links para seu site nas postagens. Isso facilita o usuário a acessar seu site diretamente.

Linkedin:

  • No Likedin você precisa ter uma linguagem mais formal, pois é uma rede social voltada para o profissional.
  • Foque seu conteúdos que sejam relevantes para seus contatos: estudos de caso, novidades da indústria e dicas profissionais.
  • Lembre-se de seguir páginas de empresas, compartilhar conteúdos interessantes e sempre mantenha a postura.

Instagram:

  • Invista em fotos de qualidade. O Instagram é uma rede social fortemente imagética, postar imagens de baixa qualidade é ruim para sua marca.
  • Use as hashtags que se relacionam com o que você está postando. Assim você vai aparecer no feed das hashtags e atrair novos seguidores.
  • No Twitter:
  • O twitter é uma mídia rápida, então seja breve e objetivo na mensagem.
  • Interaja com outros perfis. Lembre-se da regra do Cocktail Party!
  • Sempre que possível (se couber nos caracteres) inclua link do seu site. Isso vai facilitar o acesso dos usuários na sua página.

Youtube:

  • Inclua palavras chave no título, descrição e nome do arquivo que você subir no Youtube. Isso vai aumentar suas chances de ser bem ranqueado nas buscas do Google.
  • Seja matador e atraente nos primeiros 5s do vídeo. É neste período que o usuário vai decidir se quer ou não continuar te ouvindo. Se você não for convincente, ele vai embora.

Você já está pronto para começar

Com estas dicas, você já pode começar a criar conteúdo para suas redes sociais. Comece e vá observando como seu público reage a todas suas ações online. Aos poucos você vai descobrir o que funciona e o que não funciona, e ficar ainda mais perto dos seus clientes.

Se você deseja aprender mais sobre algumas redes sociais nós temos alguns conteúdos que podem te auxiliar. Para Facebook, aprenda como utilizá-lo de maneira eficiente e confira este conteúdo sobre como tornar a rede social uma máquina geradora de leads. Se você quer saber mais sobre o LinkedIn, nós temos conteúdos que te ensinarão como conquistar mais clientesalgumas dicas incríveis sobre como gerar leads e um guia completo sobre como criar um perfil invejável. Agora, se você está em busca de informações sobre as imagens nas redes sociais, confira este post que te ensinará sobre o tamanho ideal para todas.

marketing de conteúdo

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!