marketing de precisão

Transforme os seus clientes em fiéis consumidores com o Marketing de Precisão

Atualmente, o cliente é o centro das atenções quando o assunto é vendas.

E essa importância não é à toa.

As novas tecnologias proporcionaram grandes poderes aos consumidores e o Marketing de Precisão pode ajudar sua empresa a entrar nessa nova fase!

Antes de realizar uma compra o consumidor tem a oportunidade de realizar diversas pesquisas, comparações de preços, ver avaliações do produto e da fornecedora e, em muitos casos, ele nem precisa sair de casa para efetivar a compra.

Esse novo cenário intensificou a importância de manter um bom relacionamento com o cliente.

A fidelização ainda permite redução de despesas para o negócio: o custo de um novo cliente pode ser de cinco até dez vezes maior do que de vender para quem já conhece a marca.

Com essas novas demandas de mercado, o marketing de precisão visa aumentar as oportunidades das empresas, sendo benéfico também para o consumidor!

O que é marketing de precisão?

O marketing de precisão é uma estratégia voltada para aqueles que já são consumidores da marca.

Ele visa fidelizar clientes, incentivando as compras a partir não de anúncios, mas de promoções, ofertas especiais e táticas que façam com que o cliente se torne leal a marca por identificar valor a ela e a experiência de compra.

Ao realizar um plano de marketing de precisão a empresa irá utilizar dados e informações do público para identificar características entre os clientes e direcionar vantagens que sejam mais valorizadas pelo consumidor.

Utilizar de benefícios genéricos que não foram pensados visando especificamente o público-alvo do negócio pode não apresentar os resultados esperados, além de gerar gastos para a companhia.

Os programas de fidelidade desenvolvidos pelas empresas, após análise dos dados dos consumidores, consiste no que se chama de marketing de precisão, visto que se usou informações relevantes do cliente para criar um tipo de benefício ou ação que ele valoriza.

Como desenvolver um plano de marketing de precisão?

Os novos comportamentos de consumo exigem que as empresas conheçam melhor o público, permitindo que diversas novas oportunidades sejam aproveitadas com planos de marketing eficientes.

Os clientes estão mais exigentes, mas também estão mais dispostos a oferecerem informações que façam com que o relacionamento com a empresa seja mais eficaz e personalizado a partir dos interesses dele.

Para criar um plano de marketing de precisão que leve esses aspectos em consideração é necessário desenvolver determinados aspectos fundamentais da estratégia. São eles:

Segmentação de público

A segmentação do público é um fator que está intimamente relacionado com o marketing de precisão.

Ao segmentar o público-alvo de uma empresa o objetivo é identificar subgrupos para os quais determinadas ações façam mais sentido e assim direcionar com mais eficiência os esforços de marketing (saiba mais sobre personas).

Durante as últimas décadas, a segmentação de mercado foi aprimorada de diversas formas e, enquanto antigamente eram analisadas apenas dados demográficos, atualmente deve-se considerar uma extensa lista de fatores, como:

  • Aspectos comportamentais do consumidor;
  • Dados econômicos;
  • Preferências de consumo;
  • Estilo de vida que adota;
  • Objetivos, receios e expectativas do cliente.

Todos essas informações permitiram que a segmentação vá além de gênero, idade e renda como era frequente acontecer.

Atualmente, mais dados estão disponíveis para análise e, portanto, mais detalhada será essa avaliação.

Coleta e análise de dados

A coleta de dados dos clientes pode ser realizada de diversas formas. No marketing digital, por exemplo, é frequente a obtenção de dados do cliente a partir da oferta de conteúdos e materiais inéditos.

Também é possível que essas informações sejam coletadas em fichas cadastrais no site, formulários para participação em promoções, entre outros recursos, especialmente os digitais.

Após uma estratégia para coletar os dados dos clientes, é necessário que haja análise desses dados para oferecer um panorama mais completo sobre o perfil dos clientes.

Identifique quais são os diferentes nichos que já fazem parte da lista de clientes da empresa e a partir dessas informações será possível desenvolver ações mais personalizadas e que atendam as expectativas desses consumidores.

Definição da estratégia e das ações

A estratégia que será adotada no plano de marketing de precisão está diretamente relacionada com o que foi possível identificar da segmentação do público, a partir da análise e da coleta de dados dos clientes.

Existem diversas ações de fidelização de clientes, a relevância se dará no valor que o perfil de cliente atribui àquela ação. Alguns exemplos de ofertas e promoções são:

  • Cartões de fidelização que dão direito a uma refeição grátis após dez refeições carimbadas;
  • Tickets de desconto em produtos para quem apresentar o vale;
  • Cartão da própria empresa que permite que o cliente faça compras com desconto e mais parcelas sem juros;
  • Acumulo de pontos que, após adquirir determinada quantia, dá direito a um desconto ou um vale.

As opções de ofertas são várias, mas é importante ressaltar que, além da vantagem financeira adquirida com a promoção, as regras do diferencial devem ser claras e fáceis.

Caso contrário, podem fazer com o consumidor veja mais problemas do que facilidades na vantagem oferecida.

Marketing de precisão aplicado ao marketing digital

Para ter um plano de marketing de precisão eficaz é necessário que ele esteja associado as estratégias já utilizadas na empresa, principalmente na área de marketing digital, que oferece diversas possibilidades de combinação com o marketing de precisão.

Ferramentas de marketing digital

As ferramentas de marketing digital podem ser aplicadas a coleta de dados para aprimorar as oportunidades de segmentação do público, a análise das informações coletadas e também ao relacionamento direto com o cliente.

Coleta de dados

Para recolher informações é possível utilizar, por exemplo, o inbound marketing.

Ele exige que já haja uma base de clientes cadastrados, mas permite conseguir informações variadas com uma estratégia que envolve o desenvolvimento de ofertas de conteúdo, por exemplo.

Análise de dados

Tanto para análise quanto para sistematização de dados, o uso de CRM é uma das soluções mais eficazes.

A sigla significa “gestão do relacionamento com o cliente”, ou seja, é o local no qual é mais fácil segmentar clientes, acessar informações específicas e determinar qual ação pode ser destinada a um determinado grupo de acordo com tendências de consumo e comportamento.

O CRM pode ser integrado a outras ferramentas de marketing digital aumentando a eficiência dos processos e também dos resultados.

Relacionamento com o cliente

Uma vez que o objetivo do marketing de precisão é ajudar na fidelização de clientes e no estímulo ao consumo a partir de vantagens oferecidas ao consumidor, manter um relacionamento ativo e eficaz é essencial.

Neste aspecto, o marketing digital também atua em conformidade com o marketing de precisão. As estratégias podem ser usadas tanto diferentes fins:

  • Reativar clientes que estão na base de contatos da empresa, mas que se encontram inativos há muito tempo;
  • Manter um cliente ativo com ofertas, informações e outras abordagens que estejam alinhadas com o perfil dele;
  • Realizar um atendimento pós-venda eficaz e mais próximo, que mostre ao consumidor que ele pode contar com a empresa em uma próxima compra.

Algumas estratégias para realizar essas ações são:

Email marketing

O email marketing é uma das estratégias mais eficazes para manter um cliente ativo, mas também deve ser usado estrategicamente para não afastar o consumidor.

Só realize um contato se ele for realmente relevante para o cliente, pois caso ele não veja valor nos conteúdos que recebe, pode querer distância da companhia.

A estratégia pode ser usada para conhecer melhor a base de cliente a partir de pesquisas de satisfação com o objetivo de personalizar ofertas, por exemplo.

O recurso ainda pode ser útil para encaminhar vale presente no aniversário de clientes fiéis ou promoções em datas comemorativas, entre outras opções que sejam interessantes para a companhia de acordo com as análises previamente realizadas.

SAC 2.0

O SAC 2.0 tem se tornado mais popular e as empresas já não conseguem fugir dessa nova realidade.

Atualmente, os clientes esperam um atendimento rápido e eficaz não apenas nos meios tradicionais, como telefone, mas também em outros canais.

Muitos usuários utilizam a página oficial de empresas, principalmente no Facebook, para dúvidas, reclamações, sugestões etc.

As companhias que ignoram esse avanço, imposto pelos próprios consumidores, acabam prejudicando a imagem frente ao público.

Atender o consumidor com mais eficiência e dando voz às necessidades dele é essencial para companhias que desejam fidelizar os clientes.

Mídias Sociais

Como mostramos, as mídias sociais passaram a ser usadas para atendimento, mas não somente.

As diferentes mídias, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube etc. são essenciais para criar relacionamento com o cliente.

Nesses meios é possível realizar promoções e ofertas para atingir novos públicos, mas também para impactar positivamente àqueles que já conhecem a marca.

Quem deve realizar marketing de precisão?

O marketing de precisão é um recurso para empresas de todos os tamanhos, sendo que, desde uma padaria de bairro até uma multinacional podem desenvolver planos de fidelização de clientes que visem tornar os consumidores leais a marca e também incentivar o consumo.

Nesses exemplos, a diferença está nas proporções do negócio que afetarão também o tipo de ação realizada, entretanto, a estratégia é útil para ambos os cenários.

Diferentemente do que muitas empresas acreditam, a qualidade do atendimento ao consumidor é um fator mais determinante que o próprio preço na hora do cliente escolher onde irá comprar e, consequentemente, de fidelizar o consumidor.

O marketing de precisão tem tudo a ver com a experiência do consumidor durante o processo de compra, portanto, aprimore seus técnicas! Confira o artigo Técnicas de vendas: como conquistar um cliente? e dê um passo em direção a fidelização de clientes!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!