homem de negócios analisando dados

Marketing de Serviços: o que é e por que ele é importante para sua empresa

É sabido e percebido que o mercado está cada vez mais disputado e que essas disputas estão a cada dia mais agressivas, o que expõe a clara necessidade dos empreendimentos estarem sempre se aperfeiçoando no que diz respeito à prestação dos serviços. Em um cenário de tamanha concorrência, as empresas precisam estar sempre focadas em um atendimento ao cliente cada vez mais próximo da perfeição para que o objetivo de se destacar seja alcançado, fazendo com que a tão desejada fatia de um disputado bolo seja abocanhada.

Uma das cartas na manga dentro deste processo é o Marketing de Serviços. E é por isso que no post de hoje falaremos um pouco a respeito deste conceito tão comentado nos dias de hoje, abordando sua definição, como funciona e outras questões valiosas para quem se aventura no mundo dos negócios.

Confira!

Em que consiste o Marketing de Serviços?

A definição mais aceita é que Marketing de Serviços se trata de um conjunto de ações que objetiva a investigação, a captação e a assistência com relação aos demandantes, ou seja, os clientes. Incluem também atividades como análise, planejamento, implementação e controle das necessidades dos clientes, visando sempre a lucratividade e a qualidade na prestação dos serviços e dos produtos oferecidos.

O Marketing de Serviços é basicamente todo o trabalho envolvido nas vendas e no encantamento do cliente, realizado de forma a diferenciar positivamente o empreendimento dos concorrentes.

Atualmente o Marketing de Serviços é trabalhado nas empresas de forma integrada em todas as fases dos processos e em todos os setores do negócio, de tal forma que seja possível medir os resultados obtidos sob o aspecto financeiro, e até mesmo do quanto a marca do negócio cresce a partir das ações relacionadas.

A importância de saber como o consumidor se comporta

Saber o máximo possível a respeito do comportamento do consumidor é fundamental para que as decisões a serem tomadas sejam as mais corretas, assim como para que as campanhas tragam o retorno esperado. Uma das bases de um trabalho bem feito no meio empreendedor é conhecer bem o público-alvo a ser atingido, tal como as expectativas envolvidas, pois é necessário suprí-las, e, na maioria das vezes, inclusive estar acima do que é esperado e, desta forma, se conseguir destaque diante de um mercado tão competitivo.

8 P’s

A seguir, falaremos sobre o que deve ser observado com vistas ao Marketing de Serviços, estruturando em 8 “P’s”, que oferecem toda a base para o nosso conhecimento a respeito. Confira!

Produto

É importantíssimo definir qual é o produto entregue em um serviço. Falando mais claramente, o conceito de produto em serviços é algo que deve ser muito claro dentro do marketing do empreendimento.

Na realidade, a finalidade dos produtos e serviços são as mesmas, ou seja: satisfazer a necessidade dos consumidores produzindo, além da satisfação, valor ao produto. O ideal é compreender que na prestação de serviços o produto é algo abstrato, intangível, e assim deve ser trabalhado.

Preço

A percepção de preços entre os serviços e produtos é bem diferente. Para citar um exemplo: os serviços possuem mais custos fixos do que variáveis a serem repassados para o consumidor. Em outro caso, a comparação entre os serviços prestados por diferentes empreendimentos em relação ao seu valor é muito mais difícil, tendo que ser feita de forma minuciosa.

Praça

Distribuir serviços quase sempre implica na distribuição de custos fixos. A disponibilização de serviços tem o pré requisito de ser eficaz no momento em que o cliente necessita, haja visto que, como explicamos antes, se trata de algo intangível e sem a possibilidade de estocagem, exigindo desta forma um planejamento muito mais elaborado.

Promoção

A comunicação com o cliente em se tratando de serviços é muito mais pessoal, interativa, na qual predominam as indicações, a venda pessoal e inclusive o boca-a-boca. Mesmo que esta promoção dos serviços seja feita através da comunicação de massa, a presença de pessoas é notada o tempo todo, e no tópico a seguir falaremos mais um pouco delas.

Pessoas

Todos os envolvidos na prestação do serviço são as chamadas pessoais das quais citamos neste post. Isso acontece porque, no caso dos serviços, diferentemente dos produtos, a matéria prima é a própria mão de obra, portanto, esta é a principal preocupação que o empreendedor deve ter ao realizar o marketing de serviços.

A capacitação, o treinamento, a formação de uma cultura entre os envolvidos com o foco voltado para o bom atendimento aos clientes, deve ser uma constante em um empreendimento que trabalha com o marketing de serviços de forma eficaz.

Processos

Trata-se de um item importantíssimo, pois representa todos os fluxos de trabalho, metodologias e práticas a serem utilizadas na prestação de serviços. Conhecer todos os processos é algo fundamental para que as melhores decisões sejam tomadas a respeito do oferecimento dos serviços, o que impacta diretamente na satisfação do cliente.

Produtividade e qualidade

É sabido que estes estão entre os principais fatores relacionados ao sucesso de um negócio. Em função disso, toda atenção é pouca em se tratando destes aspectos no Marketing de Serviços. A produtividade de todos os envolvidos deve estar assegurada, assim como a maneira ideal de atender ao cliente, isto desde o planejamento até o momento em que o cliente sai satisfeito.

Perfil (Evidências Físicas)

No Marketing de Serviços, quando nos referimos a perfil, estamos falando do local e da forma como e onde o serviço é prestado. Isso engloba o layout dos pontos comerciais, da marca, dos cartões de visita, do ambiente da internet, do perfil de atendimento, etc. O ideal é que este perfil esteja em constante avaliação para que a experiência do cliente sempre se mantenha a mais satisfatória possível.

Indubitavelmente, os empreendimentos modernos contam com o Marketing de Serviços como forma de crescimento e inclusive de sobrevivência em um mercado tão competitivo. São ações que funcionam tanto no B2B, quanto no atendimento realizado aos clientes de forma direta.

Desta forma, as maneiras de se atuar no mercado devem ser constantemente repensadas, tendo em vista que o investimento em Marketing de Serviços impacta diretamente na viralização da marca, assim como no aumento da rentabilidade do empreendimento.

E você, Já trabalha com o Marketing de Serviços? Já tinha conhecimento dos 8 P’s?  Tem alguma dúvida a respeito do assunto, ou gostaria de acrescentar alguma informação? Aproveite os comentários e participe da conversa conosco!

Agora que você já conhece o marketing de serviços, que tal aprender de maneira mais aprofundada o que é marketing e como ele surgiu? Confira nosso artigo: O que é Marketing: tudo que você precisa saber sobre o assunto.

marketing de conteúdo

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!