Guia prático de marketing digital para pequenas empresas

Guia prático de marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital envolve um conjunto de iniciativas que as marcas, companhias e empresas não só podem como devem usar no ambiente virtual. Isso tem sido cada vez mais eficiente, se for feito da maneira correta, porque os modos e comportamentos dos consumidores mudaram a partir da popularização da Internet.

Para que um negócio cresça ele tem que ir onde os clientes estão. E é importante entregar para sua audiência um conteúdo que seja precioso, rico, instigante, a fim de encantar o público a ponto de que ele deseje se relacionar com você.

Da mesma forma que acontece com qualquer tipo de negócio fora do mundo digital, nem toda ação de marketing online vai ser adequada ou ter o mesmo desempenho para qualquer nicho ou segmento de mercado. É conveniente estudar o que seria mais apropriado para o modelo e capacidade financeira que você apresenta, para alcançar mais eficiência e foco em sua atuação na rede. A partir disso, quais as opções de marketing digital caberiam melhor em seu negócio? Como saber o que poderia dar mais certo para sua marca ou empresa?

Agora você aprenderá mais sobre tudo no guia prático de marketing digital para pequenas empresas.

New Call-to-action

Estude seu público-alvo

A primeira coisa a se fazer é definir quem é a persona que você quer atingir com suas ofertas e o relacionamento que pretende nutrir. Sua clientela ideal tem demandas e expectativas. Você deve conhecê-las a fundo, para que seja capaz de lhes oferecer algo que seja considerado uma solução para aquelas necessidades. Entenda quem é seu público-alvo, como ele se comporta, o que ele quer, o que ele busca na Internet antes de decidir sua compra.

Abastecido com tantas informações importantes, vai ser mais fácil para você e sua equipe de colaboradores formarem os conteúdos e iniciativas de marketing para atingir tal audiência. Aja de acordo com o que você acha mais indicado para a ocasião, mas nunca deixe de analisar seus resultados. É isso que vai lhe mostrar o que está dando certo (para receber mais incentivos) e o que está dando errado (para ser corrigido, sem grandes perdas de tempo ou dinheiro).

Teste e meça os resultados

Do mesmo jeito que existem várias estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing, marketing de conteúdo, publicidade on-line e as publicações em redes sociais, por exemplo, há diversas métricas e análises para estimar o desempenho dessas ações. Deve-se trabalhar com as estratégias que sejam mais recomendadas para os objetivos que deseja alcançar – acatando seu potencial de investimento e o prazo que planejou para obter resultados práticos daquelas realizações na Internet.

Desta maneira, você pode definir as opções de marketing digital que são mais propícias para o seu negócio seguindo esses dois parâmetros: o tempo da campanha e os custos envolvidos. Se você ainda não sabe muito sobre como isso acontece nas principais técnicas usadas, observe a seguir algumas indicações a respeito!

Geração de leads

Expandir sua base de contatos é essencial para o crescimento de sua empresa, isso pode parecer óbvio, mas diversas empresas não investem nisso. A produção de ebooks, white papers, webinarios e diversos outros conteúdos que podem aumentar sua base de leads devem ser criados com frequência. Além disso, criar uma newsletter também é outra forma prática e barata de ampliar sua lista de e-mails.

Lembre-se que a sua base de contatos é o bem mais valioso de seus esforços digitais.

Marketing de conteúdo em blogs

A publicação de material relevante tem baixo ou nenhum custo para a empresa. Além disso, o conteúdo gerado tem a vantagem de longa duração para futuros clientes. A estratégia, porém, é um pouco demorada, especialmente desenvolvida para a manutenção dos relacionamentos com sua audiência. É uma excelente forma de demonstrar os conhecimentos em seu campo de atuação e impulsionar seu SEO (Search Engine Optimization) com palavras-chave. Porém, exige um compromisso significativo de tempo para elaborar e publicar esses materiais.
New Call-to-action

Presença nas redes sociais

As redes sociais já se tornaram essenciais para qualquer estratégia online. Atuar dentro da maior rede social do mundo atualmente (Facebook), com uma página corporativa ou uma fã page, é uma ótima maneira para interagir com seus clientes, melhorar sua lealdade, solicitar feedbacks e construir uma comunidade em torno de sua marca ou produto. Não há custos no recurso, mas grande investimento de tempo. As páginas de negócios bem sucedidos requerem a monitorização regular e constantes atualizações de conteúdo.

Além da plataforma de Zuckerberg o LinkedIn, Instagram, Google + e tantas outras também são alternativas viáveis e também podem deve ser utilizadas. Tudo dependerá do comportamento do seu público.

Páginas de Perguntas e Respostas

Uma série de websites oferece a oportunidade de responder a perguntas para as perspectivas mais usuais e dúvidas sobre assuntos diversos. O mais popular e visitado no Brasil é o Yahoo! Respostas. Quanto mais respostas você oferecer, mais rapidamente pode construir uma boa reputação. Trata-se de uma estratégia assessória, exige monitoramento frequente, mas não há despesas envolvidas. Além disso, você pode utilizar tais plataformas para tirar ideias para os posts e materiais ricos de seu negócio.

Serviços baseados em localização

Aplicações digitais como o Foursquare e o Facebook Places podem lhe dar a oportunidade para aprender bastante sobre seus clientes, se você tiver tempo para analisar os dados. As ofertas especiais a partir desses serviços podem trazer novos clientes para o negócio. Geralmente, os custos envolvidos são baixos e os resultados demoram moderadamente para aparecer.

E-mail marketing

Essa é uma das principais estratégias para construir relacionamentos sólidos e longos com seus clientes, bem como para fidelizá-los. Como é preciso analisar métricas específicas, há custos de pequeno a médio volume envolvidos, mas a automação dos principais softwares de marketing para correio eletrônico garantem menor tempo de trabalho e bons dados para identificar suas ações que têm dado certo e aquelas que precisam ser aperfeiçoadas.
New Call-to-action

Anúncios em mídias sociais

Anúncios no Facebook, LinkedIn e Twitter, por exemplo, são fáceis de configurar e conseguem ótimos resultados. Pode-se selecionar um público-alvo para as campanhas e outros interesses, tudo a preços razoáveis.

Uso de vídeos on-line

O vídeo é uma maneira fantástica de criar envolvimento com sua audiência, além de melhorar o posicionamento de suas páginas nos motores de busca (a partir das palavras-chave do título) e o encantamento com sua marca. Em compensação, a produção de vídeos pode ser complexa para se fazer em casa ou sem a infraestrutura adequada. Dependendo-se do que seu produto requeira como conteúdo audiovisual, esta seria uma estratégia mais cara.

E então, o que você acha que poderia aproveitar em seu marketing digital, para conseguir mais clientes e obter mais vendas?

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!