homem com alvo no peito

Marketing Direto: o que é e como utilizá-lo em seu negócio

Quem é dono do próprio negócio sabe que nem sempre é fácil manter um público fiel e garantir as vendas. No entanto, ser empreendedor é saber que existem técnicas para que se possa manter a empresa perto de seus clientes. E foi pensando em como a empresa pode conservar seus consumidores que o marketing foi criado.

Conhecendo o marketing

Antes de você pensar que o marketing é uma criação recente para que os empresários possam consolidar sua marca junto a seus consumidores, lembre-se que desde sempre existem negócios e, portanto, o marketing é bastante antigo. Porém, ele recebeu esse nome no século passado, quando passou a ser utilizado de maneira pensada, ou seja, uma pessoa começou a pensar em como atingir melhor seus objetivos – seja a melhoria nas vendas ou de imagem.

Para muitos o marketing é um processo em que se faz com que o consumidor possa se interessar pelo serviço ou produto ofertado. Desta maneira, o marketing ajuda a criar uma satisfação e um valor que será agregado ao produto/serviço. E como o cliente está feliz ao consumir, a empresa – o dono – fica feliz com o retorno financeiro.

Como usar o marketing a seu favor

E se o marketing é bom, por que não utilizá-lo a seu favor e de seu negócio? Para fazer uso dessa estratégia é importante que se crie uma meta estratégica com muitas atividades. A primeira atividade é fazer um estudo do mercado, logo após se pode começar a traçar um planejamento, com: publicidade, vendas e atendimento pós-venda.

E o mais importante é que para utilizar bem o marketing e necessário conhecer as diversas formas existentes. Veja abaixo uma lista dos tipos de marketing mais conhecidos e utilizados no mercado:

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Marketing Direto – um dos mais utilizados e conhecidos pelos empresários.

Entendendo melhor o Marketing Direto

Você já ouviu falar nesse termo “Marketing Direto”? O que vem a mente das pessoas é aquela conhecida ‘mala direta’ ou então tipo de vendas feitas pelos correios. Mas para Drayton Bird existem dois tipo de marketing direto: o primeiro e mais antigo é esse que relatamos acima, o que era feito por mala direta, por correspondência, telefone e até aquelas vendas pela televisão. E o segundo – e o que nos interessa – é o novo marketing direto, onde a empresa trabalha com as informações de seus clientes (físicos e jurídicos). Esse banco de dados permite que seja feita uma customização na hora de se comunicar com o cliente.

E então, o que é o novo marketing direto?

Enfim chegamos ao conceito atual de marketing direto. Ele diz que o marketing direto concentra o interesse no público que tem foco em determinado serviço ou produto e ainda reforça o relacionamento direto entre clientes e empresa. Portanto, podemos dizer que o marketing direto é a técnica utilizada para atingir o público-alvo sem passar por intermediários ou atingir pessoas que não se interessem pelo produto ou serviço.

Como fazer para utilizar bem o marketing direto

E já que o marketing direto é o novo queridinho entre as empresas, veja a seguir algumas dicas para utilizar bem a estratégia e assim aumentar as vendas e consequentemente o alcance de seu target:

Faça um banco de dados

Para ser bem sucedido, já dissemos que é importante conhecer bem seu público-alvo. E,  para que isso ocorra, você deve fazer uma coleta de informações sobre seus atuais e novos clientes. É isso que chamamos de banco de dados. Para que sua campanha tenha êxito é importante conhecer a fundo quem você quer atingir. Para conseguir esses dados as empresas usam diversas técnicas, mas as mais conhecidas são aqueles formulários que preenchemos em sites de relacionamento ou até mesmo os de compra coletiva.

As informações mais utilizadas são:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda familiar e individual;
  • Contatos e;
  • Estilo de vida e outros que sejam relevantes para a marca.

Estabelecendo contato

Agora que você já tem uma ideia de com quem está tratando, chegou a hora de estabelecer contato. Mas antes de sair enchendo a caixa de e-mails é importante analisar qual a melhor maneira de atingir seu público-alvo. Uma ótima opção é oferecer amostras grátis de seu produto, quem conhece e gosta, compra! Associado a essa amostra, você pode anexar folhetos, panfletos e até convites para a festa de lançamento de novos produtos.

Caso o cliente já conheça o produto ou serviço, procure estabelecer o contato pós venda, para saber se ele ficou satisfeito com ele. Uma dica: quanto mais elaborado seu contato, mais você irá saber sobre o cliente e a sua satisfação.

Crie a campanha

E, por último, a criação da campanha de marketing direto. Deve-se pensar e elaborar com cuidado a estratégia para que ela seja ao mesmo tempo atraente, clara e objetiva. Lembre-se que o cliente deve se sentir atraído pela sua campanha entre todas as outras que chegarão até ele. Uma das maneiras mais fáceis, criativas e rentáveis é utilizar o Facebook Custom Audiences.

O Facebook Custom Audiences

Esta ferramenta do facebook ajuda a criar públicos específicos para cada produto ou serviço que sua empresa tiver, allém de enviar somente o que você desejar para aquele grupo escolhido. A ferramenta é ótima para facilitar a vida de quem precisa entrar em contato com o público, sem atingir pessoas que não se interessem.

O melhor do marketing direto

Devemos enfatizar que o melhor do marketing direto é a rentabilidade, pois ao focar em determinado público você não tem a perda de verba com quem não se interessa pelo seu produto, além de atingir quem realmente se interessa sem precisar gastar muito em publicidade.

Por fim, podemos dizer que o marketing direto é uma estratégia que as empresas usam para que seus produtos e serviços cheguem mais facilmente ao público-alvo. A escolha da estratégia certa é responsável por todo o sucesso de uma campanha e consequentemente de uma empresa. Por isso, tenha foco e se organize para usar bem o marketing direto.

Agora que você já conhece o marketing direto, que tal aprender de maneira mais aprofundada o que é marketing e como ele surgiu? Confira nosso artigo: O que é Marketing: tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Compartilhe conosco nos comentários, adoramos ouvir de você!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!