marketing holistico

Você sabe como funciona o Marketing Holístico?

Se você ainda não conhece o Marketing Holístico, leia agora e aprenda tudo sobre essa vertente inovadora de se fazer marketing e administração!

Com as novas tecnologias e o acesso à internet facilitado, o consumidor está mudando bastante ao longo dos anos.

Ele tem cada vez mais autonomia na hora de optar por um produto ou serviço, pesquisando bastante a diferença de preço e o custo-benefício oferecido pelas marcas.

Seja essa pesquisa online ou offline, quando um consumidor se decide por um produto ou por uma empresa, ele já tem ciência sobre as principais características do seu objeto de desejo e sabe muito bem porque o escolheu.

Por conta disso, tem se mostrado imprescindível que as estratégias de marketing e vendas sejam alteradas para acompanharem essas transformações, de modo a oferecer o item certo para a persona e de maneira irrecusável.

Entre as táticas adotadas, percebe-se um grande investimento na adequada implementação dos processos de marketing, na realização de campanhas inteligentes e assertivas e, para influenciar e conquistar o público, na aplicação correta dos 4 Ps do Marketing ou, como também é conhecido, Mix de Marketing.

De modo geral, todas essas estratégias visam o mesmo objetivo, crescer a base de leads e aumentar o número de vendas — é aí que entra o Marketing Holístico.

Ele visa unir diferentes processos, atividades e demandas do Marketing, a partir de uma visão 360º de todos os setores da empresa relacionados à execução do negócio, reconhecendo a importância de cada um de forma individual, mas, também, de forma sincrônica.

Quer entender melhor esse conceito e conhecer quais são os benefícios de adotá-lo em sua empresa? Então continue a leitura deste post e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o Marketing Holístico?

Mas o que é, realmente, o Marketing Holístico? É uma estratégia que considera um negócio como um todo e não dividido em partes ou setores.

Conforme os preceitos do Marketing Holístico, todos os departamentos atuam juntos para criar uma ideia positiva e homogênea na cabeça do consumidor, garantindo que ele escolha o seu produto ou serviço e não o da concorrência.

No Marketing Holístico existem alguns conceitos-chave que devem ser explorados. Abaixo, explicamos melhor cada um deles.

Marketing integrado

Para que o Marketing integrado seja efetivo e cumpra com o seu papel, os 4 Ps do mix de marketing — produto, preço, praça e promoção — deverão atuar de forma sincronizada para passar a mensagem certa ao consumidor.

Quando esses itens estão em equilíbrio, se torna muito mais fácil cativar e exercer influência sobre o seu público-alvo.

Independentemente de ser via marketing digital ou tradicional, variadas ferramentas podem ser utilizadas, como e-mail marketing, sites/blogs, redes sociais, televisão, rádio, impresso etc.

Para descobrir qual vai ser a mais bem-sucedida para o seu negócio, conheça a fundo a sua persona e saiba quais meios surtirão mais efeito para chamar a atenção e conquistá-la.

É imprescindível, de acordo com o marketing holístico, que a mensagem transmitida em cada uma dessas ferramentas seja unificada, verdadeira e condizente com a imagem e valores da empresa.

Marketing de relacionamento

Podemos definir o Marketing de relacionamento como todas as atitudes adotadas pela empresa que visam criar e conservar um relacionamento positivo com os clientes, de modo a fidelizá-los.

Muitas são as práticas que podem ser empregadas para tornar o seu público-alvo fã da sua empresa e encantado pelos serviços prestados. Dentre elas, podemos citar:

  • oferecer bonificações e a possibilidade de plano fidelidade;
  • prestar um atendimento de qualidade ao cliente;
  • fazer pesquisas de satisfação sobre produtos e serviços;
  • enviar ofertas de produtos do interesse do cliente;
  • mandar mensagens em datas especiais.

O importante é deixar claro para o cliente que ele é importante para o seu negócio e que, ao optar por ele, estará sendo beneficiado.

Além disso, não é só o cliente que deve ser contemplado na abordagem dada pelo Marketing de relacionamento conforme o Marketing Holístico.

Você precisa se lembrar também dos seus funcionários, fornecedores e qualquer pessoa que tenha contato direto ou indireto com o seu negócio, prezando sempre pela boa convivência.

Marketing de performance

Quer ter a certeza de que as suas ações e estratégias de marketing estão trazendo o retorno esperado? O Marketing de Performance é a resposta!

Por meio dele, você fará o monitoramento de todas as atividades realizadas pelo seu empreendimento e entenderá qual está sendo o retorno por parte do público-alvo.

A partir da análise das métricas certas, é possível ter noção tanto sobre o retorno financeiro — taxa de perda de clientes, ROI, qualidade do produto etc. — como não financeiro — repercussão ética, legal, social e ambiental das suas ações, satisfação do consumidor etc.

Ao saber esses dados, é possível justificar todos os investimentos feitos em marketing, o que deve continuar sendo feito e o que deve passar por mudanças ou ser eliminado do seu cronograma.

Marketing interno

Termo advindo da administração, o Marketing Interno ou Endomarketing é aquele realizado tendo em vista o público interno da empresa, ou seja, seus funcionários.

São planejadas e promovidas ações, oferecendo benefícios e a infraestrutura adequada para exercer a função, motivando e treinando o trabalhador, para elevar o grau de satisfação e a sensação de reconhecimento pela empresa.

Um funcionário satisfeito tende a se esforçar para prestar um serviço de qualidade, além de dominar todas as informações necessárias a serem passadas ao cliente.

Muitos são os motivos para não deixar o Marketing Interno de lado, mas segundo o Marketing Holístico, você colherá bons frutos, como:

  • retenção de talentos;
  • redução da taxa de turnover;
  • maior conexão entre funcionário e empresa;
  • mais qualidade na comunicação interna;
  • aumento das vendas;
  • alinhamento nos valores e cultura da empresa.

Principais práticas do Marketing Holístico

Como já falamos brevemente no início deste post, normalmente, um negócio é composto de diferentes setores, alguns deles diretamente relacionados às vendas e marketing de um produto ou serviço.

Quando o Marketing Holístico é adotado em uma empresa, setores como vendas, marketing, financeiro e RH passam a atuar de maneira conjunta.

Assim, cada um contribui com suas especificidades para melhorar a performance da empresa.

Como você pôde perceber ao longo deste texto, o Marketing Holístico é uma estratégia que está ganhando muita popularidade, principalmente devido à sua capacidade de elevar o diferencial competitivo de uma empresa no mercado, de modo a fixar a imagem da marca no pensamento do consumidor.

Agora que você já entendeu o conceito de Marketing Holístico, seus componentes e como colocá-lo em prática, leia o nosso post e aprenda tudo sobre Marketing de Produto!