homem pulando a piramide

Marketing multi-nível: o que é e como ele funciona?

Uma das palavras mais em voga nos últimos anos é o networking. No mundos dos negócios, significa a construção e manutenção de uma rede de contatos profissionais que pode render frutos (propostas de trabalho, novos clientes, novas oportunidades).

O marketing multinivel – nosso assunto de hoje – é um sistema bem próximo ao do networking, baseado na venda direta de produtos e serviços a partir de uma rede de vendedores independentes.

Se você está querendo saber mais sobre o que é o marketing multinível e como ele funciona, veio ao lugar certo. Em nosso artigo de hoje vamos explicar tudo isso para você, além de oferecer dicas e exemplos que vão ajudar você a entender esse assunto de uma vez por todas!

O que é marketing multinível?

Conhecido também como network marketing ou pela sigla MMN, o marketing multinível é um modelo bem estruturado para a venda de produtos e serviços através do recrutamento de vendedores independentes.

Por exemplo: você tem uma fazenda que produz abacaxis. Ao invés de escoar a produção repassando todas as suas frutas a uma rede de mercados, você estabelece uma rede com vendedores independentes junto ao público. Esses vendedores, além do lucro sobre cada abacaxi, também conseguem aumentar seus ganhos ao criar times de venda próprios para alcançar cada vez mais consumidores.

O resultado é que sua fazenda consegue escoar a produção de forma direta (ou seja, sem intermediários, que influenciam diretamente sobre o valor final) e cria uma boa fonte de renda para os envolvidos.

O exemplo, embora simplifique bastante o processo, é bem representativo do que é o MMN: uma estrutura que ajuda a distribuir de forma simples e direta produtos e serviços, do produtor ao consumidor através, apenas, de vendedores independentes.

Como funciona o marketing multinível?

Bom, a partir do exemplo acima, fica bem fácil entender o funcionamento básico. Mas é preciso se dedicar um pouco mais sobre o assunto para que possamos entender os pormenores que ajudar a caracterizar o marketing multinível.

Voltando à fazenda dos abacaxis. Para que essa estrutura de vendas possa ser, de fato, benéfica tanto para produtores quanto para vendedores, é preciso mais do que apenas a vontade de vender. Aliás, o marketing pressupõe o conhecimento e a pesquisa como dois pontos-chave para o sucesso.

Uma boa estratégia de MMN, então, está focada em sempre oferecer aos seus times treinamentos informativos, de relacionamento e de organização:

  • Quais as propriedades benéficas do abacaxi? Como saber se a fruta está madura?
  • Quem é o público-alvo desses vendedores? Produtores artesanais de geleia? Donas-de-casa? Estabelecimentos comerciais (restaurantes, hotéis, pousadas, lanchonetes)? Qual o comportamento do vendedor diante de cada um desses públicos para efetivar as vendas?
  • Como lidar com quem comprou abacaxis que estavam azedos? Existe política de troca?
  • Como organizar as finanças? É possível vender ‘fiado’? Como fazer para não comprometer seus ganhos.

As perguntas acima, embora relacionadas ao nosso exemplo, podem muito bem representar – com pouquíssimas alterações – infinitos universos de marcas, produtos e serviços (inclusive a sua área de atuação).

O importante é notar que esse foco no treinamento e acompanhamento das equipes de vendas vai permitir à empresa, não apenas fazer vendas eventuais, mas garantir a continuidade dos negócios através dos tempos.

Qual a diferença dele para o esquema de pirâmide?

Essa é uma pergunta que você provavelmente está repetindo mentalmente. E na verdade, está certo em querer essa resposta. Muito embora ambos pareçam, à primeira vista, bem próximos, a verdade é que são bastante diferentes.

No marketing multinível temos uma preocupação em estabelecer uma rede de contatos para ampliar e melhorar a rede de distribuição e vendas de um produto ou serviço.

Já o esquema de pirâmide não se sustenta porque não se baseia na organização para distribuir, mas apenas em receber pagamentos através do recrutamento de pessoas.

Seria como uma fazenda dizer que tem uma oportunidade na área de venda de abacaxis pelo dobro do valor de mercado. Para fazer parte, é necessário comprar um kit e que o retorno está atrelado ao número de novos vendedores que cada pessoa consegue trazer.

A renda dessa fazenda estaria baseada, não na venda dos abacaxis, mas na venda dos kits ao recrutar novos vendedores. E apenas os primeiros recrutados teriam alguma chance de retorno de investimento.

Ou seja: se alguém ou alguma empresa promete algo que parece bom demais para ser verdade, é provável que seja isso mesmo.

O marketing multinível se baseia no esforço de ambas as partes: a empresa no fornecimento de produtos, serviços, treinamento e suporte e os vendedores, em criar uma rede de clientes que garantam um retorno financeiro.

Alguns bons exemplos

Avon – uma das gigantes no ramo da cosmética, conta com uma imensa rede de distribuição de produtos baseada no network marketing. Aliás, é muito provável que você, leitor, já tenha visto ou comprado de um revendedor da marca (seja através da internet ou das revistas de pedidos da marca).

Natura – a empresa brasileira é outra do ramo da cosmética que aposta no marketing multinível como principal canal de distribuição de seus produtos. Uma das frases presentes na maior parte de suas campanhas é: “Fale com uma revendedora Natura”, seja na TV, no rádio, no jornal e na internet.

Tupperware – essa é das antigas e hoje têm ganhado vida nova. Quem tem mais de 30 anos provavelmente se lembra das “reuniões de tupperware” aos sábados à tarde. Tanto que muitos ainda chamam os potes plásticos pelo nome da marca. Um caso de marca que aposta no MMN e se tornou um clássico e referência na sua área de atuação.

Muitas outras empresas também vêm descobrindo no marketing multinível uma nova forma de aumentar seus negócios, principalmente em áreas de menor concentração de pessoas, como é o caso de O Boticário (cosméticos) e da DeMillus (lingerie).

Isso sem falar no setor de produtos eróticos, que usa essa estratégia como forma de ampliar sua gama de consumidores de forma mais próxima, evitando o constrangimento de muitos de se entrar em uma sex shop.

Dicas para você fazer seu plano de marketing multinível

E agora que você já tem um manancial de boas informações, separamos algumas dicas:

  • Concentre-se nos benefícios de seu produtos e serviços – assim como em qualquer estratégia de marketing, para poder se destacar da concorrência, é necessário que a sua empresa conheça muito bem o que oferece e, principalmente, quais os seus diferenciais positivos.
  • Eduque sempre seus vendedores – não basta oferecer um kit de informações e produtos e largá-los à própria sorte. Aproveite a internet para criar canais com informações, artigos, vídeos, livros e treinamentos para fazer com que seus vendedores possam, de fato, conquistar a clientela.
  • Criar uma audiência – nem só de materiais para vendedores vive a sua marca. É preciso estar junto ao seu público. Por isso, desenvolva uma boa estratégia de marketing digital (site, redes sociais), para ajudar o seu público a conhecê-lo, a confiar em você e a continuar a passar sua marca adiante. Assim, você conquista novos clientes e vendedores!

O principal é saber que o marketing multinível é uma ótima oportunidade, mas que só traz sucesso se for bem planejado e gerido. Dá trabalho buscar o destaque frente à concorrência e o esforço é contínuo. Portanto, prepare-se para suar a camisa!

E já que falamos da importância de se construir um público para a sua marca, que tal conhecer mais sobre o assunto? Temos um artigo matador sobre audiência em redes sociais que você precisa conhecer! Basta clicar aqui.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!