marketing para millennials

Saia na frente das outras marcas: descubra aqui como realmente fazer Marketing para Millennials!

Você sabe quem são os Millennials? Apesar de ser um conceito amplamente difundido hoje em dia, é comum que existam dúvidas sobre quem realmente é este público.

Você sabe quem são os Millennials? Apesar de ser um conceito amplamente difundido hoje em dia, é comum que existam dúvidas sobre quem realmente é este público.

Se fala muito sobre novas formas de fazer marketing e sobre como grande parte da população tem novos hábitos de consumo de informação e de compras, mas é preciso ir mais a fundo nessas questões.

Os Millennials correspondem a grande parte da população mundial hoje, o que quer dizer que muito do conteúdo que você produzir será visto por essa geração.

Mas, como fazer que esse conteúdo os conquiste? Quais são as particularidades desse público?

Sabemos que conhecer os problemas, anseios e objetivos da persona é parte crucial do inbound marketing, e é aí que está a importância de conhecer essa geração tão jovem.

Ficou curioso? Continue a leitura deste post e saiba tudo sobre marketing para Millennials.

Quem são os Millennials?

Vamos começar definindo bem o conceito de Millennials.

“Millennials” é o nome dado para a geração que nasceu entre os anos de 1977 e 2000.

Isso chama a atenção para um erro de informação que acontece com frequência: o senso comum das notícias nos faz acreditar que essa palavra se refere às gerações super-jovens, como universitários e adolescentes. Mas não é bem assim.

Os Millennials se diferenciam muito da geração que os precede, comumente chamada de Boomers ou Baby Boomers, que correspondem às décadas de 50 e 60.

O nome dessa geração vem de Baby Boom, que se refere à alta taxa de natalidade que ocorreu nessa época. Essa geração possui um poder aquisitivo significativo, por isso, por grande parte do tempo, as campanhas de marketing foram dirigidas para eles.

Contudo, é natural que as condições mudem ao passar dos anos, e hoje em dia as marcas procuram atingir os Millennials de várias formas. Você sabe por quê?

Hoje, em 2017, eles representam a maior parte da força de trabalho mundial. Por isso, eles já têm um poder de compra extremamente significativo.

Além disso, eles exercem grande influência na opinião das gerações mais velhas.

Esses argumentos bastam para convencer alguém a construir uma estratégia de marketing para Millennials, certo? Mas não para por aí! Veja a seguir as 3 características mais importantes sobre essa geração.

1. Eles não são todos iguais

Como já mencionamos nos parágrafos anteriores, é normal que o senso comum nos confunda com informações nada relevantes sobre as gerações.

Além de ser um erro pensar nos Millennials como apenas adolescentes, é muito equivocado considerá-los todos iguais.

A geração nascida entre 1977 e 2000 abrange uma parte imensa da população, e é impossível que todos tenham traços idênticos em comum, certo? Por isso, pense em segmentos, não em generalização.

2. Eles já possuem filhos

Mais da metade dos lares dos Millennials já possuem crianças — e 1 em 4 deles já são pais.

Esse é um fator importante a ser considerado, principalmente na hora de segmentar para realizar campanhas.

Além disso, eles acreditam que cuidar dos filhos é uma parceria: que não deve depender apenas da mãe, como era imposto antigamente. Isso reflete não apenas uma mudança de costumes como também de valores.

A sociedade está mudando e os Millennials são os principais agentes disso.

3. Eles estão sempre conectados

87% dos Millennials usam entre 2 e 3 dispositivos tecnológicos pelo menos uma vez por dia. Além disso, 56% deles afirmam que costumam estar entre o primeiro grupo a utilizar alguma novidade tecnológica — como os óculos de realidade virtual, por exemplo.

Deu pra perceber que a tecnologia tem um papel importante na rotina dessa geração, certo?

Contudo, não são só as novidades tech que importam: consumir conteúdo pela internet também é parte crucial dos seus hábitos. Saiba mais sobre isso no próximo tópico!

Qual a importância dos Millennials para o marketing?

Por representarem parte significativa da população e terem um grande poder de compra, a relevância dessa geração nas estratégias de marketing é alta.

Contudo, os Millennials são exigentes e tem maneiras de buscar informação que são únicas dessa geração. Você já deve ter ouvido falar de algumas delas.

Quem investe em marketing digital e inbound marketing já sabe muito bem que os hábitos de consumo mudaram e que o marketing tradicional não é mais tão efetivo.

Mas será que é possível explicar por quê? A resposta está na maneira que os Millennials interagem com o marketing!

Eles não são convencidos pelo marketing tradicional

De acordo com uma pesquisa noticiada pela Forbes, apenas 1% dos Millennials afirmam que se sentiram impelidos a realizar uma compra após assistir um anúncio.

Você já percebeu como o uso de aplicativos que bloqueiam anúncios invasivos, como o AdBlock, é amplamente difundido e recomendado hoje em dia?

Por isso, mais do que nunca, o inbound marketing é importante para atingir essa parcela da população.

Eles procuram autenticidade

Conteúdo de qualidade conquista os Millennials. Eles passam uma média de 25 horas online por semana — ou seja, o consumo de informação é intenso.

Contudo, não é qualquer tipo de post ou vídeo que vai conquistá-los. Eles valorizam a autenticidade, e procuram estar conectados mais com pessoas do que com marcas. Por isso, não são todos os blogs corporativos que vão ganhar sua confiança de cara.

Ah, e sua relação com conteúdo não se resume apenas a ser expectador: essa geração também produz conteúdo em massa. É aí que está sua grande particularidade!

Uma vez que encontram uma marca em que confiam, eles querem participar e engajar com elas online — o que é uma oportunidade e tanto.

Eles acreditam nos outros consumidores

É um hábito comum dos Millennials o de procurar resenhas online antes de fazer uma compra. Se você, que está lendo, faz parte dessa geração, certamente já deve ter feito uma pesquisa desse tipo, não é mesmo?

Por isso, é raro que essa parcela da geração se sinta compelida a realizar uma compra ouvindo um vendedor falar bem do produto, por exemplo.

É crucial entender que os Millennials tomam suas decisões sozinhos, analisando os prós e contras da maneira que se encaixa melhor para eles.

Além disso, como já contamos, essa geração procura se conectar com pessoas antes de se conectar com marcas.

É aí que está o conceito de digital influencer — personalidades da mídia que representam algum estilo de vida e possuem quantidades significativas de seguidores.

Se sentirem essa conexão mais próxima com essas pessoas, os Millennials confiarão nelas mais do que nas propagandas das marcas em si.

Eles estão em vários lugares

Com a facilidade de acessar a internet por aparelhos mobile, hoje em dia é um erro assumir que seu cliente realizará uma compra na sua loja online enquanto está sentado em casa, por exemplo.

Os Millennials se locomovem rápido e precisam de soluções omnichannel para resolver seus problemas com a máxima facilidade possível.

Ter maneiras de conectar a loja física com a loja online, por exemplo, é um plus para ganhar a confiança deles.

Além disso, essa geração tem objetivos de viajar para outros países e têm mais chances de fazerem longas viagens do que as gerações anteriores. 69% deles afirmam que estão buscando por aventura e novos ares.

Não é a toa que uma das grandes novidades que essa geração trouxe consigo é o nomadismo digital.

Como fazer marketing para Millennials?

Agora que você já leu tudo sobre essa geração, sua mente deve estar agitada pensando em todas as possíveis estratégias de marketing para Millennials.

Se você já investe em marketing de conteúdo, saiba que já deu alguns passos importantes para conquistar essa geração.

Afinal, muitos dos valores importantes para os Millennials já foram absorvidos pelas práticas do inbound marketing.

Ficou curioso para saber mais? Veja as dicas a seguir!

Fale com este público da maneira certa

Nunca se esqueça de que segmentar seu público é importante. Os Millennials não são todos iguais, e cabe a você e sua equipe definirem qual é o nicho que devem atingir.

Feito isso, procure entender qual é a melhor linguagem para utilizar com eles e, principalmente, onde você deve estar para encontrá-los.

O Facebook é a principal rede social da atualidade, mas existem outras mais restritas que podem ser justamente onde sua persona vai estar. Snapchat, Pinterest, Instagram… Todas requerem uma linguagem específica e um conteúdo bem-feito.

Seja autêntico

Deu pra perceber que os Millennials buscam autenticidade e personalidade nos conteúdos que consomem, certo?

Pode parecer complicado no começo, mas é pensando fora da caixa e conhecendo os fatores mais fortes do seu negócio que esse “estilo” próprio transparecerá para os consumidores.

Invista numa imagem sólida, com valores claros e mantenha uma relação próxima com seus clientes e possíveis clientes.

Isso valorizará sua marca entre eles e, no melhor dos cenários, levará ao marketing boca a boca. Já pensou? 🙂

Contrate Millennials

É uma dica inusitada, mas é um grande trunfo na hora de fazer marketing para Millennials. Contrate membros dessa geração para sua equipe!

A unicidade de cada um, aliada aos conhecimentos que ele deve ter sobre práticas de marketing e as características da empresa, pode abrir portas e trazer estratégias inovadoras que nunca seriam pensadas sem um representante dessa geração na equipe.

Os Millennials são conhecidos por serem conectados, antenados e sempre em busca da informação mais precisa e verdadeira.

Contratando alguém que já tenha essas características entre seus pontos fortes, aliados a conhecimentos afiados em Comunicação, as ações feitas por sua equipe serão certeiras e, certamente, de sucesso.

Conquiste sua fidelidade

Uma vez que construírem uma relação de confiança com uma marca, os Millennials ficarão fiéis a ela. É uma oportunidade e tanto, não é mesmo?

Contudo, não é uma tarefa simples estabelecer essa relação com eles. Essa geração é exigente e espera muito das marcas que admira.

Por exemplo, 75% deles afirmam que acham importante que uma empresa faça algo em retorno para a sociedade, em vez de apenas lucrar.

Além disso, 50% deles estão dispostos a realizar uma compra de uma empresa que apóia uma causa que é importante para eles — mesmo que seja preciso pagar um pouco a mais para isso.

Os Millennials valorizam marcas que fazem mais do que é esperado.

Apoiar uma causa, fazer doações, realizar ações em prol de questões importantes e, mais do que tudo isso, tomar partido, são atitudes muito valorizadas por essa geração e que certamente os tornarão fiéis e promotores da sua empresa.

Continue investindo em marketing de conteúdo

As novas maneiras de se fazer marketing são pensadas para atingirem públicos como os Millennials. Por isso, se você já possui uma estratégia envolvendo conteúdo e inbound marketing, continue assim!

Essa geração valoriza marcas que procuram entender seus clientes e solucionar seus problemas de forma verdadeira, sem rodeios ou anúncios escancarados.

Além disso, o marketing de conteúdo envolve não apenas difundir informações relevantes, como precisa de presença nas redes sociais e de uma relação estreita com seus leitores — seja através de e-mail marketing ou mensagens personalizadas em outros meios da internet.

São atitudes que, certamente, serão bem-vistas aos olhos dos Millennials e um passo a mais para conquistar a confiança deles.

Conhecer a fundo as características dos Millennials é uma carta a mais na manga na hora de criar estratégias de marketing efetivas e consolidar a imagem de uma marca no mercado.

Essa geração é extremamente relevante hoje em dia e não deve deixar de ser levada em conta na hora da construção das personas.

Além disso, os anseios dos Millennials se relacionam muito com o marketing de conteúdo no que se diz respeito a valorizar informação de qualidade e direto ao ponto, e buscar uma relação mais próxima entre empresas e clientes — ao contrário do que era feito na publicidade tradicional.

Se você se interessou pelo assunto e quer buscar maneiras incríveis de conquistar pessoas dessa geração para seu negócio, confira nosso post sobre como negociar com influenciadores digitais.

Quem sabe é exatamente essa estratégia que você está buscando? 😉