Marketing para restaurantes

Marketing para restaurantes: 7 práticas que você deve considerar para alcançar resultados incríveis

Se dermos uma olhada em alguns estudos de casos de quem investiu em marketing para restaurantes, vamos ver que a maioria alcançou o sucesso porque não ficou parado no tempo esperando os clientes baterem à porta.

Além do mais, foi-se a época em que ter o nome nas páginas amarelas de um catálogo telefônico era suficiente para que o público te encontrasse. Hoje, basta digitar algumas palavras-chave no Google e lá estarão milhares de resultados com nomes de restaurantes das mais diversas especialidades.

Responda agora: se um consumidor fizer uma pesquisa na internet em busca de um restaurante, o seu estará lá? Ou melhor: você estaria na 1ª página? E considerando o imenso número de concorrentes, o que te distinguiria dos demais?

Há muito que pensar, não é mesmo? Contudo, se não quiser entregar aos seus concorrentes todos os clientes de mão beijada, comece a repensar a forma como está fazendo o marketing do seu restaurante — talvez seja hora de buscar novas estratégias para promovê-lo antes que seja tarde demais.

Mas, a partir de agora, não se preocupe. Estamos aqui para mostrar algumas práticas de marketing que devem ser consideradas para fomentar o seu negócio ainda mais. Pronto para conhecê-las?

1. Crie um diferencial para o seu restaurante

O mercado está cheio das mesmas coisas. Para sobreviver à concorrência, não basta ser apenas bom, é preciso ser diferente e único naquilo que faz.

O seu restaurante possui algum diferencial? Abrange alguma característica que o torna melhor que os outros?

Saiba que um diferencial inovador é o que vai torná-lo uma referência junto aos seus clientes e colocá-lo a frente dos seus concorrentes.

Esse diferencial pode vir a partir das várias estratégias de marketing aliadas ao uso das novas tecnologias disponíveis no mercado, como:

  • um aplicativo próprio para reservas, pedidos ou pagamentos on-line via mobile;
  • ou um cardápio eletrônico com design que destaque a sua comida e faça os seus clientes salivarem só de olharem para ele.

2. Invista no marketing de indicação

O marketing de indicação ou marketing de recomendação pode ser uma das melhores estratégias para ajudar a fortalecer a sua marca e aumentar as vendas do seu restaurante.

É preciso saber desenvolver um bom programa de marketing de indicação para incentivar as pessoas à ação. Somente clientes satisfeitos podem se tornar defensores da sua marca e ajudar a divulgá-la no seu meio social.

O marketing de indicação parte do princípio de que as pessoas não podem ser compradas, mas sim recompensadas com as melhores experiências que garantam a sua satisfação.

Veja algumas dicas para tornar seu marketing de indicação mais eficiente:

  • mostre domínio em sua área de atuação;
  • conceda promoções, brindes ou descontos para os seus melhores clientes;
  • invista em festivais e eventos gastronômicos;
  • incentive os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais.

3. Foque na experiência do consumidor

Pegando o gancho do marketing de indicação, não podemos deixar de focar na experiência do consumidor, pois ela pode ser o diferencial para cativar os seus clientes.

Investir em estratégias de marketing que vá de encontro à satisfação do cliente, superando sempre as suas expectativas, pode proporcionar a ele uma experiência tão positiva com a sua marca que fará com que ele se lembre sempre dela, seja para satisfazer uma necessidade própria ou para indicá-la para um amigo.

A experiência do consumidor foca muito nossos 5 sentidos, e no caso de restaurantes isso é ótimo, não é mesmo?

Despertar o prazer ao degustar um prato especial, ao ouvir uma música suave, ao tocar no tecido macio da mesa, ao olhar um ambiente limpo e confortável — tudo isso pode surpreender o seu cliente e proporcioná-lo experiências inesquecíveis.

Além disso, uma boa experiência é o que torna o marketing boca a boca mais eficiente e ajuda a fidelizar clientes. Pode apostar!

4. Use a geolocalização para segmentar clientes

Lembra-se da frase “quem não é visto não é lembrado”? Então, se o seu restaurante não estiver cadastrado em algum aplicativo que possa facilitar a sua localização, dificilmente conseguirá ser encontrado por um usuário.

A geolocalização pode potencializar o seu marketing de indicação, pois você pode incentivar os seus usuários a falarem bem do seu restaurante e da sua comida, conquistando, assim, novos clientes.

Hoje, as pessoas utilizam a internet para quase tudo, inclusive para localizar os melhores restaurantes especializados em gastronomia diferenciada.

Mas o que você talvez não saiba é que é possível aproveitar o IP ou GPS dos usuários para entender melhor os seus perfis de consumo — e, assim, acompanhá-los e segmentá-los mais facilmente.

Essa estratégia é chamada de geomarketing, e é muito útil para que você possa localizar o seu público-alvo em qualquer lugar que ele esteja.

5. Invista em um site funcional

Responda estas 3 perguntas básicas:

  • os seus clientes ou outros usuários conseguem encontrar o seu restaurante online?
  • o seu site está bem otimizado para facilitar a navegabilidade dos usuários?
  • você tem um blog com conteúdos relevantes que possam atrair mais clientes?

Se não puder responder “sim” para as perguntas acima, está na hora de repensar a forma de fazer marketing para o seu restaurante.

Atualmente, sem investir em estratégias de marketing online, o seu restaurante não passará de um simples negócio sem futuro e sem expectativa de crescimento.

Procure construir um site funcional, convidativo e que atenda às necessidades dos seus usuários.

6. Construa uma boa lista de e-mails

Aumentar o seu banco de dados de e-mails é uma boa alternativa para fazer e-mail marketing. A eficiência dessa estratégia de marketing está mais do que consolidada no meio online.

Você pode aproveitar a sua lista para manter os seus clientes atualizados sobre as novidades do restaurante, incentivar compartilhamento, enviar descontos, divulgar clubes de benefícios e compras coletivas, além de uma infinidade de coisas interessantes sobre o seu restaurante.

7. Reforce o seu marketing de relacionamento

Sabemos que podemos atrair um grande número de clientes com as dicas anteriores, mas será que é possível conquistar muitos evangelizadores para a sua marca apenas com elas? Afinal, o importante não é só conquistar mas também fidelizar.

Se um cliente tem uma relação boa com seu restaurante, ele pode influenciar a sua rede de contatos de forma positiva, indicando mais pessoas para conhecê-lo.

Veja algumas dicas de marketing de relacionamento bem interessantes para você utilizar no seu restaurante e aumentar o engajamento com os seus clientes:

  • desenvolva um programa de fidelidade;
  • foque no atendimento ao cliente;
  • segmente os seus clientes e realize campanhas personalizadas;
  • invista em estratégias contínuas de marketing;
  • monitore os resultados das campanhas;
  • eleja um canal para se comunicar melhor com os seus clientes.

Deixamos para o final um segredo muito importante: você e os seus colaboradores são elementos cruciais desse quebra-cabeça todo.

Qualquer tipo de marketing — seja marketing para restaurantes ou para outros tipos de negócios — só será eficiente se houver sinergia, engajamento e cooperação por parte de todos os envolvidos no processo. Caso contrário, nenhuma estratégia será frutífera.

Já que estamos falando sobre boas práticas de marketing, que tal ler o nosso guia completo de marketing digital para PMEs?