9 dicas para melhorar o CTA dos seus anúncios no Facebook ADS

9 dicas para melhorar o CTA dos seus anúncios no Facebook ADS

Você deve saber que o número de anúncios diários que são criados no Facebook é absurdamente grande. Vamos apenas deixar bem claro que esse número ultrapassa os anúncios que são criados em todas as outras redes sociais existentes, para você ter ideia.

Realidade ou não, a verdade é que o orçamento que é gasto com anúncios para o Facebook é esmagadora e mostra o quanto essa rede cresce a cada dia como ferramenta de marketing. Se você parar para pensar, a dica para alcançar um grande público com um bom anúncio é o foco e concentração que você investe em cada um deles. E é dessa maneira que os profissionais de marketing esperam superar ruídos na comunicação, com anúncios cada vez mais chamativos.

Contudo, existe outra maneira de fazer com que seus anúncios fiquem ainda mais relevantes e assertivos na hora de atingir o público certo.

A culpa é do famoso CTA (Call-to-action).

Você conhece?

O CTA é o texto “título” que você vê na cor azul, logo na parte superior dos anúncios do Facebook, e ele é um dos aspectos mais importantes do marketing online. Ele é responsável por aumentar o número de conversões e convencer o seu público a clicar nos anúncios.

Os usuários visualizam inúmeras propagandas diariamente no Facebook. Em um só dia, mais de 1,5 milhões de anunciantes tentam chamar a atenção do público e o CTA é um dos principais, se não o principal estrategista dessa conversão.

Neste artigo, você irá aprender como melhorar o CTA dos seus anúncios, com as 8 melhores estratégias. Fique ligado.

1. Ofereça uma promoção

Quem não gosta de um produto ou serviço “free”? Os usuários do Facebook gostam de receber ofertas, por isso, se você quer chamar a atenção da sua audiência, ofereça-lhes algo que eles não precisam pagar para ter.

Nada caro ou mirabolante. Ofereça cupons de desconto para a compra de outros produtos, um ingresso para o cinema, um cartão de presente ou até mesmo uma amostra de produto.

Se você utilizar a palavra “Free” ou “de graça” em seu CTA, seguido de uma seta indicando onde o usuário deve clicar, instantaneamente o número de conversões irá crescer.

2. Faça perguntas

Questionar seu público é a melhor maneira de conseguir que as pessoas interessadas em seu anúncio cliquem no seu CTA. A pergunta geralmente oferece aquele tom de conversa, para que haja uma chance maior de obter uma resposta. Em geral, o público já possui uma pergunta na cabeça e desejam uma solução para ela.

Apostar nessas perguntas como CTA é uma das melhores estratégias para levar o público a clicar nos anúncios que você produz.Questione seu público com perguntas que remetem aos produtos e serviços que você vende, perguntas aleatórias ou até mesmo perguntas que estejam relacionadas a uma ocasião.

Por exemplo: Em uma campanha de dia dos namorados você pode usar como CTA “E você, já comprou o presente do seu amor?”. O público que ainda não tenha comprado o presente, certamente irá se interessar em ver o que você tem a oferecer.

3. Desperte o sentimento de urgência no consumidor

Outra boa estratégia para gerar cliques é investir em um CTA com senso de urgência. Por exemplo: “A oferta acaba amanhã”. Com uma data limite, as pessoas tendem a clicar por impulso e devem tomar uma decisão rápida para não perder tempo.

Investir nessa estratégia poderá ser uma regra fundamental em várias de suas campanhas. Quando alguém se deparar com o seu CTA com prazos e urgência, ela deve se sentir animada ou inspirada com a sua propaganda, e é isso que, imediatamente, levará ao clique na oferta.

4. Use palavras de ação

Todo anunciante precisa de público para clicar em seus anúncios, afinal, sem eles, nada faria sentido. Não é muito diferente de você bancar um “palestrante motivacional”, com o intuito de convencê-los a tomar uma rápida atitude. Investir em um CTA que desperte a ideia de movimento ou tirar proveito de algo é uma estratégia eficaz.

As palavras de ação também trabalham no intuito de como a sua marca pode ajudar as pessoas a fazerem algo melhor em suas vidas. Pode ser um conselho em sua vida pessoal, profissional, ou até mesmo um call-to-action dizendo a um grupo de pessoas o quanto é benéfico “perder peso de uma maneira mais rápida”.

5. CTA’s devem ser claros e objetivos

Não enrole ou confunda a cabeça do seu público. Quanto mais claro e objetivo for o seu CTA, melhor. É importante que você se lembre disso, pois a maioria das pessoas tem apenas um curto espaço de atenção para visualizar anúncios no Facebook. O máximo que irá acontecer é elas darem uma rápida olhada em seu anúncio, e logo vão passar para outra página.

É por esta razão que você precisa ter certeza daquilo que seus usuários podem e devem entender do seu anúncio, a essência e o valor que ele possui.

Evite usar um call-to-action ambíguo ou metafórico, pois certamente irá confundir os leitores, fazendo com que eles não sejam capazes de se conectar inteiramente com a proposta e o valor da sua marca.

 6. Use um call-to-action com palavras de teor negativo

Pode parecer estranho, mas essa é uma estratégia que costuma dar certo e você não precisa ter medo ou receio de testá-la. Usar palavras negativas em seu anúncio também poderão despertar interesse.

Palavras como “ruim”, “parar”, “horrível” e “sugar” tendem a ajudar na conversão. Mas você sabe como? Os anúncios deste tipo geralmente apelam para pessoas que são auto-conscientes e que costumam se perguntas se estão fazendo a coisa certa.

Dessa maneira, você poderá aproveitar o medo e a sensação de estar tomando a decisão errada dessas pessoas, a fim de fazer com que elas se concentrem em atitudes que elas mesmas possam melhorar ou superar em suas vidas. Um mau hábito, por exemplo. É ai que você mostrará o verdadeiro valor de sua marca, e como ela pode ajudá-las a superar medos e maus hábitos.

7. Recomende coisas boas

Ao vender produtos e serviços para seus clientes você terá que ganhar a confiança deles, a fim de levá-los a clicar no seu anúncio. No Facebook, essa tarefa pode ser difícil, mas não impossível.

Dessa maneira, você poderá utilizar um CTA que contenha uma recomendação de alguém famoso e que seu publico conheça e confia, como uma grande marca ou uma celebridade capaz de influenciar a decisão do seu público.

Essa marca reconhecida ou esse influenciador são capazes de influenciar a decisão de compra do seu público, uma vez que eles confiam na integridade de cada um.

 8. O poder do News Feed

Ele recebe diariamente várias atualizações, a fim de que seus anúncios tenham milésimos de segundo para captar a atenção do seu público-alvo e induzí-los a tomar uma atitude: clicar ou não clicar.

Você poderá ser prolixo no news feed, pois o limite de caracteres é maior, mas o seu CTA sempre deve ser conciso e direto. Não se esqueça: As pessoas não param para decifrar o que seu anúncio quer dizer. Sua proposta deve ser clara e explicativa.

 9. Invista!

Investir um tempo a mais para criar os CTA’s dos seus anúncios com certeza fará a diferença para as suas conversões. Teste cada uma dessas estratégias e monitore constantemente a taxa de cliques para ver qual CTA está funcionando melhor para cada campanha.

Quer saber mais? Baixe nosso ebook gratuito!

ebook de facebook ads

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!