paleta de cores

Escolha bem suas cores e melhore a conversão

Seja em uma vitrine, site ou apresentação. Mais do que bons produtos, soluções ou conteúdos, é preciso ter cuidado com o design.

Essa definição depende de uma série de fatores e um elemento é sempre comum: cores. Elas podem transmitir sensações e ideias que podem fortalecer ou enfraquecer qualquer projeto, complementando os sentimentos evocados pelas palavras e formas.

E como posso melhorar a conversão contando com a ajuda das cores? Confira a seguir algumas dicas para deixar seu trabalho mais certeiro com seus objetivos.

Psicologia das cores

Quando os olhos percebem uma cor, eles se comunicam com o sistema nervoso e ativam no sistema endócrino a liberação de hormônios na tireoide que alteram humor, emoções e comportamentos.

E essa reação é essencial para a leitura, compreensão e identificação de um interesse. Uma pesquisa da Universidade de Winipeg apontou que de 62 a 90% da relação do cliente com um produto é baseada apenas nas cores.

A psicologia das cores é diretamente ligada às memórias e sensações.

Essa escolha deve ser feita alinhada também a uma série de perguntas: quem é o público-alvo? Qual o seu setor de atividades? Quem é você e quais características do seu branding devem ser transmitidas?

E para apoiar a definição das melhores experiências esperadas, veja algumas respostas emocionais possíveis e avalie qual se encaixa melhor em seu objetivo:

  • Amarelo: otimismo, alegria, cautela. Muito usado para reter atenção em vitrines e sinalização.
  • Vermelho: urgência, calor, perigo, agitação, paixão. Frequente em liquidações e no ramo alimentício por estimular o apetite e a compulsão.
  • Azul: confiança, segurança, produtividade, calma. É utilizado em bancos, setor de TI e empresas no geral.
  • Verde: saúde, conforto, crescimento, coerência, harmonia, limpeza. Relação direta com sustentabilidade, responsabilidade ambiental, natureza e muito usado em produtos de higiene e marcas que querem transmitir frescor. Também é muito usada, juntamente com a cor azul, em hospitais e outros segmentos ligados à medicina.
  • Laranja: amizade, energia, positividade, animação, imaginação. Constante em botões de call to action e em marcas que querem transmitir um espírito jovem e receptividade.
  • Roxo/Violeta: criatividade, sabedoria, contemporâneo, nobre, poderoso. Usada para atrair o público adolescente e muito presente em no mercado de beleza e bem-estar.
  • Rosa: romance, feminino, juventude. Muito forte no mercado focado em mulheres, meninas e bebês, e negócios que querem se destacar por inovação e diferenciação.
  • Preto: sofisticação, seriedade, elegância. Perfeito para a aplicação em fontes por ser de boa leitura, muito comum no branding do mercado de luxo.
  • Branco: limpeza, pureza, honestidade, simplicidade. Causa a sensação de paz e é muito presente em materiais minimalistas.

Bom uso do branco

O mundo atual, especialmente o online, é muito colorido.

E textos em um fundo branco muitas vezes podem ser considerados por algumas pessoas como mais simples e menos profissionais do a composição entre diversas cores, acabando não sendo muito considerado no planejamento de suas apresentações.

Mas você pode usar essa cor a seu favor: pense em liberdade, espaço e respirabilidade.

Além disso, é uma boa base para dar destaque às outras cores em um material conceitual e não dispersa a atenção do leitor dos pontos essenciais.

O equilíbrio causado pelo branco também é importante para legibilidade e contraste em casos de dúvida.

E, como não existe cor certa ou errada, é sempre importante fazer testes com diferentes esquemas para entender como funciona melhor a relação entre o seu público e produto.

Explore principalmente a avaliação entre o uso de fundos claros e escuros.

Boas práticas em CTAs

Qual a melhor cor para a conversão no meu site? Como escolher o meu botão chamando para a ação? Não existem regras, tudo depende muito do contexto.

Mas a ideia é criar um ponto de destaque para o seu call to action, induzindo o visitante a clicar na área, e isso pode ser feito de diversas maneiras.

O Paypal, sistema de pagamentos referência em todo mundo, tem todos os botões e destaques em seu site em azul.

Isso reforça a necessidade de explorar a confiança e seriedade do site, já que o seu trabalho é gerenciar o dinheiro dos usuários. O mesmo acontece com o Banco do Brasil.

pay pal

pay pal

Uma das cores com o uso mais intuitivo é o verde, demonstrando um sentimento ambientalmente responsável.

Mas o seu uso pode ir além: o verde é uma das cores mais escolhidas para criar destaque dentro de um site ou landing page.

Quando ele não faz parte das cores da identidade, pode ser uma boa escolha para um elemento diferenciado, como podemos ver no site da Dell e Magazine Luiza, ambos com identidades azuis.

E é um dos campeões de testes A/B contra o vermelho: verde costuma passar a ideia de positivo, consciente e vermelho de urgência, impulso.

dell

magazine luiza

O laranja incentiva a ação imediata, sendo muito comum em ecommerces, unindo a urgência do vermelho com a alegria do amarelo.

A Amazon, por exemplo, utiliza esse artifício além de sua marca, incluíndo a cor em diversas tonalidades em seu material de marketing, como CTA e banners.

amazon

Escolha sua paleta

Agora você já pode selecionar a sua cor principal e de seus botões com mais tranquilidade, mas como saber se elas combinam entre si?

Uma dica é buscar a harmonia  de cores complementares, análogas, monocromáticas, triádicas e até customizadas.

E isso pode ser pesquisado no Círculo Cromático ou em aplicativos e sites de fácil acesso.

O Adobe Color é uma opção interessante na qual você escolhe uma cor e ele sugere as combinações interessantes.

E sua versão mobile consegue escanear o ambiente e selecionar quais são as cores mais interessantes dentro de seu campo de visão.

Assim fica fácil organizar elementos nos slides, produtos em vitrines e hierarquizar informações em seu site ou landing page. O app e o acesso ao site são gratuitos.

Para melhorar a conversão de uma apresentação é importante pensar em todos os elementos possíveis para contar uma história consistente e pronta para atrair novos clientes e parceiros ou encantar seu público interno.

Utilize essas dicas e faça do seu powerpoint ou landing page um sucesso de recepção, sempre pensando que as cores são escolhas essenciais para um bom resultado. E não tenha medo de testar!

Esse post foi escrito pela Smartalk. 

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!