Conheça as 9 melhores newsletters brasileiras escolhidas pela nossa equipe!

Enviar emails com frequência para as mesmas pessoas é uma tarefa desafiadora para qualquer profissional de marketing — afinal, você sempre corre o risco de se tornar repetitivo e cansativo.

Você, eu e todos os contatos da sua base recebemos centenas de emails diariamente na nossa caixa de entrada, uma quantidade muito maior do que jamais conseguiremos ler.

Cabe ao dono de uma caixa de entrada filtrar as melhores mensagens. E cabe a nós, profissionais de marketing, produzir e divulgar mensagens que farão a diferença na vida dos nossos contatos, e se destacar em meio a tantos outros emails!

Como especialista em email marketing da Rock Content, minha recomendação número 1 para você que quer ter uma boa estratégia de email marketing é: procure bons exemplos para se inspirar.

Por isso, juntamente com a equipe de Marketing da Rock Content, separei 9 newsletters feitas por empresas brasileiras que se destacam pela qualidade, criatividade e bom uso do formato de email.

1. Newsletter da Outbound Marketing: Assuntos Ousados

Quando se trata de email marketing, o assunto é a porta de entrada para o engajamento e relacionamento com seus contatos.

Afinal, se o assunto do email que você está enviando não despertar o interesse do seu público, ninguém vai ler suas mensagens e sua estratégia pode estar fadada ao fracasso.

Ultimamente, profissionais de marketing têm apostado em assuntos cada vez mais ousados com o objetivo de se destacar na caixa de entrada.

Esta pode ser uma ótima estratégia, mas tome cuidado: existe uma linha tênue entre assuntos interessantes, que despertam curiosidade, e assuntos apelativos, que não têm a ver com o conteúdo do email.

Em matéria de assuntos de email criativos, a newsletter da Outbound Marketing se destaca — e muito! Quem já recebeu emails do “Vinícius da OTB” sabe que cada dia é uma nova surpresa.

Além de chamar a atenção, o mais importante dos emails da Outbound Marketing é que os assuntos servem de teasers para o conteúdo do email. Ou seja, o conteúdo realmente condiz com a mensagem que o assunto queria transmitir.

Confira abaixo algumas das pérolas da Outbound Marketing (minha preferida: “Pare de errar ou vá viver como um bode”).

melhores newsletters

2. “Eu quero FARM”, da FARM: Preview Text de Qualidade

Você sabe o que é o preview text? Essa expressão em inglês indica o pedaço de um email que aparece depois do assunto, na caixa de entrada.

Se o assunto é a porta de entrada de uma estratégia de email marketing, o preview text é uma segunda chance de convencer seus leitores a abrirem aquele email.

Muitas ferramentas de automação de marketing permitem que você determine, com facilidade, o que vai aparecer após o assunto do seu email na caixa de entrada dos seus contatos.

Um bom preview text pode aumentar a taxa de abertura dos seus emails e gerar mais engajamento. E a FARM tira bom proveito disso — seus preview texts complementam o assunto de maneira a comunicar melhor o conteúdo do email que você está prestes a ler.

Veja abaixo 3 situações em que a empresa brasileira utilizou bem a combinação de um assunto instigante com um preview text complementar:

melhores newsletters

melhores newsletters

melhores newsletters

3. “A Hora dos Fundos” da Empiricus Research: Descontração

Consultoria financeira não é um assunto geralmente tratado com leveza. Quem recebe emails de instituições do mercado financeiro sabe que a maioria vem carregado de estatísticas e jargões de difícil compreensão para leigos.

E é aí que a newsletter “A Hora dos Fundos”, da Empiricus, surpreende.

Com assuntos divertidos e conteúdo de linguagem informal, os emails da Empiricus conseguem explicar para qualquer um conceitos do universo financeiro, como “fundos DI”.

Isso significa que toda newsletter deve ser informal? Absolutamente não.

O mérito da “A Hora dos Fundos” vai para a capacidade de identificar a persona que recebe os emails da Empiricus, ou seja, pessoas que não estão familiarizadas com o mercado financeiro mas querem aprender sobre e começar a investir.

Para uma estratégia de email marketing eficaz, não se esqueça de determinar quem é sua persona e como é a melhor maneira de se comunicar com ela!

Esta indicação de newsletter veio diretamente do nosso CMO, Diego Gomes. Confira abaixo um trecho do email que ele recebeu da Empiricus sobre Fundos DI.

melhores newsletters

4. Newsletter da Runrun.it: Menos é mais

Uma newsletter pode ter diversos formatos e comunicar as novidades da sua empresa de várias maneiras.

No entanto, o formato mais tradicional de newsletters é uma lista de links para notícias, artigos ou outras páginas do site de uma organização.

Enquanto algumas estratégias de email marketing incluem newsletters extensas com links para diversas páginas, outros profissionais preferem focar em conteúdos selecionados de maneira a fazer uma verdadeira curadoria dos seus conteúdos.

E esse é o caso da Runrun.it, solução de Gestão de Processos para Negócios. Sua newsletter, a favorita da Gerente de Comunidade da Rock Content, vem para mostrar que menos pode ser mais.

Isso não significa que você não possa enviar emails extensos, que contenham muitos links para os artigos do seu blog ou notícias da sua empresa. Faça testes para aprender o que funciona com seu público!

Veja abaixo a newsletter curtinha e “direto ao ponto” da Runrun.it:

melhores newsletters

5. Newsletter da Beard: Curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo é um dos principais objetivos de newsletters, principalmente para empresas que publicam novos conteúdos com frequência.

Esta é uma ótima oportunidade de utilizar o email como canal de geração de tráfego, levando mais acessos para os artigos do seu blog e entregando conteúdo de qualidade diretamente na caixa de entrada dos seus assinantes.

Quando aliada a um nicho de mercado, esta curadoria pode se tornar uma fonte valiosa de engajamento. E esse é o caso da Beard, cujo blog ensina como cuidar e manter uma barba de respeito.

A newsletter da Beard separa o que tem de melhor para seus leitores e suas barbas. Ela é mais uma indicação de emails de qualidade do nosso CMO, Diego Gomes — e olha que ele nem tem barba!

melhores newsletters

6. O SPAM, da Perestroika: Previsibilidade

Uma das premissas de uma newsletter tradicional é a previsibilidade. Ao contrário de disparos de emails como promoções e ofertas, a newsletter costuma manter um padrão de dia e horário de envio, além de formato.

Esta característica das newsletters é o que pode levar a empresa a criar um relacionamento com seus leitores. Afinal, eles sempre saberão quando esperar suas mensagens e assim cria-se um sentimento de confiança.

No quesito previsibilidade, a empesa brasileira que mais se destaca é a Perestroika. “O SPAM”, sua newsletter semanal, é enviada toda quinta-feira e possui sempre 3 seções: uma notícia ou novidade, uma seção de opinião da equipe do SPAM sobre algum assunto e uma seção “coringa” intitulada “Mudando de Assunto”.

A newsletter da Perestroika é sempre curta e criativa. Como leitora, posso afirmar que espero ansiosamente por esse pedacinho de conhecimento semanal!

Confira abaixo um trecho da “O SPAM #39”:

melhores newsletters

7. a_nexo, do Nexo Jornal: Notícias de fácil digestão

Se você é do tempo em que o jornal impresso reinava entre os canais de veiculação de notícias, com certeza se lembra de receber algum jornal em casa logo de manhã para poder ter acesso a notícias fresquinhas.

Não preciso nem falar que os tempos mudaram, e que hoje em dia nossas manhãs são acompanhadas mais pelos smartphones que por jornais ou revistas impressos.

Mas e aí, como ficam as notícias?

Fazer uma curadoria de notícias não é tarefa fácil — afinal, existe muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Por isso, a “a_nexo”, newsletter do Nexo Jornal, é destaque com sua estratégia de email marketing que entrega notícias fresquinhas na caixa de entrada dos seus leitores todos os dias às 7h da manhã.

Além de apresentar um resumo de cada notícia em destaque, a newsletter do Nexo é dividida em categorias. Esta é uma boa prática para newsletters de qualquer assunto que sejam mais extensas. Desta maneira, seus leitores podem focar apenas nas categorias que possuem interesse, e o email se torna relevante.

A “a_nexo” é o destaque da caixa de entrada da nossa Analista de Marketing, Dafne. Veja abaixo um trecho desse jornal da manhã em formato de email:

melhores newsletters

8. Newsletter do PapodeHomem: Fugindo do egocentrismo

Produzir uma newsletter requer o tempo de um profissional de marketing e recursos para financiar um software de automação. Estes investimentos possuem um objetivo claro: promover uma marca ou um produto via email.

Porém, nem sempre é preciso falar apenas sobre sua empresa em uma newsletter. Muitas organizações aproveitam o email para indicar conteúdos de outros sites que também podem ser relevantes para seus leitores — e isso acaba transmitindo legitimidade.

Portanto, se você deseja estabelecer um relacionamento com seu público, uma boa estratégia pode ser incluir conteúdos de terceiros na sua newsletter. Contanto, é claro, que eles sejam de qualidade e que você realmente acredite que eles gerarão valor para as pessoas que leem seus emails.

A newsletter do PapodeHomem foi indicada pela Laís, Analista de Marketing da Rock Content, exatamente pelo fato de incluir links para outros sites que tratam de assuntos relacionados.

Ninguém gosta daquele amigo que só fala de si mesmo, não é? Seja uma marca que se importa com a qualidade dos conteúdos que seu público lê, e não tenha medo de promover artigos de outras pessoas!

Confira abaixo a seção da newsletter do PapodeHomem que indica conteúdos que não são produzidos por eles:

melhores newsletters

9. Newsletters da Resultados Digitais: Exemplos de Segmentação

Se você já estudou sobre email marketing, com certeza se deparou com o conceito de segmentação — ou seja, separar sua base contatos em listas que possuem perfis semelhantes, e enviar emails de acordo com estes perfis.

A maior parte das empresas não costuma segmentar emails recorrentes, como newsletters, deixando esta estratégia apenas para disparos pontuais como lançamentos ou promoções.

Afinal, a newsletter pode ser o momento que você tem de atingir sua base inteira de contatos e assim gerar engajar mais pessoas via email.

Se você possui muitos contatos na sua base, no entanto, pode fazer como a Resultados Digitais e segmentar suas newsletters para entregar conteúdos cada vez mais relevantes para seus leitores.

A estratégia de email marketing da Resultados Digitais, líder em automação de marketing no Brasil, conta com mensagens direcionadas para quem trabalha no setor educacional, mercado de tecnologia e agências.

Assim, os profissionais de cada uma dessas áreas recebem apenas conteúdos que falam sobre seu setor de atuação.

Separamos um exemplo de uma destas newsletters, direcionada para o setor educacional. Confira abaixo!

melhores newsletters

Bônus: Rocking News – A newsletter do Escreva Pra Web

O objetivo desse artigo era selecionar as melhores newsletters brasileiras, e não fazer propaganda da Rock Content.

Mas não podemos deixar de destacar a Rocking News, newsletter do blog Escreva pra Web, que realmente se destaca no cenário nacional do email marketing!

Com abordagem informal, a Rocking News mantém os milhares de freelancers da Rock Content atualizados semanalmente com os melhores conteúdos do seu blog.

A equipe do Escreva pra Web não tem medo de ousar, e surpreende constantemente com assuntos em caps lock, emojis, uso de GIFs e até newsletters temáticas.

Veja abaixo um destaque da Rocking News este ano, um email com tema de Halloween.

melhores newsletters: escreva para web

Se você trabalha com email marketing e ainda não assina diversas newsletters para se inspirar diariamente, corra já para se inscrever em, pelo menos, as 9 que recomendamos acima!

Todas são exemplos de um trabalho bem pensado e bem feito com a comunicação através de email.

Se você quer aprender mais sobre o assunto e escrever emails que geram resultados incríveis, como os das empresas acima, temos o material perfeito para você: não deixe de conferir o Guia do Email Marketing da Rock Content.

 
Autor(a)

Escrito por: Clara Borges Analista de Marketing da Rock Content. Quando não está divulgando Marketing de Conteúdo por aí, gosta de boas energias, praticar yoga e venerar os deuses do Netflix.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!