Métricas do Facebook: Como melhorar seus resultados

Métricas do Facebook: Como melhorar seus resultados

As páginas de Facebook são uma das principais ferramentas de marketing digital nos dias de hoje, sendo um excelente local para estabelecer sua estratégia de relacionamento online, costurando todas as ações voltadas ao marketing de conteúdo com o aspecto social da presença online de uma marca. Mas é preciso saber avaliar criteriosamente os indicadores corretos para se extrair insights valiosos sobre a performance das publicações feitas na página, com o intuito de mensurar os resultados e otimizar a produção deste conteúdo, de acordo com o foco desejado. Saber analisar as métricas do Facebook é crucial para obter o melhor desta ferramenta e trazer dela os benefícios que sua organização precisa. Confira algumas informações estratégicas que podem melhorar seus resultados no Facebook e em outras redes sociais:

Engajamento

Você já deve ter ouvido falar que não importa muito a quantidade de fãs da sua página se eles não interagem com o seu conteúdo. Isso é uma grande verdade, pois geralmente é envolvimento que se espera de uma estratégia de social media.

No Facebook é relativamente simples identificar as taxas de engajamento do seu público. Na sua página, clique na aba “Informações”, que o levará para o Facebook Insights, a ferramenta de métricas nativa do site. Escolha o item “Alcance”, que mostrará dados sobre o impacto das publicações, e role até o box “Curtidas, comentários e compartilhamentos”. Este gráfico mostra o engajamento da sua página ao longo do tempo, e separa as linhas de curtidas, comentários e compartilhamentos. Utilize esta linha do tempo para saber quando houve picos de engajamento e observe que tipo de conteúdo gerou os retornos mais positivos – e não tenha medo de buscar exatamente este tipo de publicação para sua página. É importante realizar vários testes e optar por aquilo que traz mais retorno para otimizar os resultados da página.

Clique agora no menu “Publicações”, onde é possível ver as estatísticas referentes aos posts da sua página. Em “Todas as publicações’, você vê a lista dos posts a princípio em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo. Você pode ordenar esta lista clicando em “Envolvimento”, para mudar a sequência dos posts pela quantidade de cliques ou pelas curtidas, comentários e compartilhamentos. Assim, você terá uma lista do seu conteúdo ordenado por critérios de engajamento (ou participação e envolvimento do público).

New Call-to-action

No topo da página, troque a visualização do gráfico para “Tipos de publicações” para descobrir quais são os formatos de conteúdo de maior sucesso da sua página. Geralmente, vídeos são as publicações de melhor desempenho em uma página do Facebook, seguida por Fotos e Links. Mas cada caso é um caso, dependendo do nicho e do perfil de conteúdo da página em questão.

Observando o tipo de conteúdo que mais agrada o seu público, invista neste formato e pense em novas coisas baseado nessas informações. Se você percebe, por exemplo, que vídeos acabam envolvendo mais os seus fãs, pode significar uma oportunidade para novas iniciativas para ampliar sua audiência e trazer mais consumidores para sua empresa.

Perfil dos fãs x perfil de pessoas alcançadas

Muitas pessoas pensam que apenas os fãs de uma determinada página do Facebook são atingidas pelas suas publicações, o que não é verdade –  é aí que muitas estratégias podem se destacar das outras, principalmente em tempos de alcance orgânico abaixo de 2%.

Além disso, o perfil das pessoas que são atingidas pelas suas publicações – e que interage com elas – pode ser diferente do perfil dos fãs que a sua página possui. Isso pode dizer bastante sobre a sua estratégia de conteúdo e indicar eventuais pontos a serem corrigidos, além de oportunidades a serem exploradas.

Na aba de Informações do Facebook, clique no item “Pessoas” para ter acesso ao perfil dos usuários. Clique em “Pessoas alcançadas” para ver o perfil das pessoas que de fato tem contato com suas publicações. O gráfico mostra, em azul, a divisão das pessoas que viram suas publicações entre homens e mulheres, e sua distribuição quanto à faixa etária.A parte cinza do gráfico mostra a comparação com o perfil dos fãs da sua página.

Se esta comparação mostrar uma grande diferença entre as pessoas alcançadas e os fãs da sua página, isso pode significar que o perfil das suas publicações não é o melhor para os seus fãs, ou que essas publicações estejam mostrando um novo público a ser atingido, uma oportunidade para ser explorada.

Para se ter ainda uma ideia mais embasada a este respeito, clique em “Pessoas envolvidas” para ver o perfil de usuários do Facebook que mais interagiu com seus posts. Os cliques, comentários e compartilhamentos demonstram genuíno interesse com o conteúdo publicado pela sua página, o que torna essa informação ainda mais estratégica.

Utilize a informação de qual público tem melhor aceitação dos seus posts para refinar a segmentação de campanhas de posts patrocinados, para aproveitar melhor a verba disponível para essas ações.

Acompanhamento da concorrência

Uma funcionalidade excelente do Facebook Insights é um benchmarking embutido nesta ferramenta, muito útil para não perder de vista o que os concorrentes estão fazendo em suas páginas, e que tipo de conteúdo tem mais sucesso nelas.

Na página de Visão geral, role até a parte abaixo das publicações recentes. Lá você pode adicionar as páginas de concorrentes para acompanhar a evolução do número de fãs, a quantidade de novas curtidas semanais, a quantidade de posts em cada uma delas e o envolvimento nas suas publicações. A lista fica em formato de tabela, ordenado pelas páginas com mais fãs, e clicando no nome de cada uma você visualiza as principais publicações da última semana.

New Call-to-action

Não se trata de copiar ideias dos concorrentes, e sim de se manter atualizado sobre as estratégias e linhas editoriais adotadas por cada uma das páginas rivais. Procure inspiração para sua produção de conteúdo e fique por dentro de como a interação é conduzida nos maiores players do mercado. E ainda aproveite para saber como sua página se comporta comparada a outras. Este pode ser o principal parâmetro de sucesso para diretorias e áreas de marketing de olho na competição acirrada das Redes Sociais.

Essas são algumas das métricas básicas que você deve acompanhar para ter controle do desempenho da sua página no Facebook e aprimorar suas estratégias de marketing de conteúdo. Se você tem alguma dúvida sobre essas análises ou alguma informação adicional que você queira dividir conosco, use o campo de comentários abaixo, e enriqueça a conversação compartilhando nas redes sociais. Vem com a gente!

Quer saber mais? Baixe nosso ebook gratuito!

Marketing no Facebook_CTA para o blog (com botão de dl) 630x300

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!