midia de performance

Tudo o que você precisa saber sobre mídia de performance

O marketing digital é a vertente mais relevante das estratégias de marketing atual, concorda?

Por ser um conjunto de práticas que se dão na web, e hoje, no século XXI, tudo muda num piscar de olhos e o tempo é percebido por nós de uma maneira muito mais acelerada.

Sabemos que é importantíssimo ficar sempre por dentro das novidades e de olho nas mudanças, certo?

Até um tempo atrás, anúncios pagos como Google e Facebook Ads não eram amplamente recomendados por profissionais de marketing.

Acreditava-se que o retorno desse tipo de investimento não valia tanto a pena assim — especialmente se comparado à estratégias de marketing de conteúdo com objetivo de gerar tráfego orgânico, por exemplo.

Contudo, hoje em dia o cenário é mais acolhedor: campanhas em mídias pagas, quando associadas de forma coesa à outras práticas de marketing, são poderosas aliadas.

É por isso que estamos aqui hoje para falar de mídia de performance. Quer saber tudo? Continue a leitura!

O que é mídia de performance

O marketing digital engloba toda uma série de práticas e processos que já conhecemos, não é mesmo?

Dentro desse conceito, o marketing de performance está no segmento dos anúncios pagos.

Você se lembra de como funcionam as campanhas do Google Adwords?

É possível configurar os lances da campanha, ou seja: definir se o orçamento vai ser direcionado para o número de vezes que o anúncio foi visto (CPM), ou pela quantidade de cliques que ele recebeu (CPC), entre outros.

Se você compreende este conceito, conseguirá compreender tudo sobre mídia de performance!

A mídia de performance consiste num tipo de propaganda que não é paga com um valor pré-determinado, mas sim variável, que depende da performance do anúncio.

Por exemplo: o preço de um determinado anúncio pode ser baseado em quantas vezes ele foi visto numa página, ou quantas vezes ele foi clicado, ou até quantas vezes ele gerou uma lead.

Por causa disso, as campanhas voltadas para marketing de performance devem ser precisamente segmentadas: afinal, só atingindo exatamente o público que você precisa, os resultados serão atingidos, certo?

Campanhas de anúncios, quando associadas com coerência dentro de um plano estratégico de marketing, são excelentes facilitadores para conseguir resultados específicos!

E, por falar em resultados: campanhas em mídia de performance também têm a vantagem de trazer resultados mensuráveis.

Analisando as métricas de performance dos seus anúncios, como visualizações, número de cliques e quais interações foram completadas após os cliques, é possível ter uma visão completa da efetividade da campanha e dos resultados que foram gerados.

Por que usar mídia de performance

Como mencionamos antes no texto, atualmente não é muito recomendável desconsiderar a importância de campanhas pagas dentro de estratégias de marketing.

É claro que ter uma estratégia focada em tráfego orgânico, para gerar leads qualificadas, é extremamente importante.

Contudo, associar outras práticas de forma condizente com seu foco e seus objetivos também é uma prática excelente!

Um dos principais pontos positivos da mídia de performance é a mensuração exata de resultados.

Sabemos muito bem sobre como as métricas são essenciais para toda estratégia de marketing, não é mesmo?

Ter a possibilidade de investir numa campanha e saber exatamente como ela se saiu é um ganho imenso para qualquer profissional de marketing.

As condições que uma campanha em mídia de performance fornece, como saber o exato número de cliques, conversões em leads e conversões em vendas, são informações muito valiosas.

Além disso, a segmentação dos anúncios traz muitas vantagens. O fato de que os anúncios devem ter um target muito bem definido contribui para o sucesso da campanha.

É essencial que, durante a criação, seja definido qual tipo de público o anúncio pretende atingir. Uma vez definido, a campanha em mídia de performance será de grande participação nos seus resultados!

Tipos de mídias de performance

Veja alguns exemplos de tipos de mídia de performance a seguir:

  • Google Adwords: de longe a ferramenta de criação de campanhas mais usada, o Google Adwords veicula os anúncios criados por sua rede de display permite que o usuário escolha o tipo de lance; além disso, ele disponibiliza as métricas e permite que se escolha o tipo de público que verá os anúncios.
  • Facebook Ads: a ferramenta de anúncios do Facebook também possui métricas e maneiras de segmentar as campanhas criadas. Além disso, sua forma de cobrança é parecida com a do Google Adwords, e dentro do conceito de mídia de performance; o usuário paga de acordo com os resultados recebidos.
  • Instagram for Business: ferramenta recente do Instagram e super completa para realizar campanhas nessa rede social, o Instagram for Business também permite a criação de anúncios e recebe o pagamento de acordo com o tempo que ele ficar no ar e pelas conversões realizadas. Além disso, ele fornece métricas importantes do perfil da sua empresa!

Como planejar

Acompanhe o passo a passo de como planejar uma campanha de mídia de performance.

Sua estratégia está bem definida?

Antes de investir no marketing de performance, é essencial que seu plano estratégico de marketing esteja nos trinques.

Verifique se sua persona está atualizada, se seus objetivos estão reais e bem definidos, e o que você está colocando em prática para atingi-los.

Ajuste o que for necessário e, caso esteja tudo certo, vamos para o próximo passo!

Qual é seu foco?

No marketing digital, é possível trabalhar para atingir alguns tipos de resultado.

Se sua empresa é nova no ramo, ganhar visibilidade online é o primeiro passo. Se você já está no mercado a algum tempo, conseguir autoridade é importante.

Ou, então, caso você tenha uma estratégia de marketing sendo posta em prática durante um bom período de tempo, já está na hora de converter leads!

Por isso, direcione sua campanha de mídia de performance para seu foco. Escolha os lances pensando em qual resultado você pretende atingir, e defina bem qual é seu objetivo – com base, claro, em métricas e projeções.

Quem este anúncio vai atingir?

Uma vez que seu objetivo esteja bem traçado, é hora de analisar bem para quem seu anúncio deve ser veiculado.

Já contamos que as ferramentas de marketing de performance possibilitam a segmentação do público.

Por isso, pesquise, analise a estratégia de concorrentes e se informe sobre a área o quanto conseguir antes de definir quem sua campanha vai atingir.

Quanto mais bem definida, maiores as chances de sucesso!

Conclusão

O meio digital muda o tempo todo, numa velocidade imensa.

Os conceitos sempre estão em transformação e os modos de comportamento do consumidor também.

Por isso, estar sempre atualizado é parte essencial do trabalho de um profissional de marketing!

A mídia de performance é uma prática que, quando associada à uma estratégia de marketing sólida, é um facilitador de resultados poderoso.

Gostou de saber mais sobre mídia de performance? Aproveite para se aprofundar no assunto e leia nosso guia completo de Facebook Ads!

 
Autor(a)

Escrito por: Raíssa Galvão Do time de Comunidade da Rock Content, relações públicas em formação, crítica musical de mesas de bar e aquariana mística louca por pugs.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!