5 mitos do Facebook ADS que você acredita ser verdade

5 mitos do Facebook ADS que você acredita ser verdade

Quando o Facebook começou muito se especulava sobre a plataforma.

Poucas marcas investiam alto e haviam poucos estudos de casos provando que anunciar na rede social era realmente um bom negócio.

Dentro deste contexto, muitos mitos começaram a nascer sobre o Facebook ADS.

As pessoas se perguntavam se a plataforma era mesmo confiável, se existiam perfis falsos e se valia mesmo a pena investir.

Muitos destas dúvidas continuaram vivas até hoje, se transformando em mitos do Facebook ADS que muitos ainda acreditam.

Neste post nós vamos desmistificar muito sobre como é anunciar no Facebook.

Afinal, o Facebook ADS já está entre nós há algum tempo e já provou ser uma ferramenta muito útil e altamente rentável para grandes marcas mundiais.

Preparado para saber a verdade?

1) A maioria dos cliques nos anúncios são falsos

Há algum tempo atrás o Facebook sofreu com boatos de que grande parte dos perfis na rede social eram fakes, principalmente de empresas indianas que vendem likes e cliques para outras empresas ao redor do mundo.

Estes perfis falsos são mantidos na rede justamente porque eles agem como se fossem pessoas reais, dando likes em diferentes anúncios e páginas da plataforma.

Isso tudo é verdade? Em parte sim.

Cliques falsos em anúncios é uma realidade que todos os mecanismos de publicidade online têm que enfrentar, inclusive o próprio Google.

No entanto, não há dados concretos que comprovem o índice de cliques falsos e nem que provem quantos cliques falsos a sua campanha recebe.

Em contrapartida, as empresas que comercializam anúncios online como Google e o Facebook trabalham diariamente para conter este tipo de ação e garantir a credibilidade de resultados para seus clientes.

O que faz a quantidade de cliques falsos representarem uma porcentagem muito pequena, então você não tem com o que se preocupar.

Se você tem uma campanha no ar e ela está de fato convertendo em bons resultados e gerando um ROI positivo, então continue anunciando.

Isso significa que os cliques falsos não estão causando nenhum efeito negativo para sua estratégia.

2) Não há problema em comprar likes no Facebook

Claro que há problemas!

Se você acredita que você pode comprar fake likes no Facebook, por favor jogue essa sua crença no lixo imediatamente, principalmente se você for um profissional de marketing.

Por quê? Porque não só é um risco para seu negócio, afinal você vai contratar uma empresa que age de má fé e provavelmente não vai te dar nenhuma garantia, e vai destruir todo trabalho que você dedica para construir sua marca na rede social.

Imagine que se você comprar likes, parte do seu público será formado por pessoas que não existem e consequentemente nunca vão contribuir para a sua taxa de conversão.

Eles podem até clicar em alguns de seus anúncios, mas não vão comprar o seu produto, ler seu conteúdo, acessar sua página ou se tornar um cliente e um fã da sua marca.

Logo, você vai gastar dinheiro com nada. É o equivalente a jogar seu dinheiro todo no lixo, pois você não vai receber nada de volta.

Outro risco que você corre comprando likes é de ser banido no Facebook.

A rede social tem seus mecanismos de desmascarar quem faz parte deste tipo de fraude e ser banido da plataforma pode custar muito caro para a sua marca.

E se você for um profissional de marketing, comprar likes pode custar muito caro para a sua carreira.

3) O Facebook está reduzindo o alcance orgânico de propósito para aumentar sua receita em anúncios

Quem tem uma página no Facebook há muitos anos percebeu nitidamente a queda do alcance orgânico de uma postagem. Antes você não precisava impulsionar seu conteúdo com o Facebook Ads e você atingia grande parte de seu público. Hoje, se você posta sem investir em anúncio, você alcança menos de 10% do seu público.

Muitas pessoas começaram a dizer que esta mudança na realidade da plataforma foi uma estratégia do Facebook de fazer mais dinheiro. Faz sentido, afinal, qualquer empresa quer crescer. No entanto, o Facebook é uma marca inteligente e sabe que crescer a qualquer custo não é um bom negócio. E ter sua plataforma lotada de anúncios por todos os lados pode fazer muitos usuários a saírem da rede social e isso é um péssimo negócio para uma marca que existe justamente porque tem muitos usuários.

O que aconteceu foi um processo natural da produção de conteúdo. Com o passar do tempo mais e mais marcas entraram na plataforma e os usuários passaram a ter muito conteúdo para consumir. Imagine que uma postagem em uma plataforma que produz 100 postagens por dia é mais eficaz do que uma postagem no meio de bilhões de outras. Foi o crescimento da rede social que fez o alcance orgânico diminuir, o que levou as marcas a investirem mais em anúncios, o que faz o conteúdo ser mais eficaz novamente. É simples assim.

4) Anunciar na coluna da direita é desperdício de dinheiro

Muitas pessoas acreditam que os anúncios laterais do Facebook são a pior maneira de anunciar na plataforma. Estas pessoas estão erradas. Eu já vi este tipo de anúncio gerar até 3 vezes mais ROI do que qualquer outro em uma campanha, tudo que você precisa fazer é saber como usá-lo.

É verdade que o anúncio lateral tem uma taxa de clique 10 vezes pior do que os anúncios da timeline, no entanto você pode ver isso como uma oportunidade. Há menos marcas anunciando na barra lateral e este tipo de anúncio é menos invasivo (pois não aparece de modo intrusivo na timeline da pessoa), concorre com uma menor quantidade de informação e é mais barato do que os outros Facebook ADs.

Então, se você tem a mensagem certa, você pode transformar um anúncio que ninguém quer em um ótimo resultado para sua campanha. Tudo que você precisa fazer é testar. Use fotos fortes e de alto contraste combinadas com um título curioso, que faça a pessoa não resistir ao clique. Você também pode usá-lo como retargeting, o que funciona muito bem. Experimente e fique de olho nos resultados!

5) Informação é amigo do sucesso

Esta é uma verdade que ninguém pode negar. Quanto menos você sabe sobre um assunto, maiores são as chances de você fracassar naquela área. O mesmo vale para o Facebook. Se você acredita em tudo que te falam e não vai atrás de informações corretas, você vai acabar perdendo ótimas oportunidades que a plataforma oferece para a sua marca crescer. Então se informe melhor e você estará no caminho certo!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!