mobile marketing

O que é Mobile Marketing e como utilizá-lo na sua estratégia

Investir em mobile marketing é essencial para qualquer empesa nos dias atuais.

Isso porque o número de usuários de smartphones cresce a cada dia, e cada vez mais as pessoas usam seus aparelhos móveis como principal fonte de acesso à internet.

Só para você ter uma ideia do quanto o mercado mobile cresceu no Brasil, atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a Internet.

Em 2015, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos através de seus aparelhos móveis.

E não é só isso, mais de 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones, o considerando o item mais importante a ser levado com eles, mais importante até do que os documentos pessoais e dinheiro.

Números tão impressionantes quanto estes não deixam dúvidas: Investir em mobile marketing é indispensável para o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais.

Mas você sabe o que é mobile marketing?

Vamos ajudá-lo a compreender o tema neste artigo!

Afinal, o que é Mobile Marketing?

Os aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphones permitem que os usuários interajam com seus amigos e familiares de forma rápida a qualquer momento, onde quer que eles estejam.

Ciente destas vantagens, muitas empresas passaram a buscar maneiras para também se aproximar de seus clientes através destes aparelhos móveis, seja para tornar suas marcas mais conhecidas no mercado ou para aumentar o número de vendas.

Sendo assim, podemos dizer que o Mobile Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que buscam aproveitar das características e funcionalidades dos dispositivos móveis para interagir, se relacionar e influenciar os clientes e possíveis clientes de sua empresa, em qualquer aparelho móvel que os usuários utilizam no seu dia a dia.

Investir em Mobile Marketing pode ser uma boa saída para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, oferecendo várias vantagens para as empresas que investem nestas ações para a promoção com os clientes.

As vantagens de investir em Mobile Marketing

O número de usuários de smartphones cresce ano após ano, e muitas pessoas possuem mais de um aparelho para uso pessoal.

E se estes dados não foram suficientes para convencer você da importância do Mobile Marketing, listamos as principais vantagens de investir nesta estratégia.

O número de compras via mobile está crescendo

O aumento no número de dispositivos móveis no mercado está influenciando diretamente no número de compras realizadas através destes aparelhos.

Segundo o relatório WebShoppers, as compras feitas em aparelhos móveis corresponderam a 14,3% de todos os pedidos, representando um faturamento de mais de R$ 5 bilhões de reais, um número muito expressivo para ser ignorado por sua empresa.

E a expectativa para os próximos anos é que este valor seja ainda maior, tendo em vista o aumento crescente no uso dos aparelhos móveis pelas pessoas no seu dia a dia.

As pessoas estão fazendo compras através dos dispositivos móveis, e deixando de investir em mobile marketing sua empresa estará perdendo a oportunidade de alcançar seu público e vender mais.

O Mobile Marketing permite segmentar os anúncios de acordo com a localização do usuário

Um dos problemas comuns em uma estratégia de marketing digital é a segmentação por região.

Isso é muito importante para negócios locais, como bares e restaurantes, onde o ideal é atrair apenas usuários que estejam próximos do estabelecimento comercial.

Porém grande parte dos aparelhos móveis disponíveis no mercado possuem localização por GPS, característica que pode ser explorada na criação de campanhas de mobile marketing..

Esta funcionalidade permitirá que sua empresa exiba anúncios apenas para os usuários que estão em uma cidade ou bairro específico, próximos de seu negócio.

Com isso você irá atrair apenas os usuários com potencial de se transformar em clientes, economizando no desenvolvimento de suas campanhas promocionais e aumentando a taxa de conversão.

O uso de aplicativos está cada vez mais popular entre os usuários

Com o aumento do número de smartphones em todo o mundo, cresceu também o uso dos aplicativos no dia a dia dos seus usuários. E muitos destes aplicativos podem ser ótimas oportunidades de negócio para sua empresa.

Aplicativos como o Facebook, Snapchat e Instagram caíram no gosto do público e são usados diariamente pelos usuários, seja para se comunicar ou se manter informados.

Eles podem ser usados para sua empresa para construir um relacionamento próximo com seus clientes e, com isso, aumentar a visibilidade de sua marca.

Aplicativos como o Foursquare permitem que bares e restaurantes sejam encontrados pelos usuários baseando-se em sua localização, permitindo o alcance de clientes que você não tinha contato até o momento.

Até mesmo os jogos para celular, como o Pokémon GO podem ser usados em sua estratégia de marketing, ajudando sua empresa a alcançar um número maior de pessoas e, com isso, aumentar suas vendas.

Estes aplicativos devem ser usados como uma forma de sua empresa ficar presente no dia a dia de seus clientes, deixando-os a um toque de distância para entrar em contato com sua marca.

Aparelhos móveis permitem comunicação mais rápida com o público

A comunicação com seu público pode ser ainda mais rápida se sua empresa investir em uma estratégia de mobile marketing.

Lembre-se que as pessoas ficam ao lado de seus aparelhos celulares quase o dia inteiro, checando atualizações e notificações várias vezes ao dia.

Esta característica pode aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens, facilitando a interação com seus clientes e, com isso, a conquista de resultados.

Através de um simples SMS você pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, sendo mais barato e eficiente que o envio de mala direta, por exemplo.

Quais ações de Mobile Marketing podemos realizar?

São várias ações que sua empresa pode realizar na construção de sua estratégia de Mobile Marketing.

Entre as ações mais populares podemos destacar:

SMS Marketing

Esta é uma das primeiras estratégias de mobile marketing a ser explorada pelas empresas e ainda é uma das mais importantes.

Consiste no envio de mensagens de texto para as pessoas previamente cadastradas nas listas de contato, sendo muito útil para manter o relacionamento com os clientes, seja para lembrá-los de datas de pagamento, status de pedidos, envio de promoções, informações sobre últimos lançamentos ou até mesmo para efetuar cobranças.

A principal vantagem do SMS Marketing é que ele possui uma taxa de abertura de mensagens muito grande, chegando próxima dos 98%.

É um número impressionante, principalmente se compararmos com a taxa de abertura das campanhas de e-mail marketing, que é próxima dos 20%.

Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing, que também é chamado por muitos de Marketing de Proximidade, é uma estratégia de marketing que usa da funcionalidade do Bluetooh dos aparelhos mobile para compartilhar arquivos multimídia com as pessoas para informar sobre seus produtos e serviços.

Estes arquivos podem ser uma lista de produtos de uma empresa, o catálogo de compras ou até mesmo arquivos em vídeo promovendo o estabelecimento.

É uma estratégia muito usada por negócios locais, tendo em vista que o alcance do sinal bluetooth é relativamente pequeno.

E a grande vantagem do Bluetooth Marketing é que esta é uma estratégia de marketing totalmente gratuita, que não exige nenhum custo de manutenção para sua empresa distribuir arquivos para seus clientes.

Porém é preciso lembrar que a maior parte dos usuários deixam a funcionalidade Bluetooth de seus aparelhos celulares desligada, principalmente para poupar bateria.

Por isso, mesmo que seja uma ótima estratégia para se comunicar com as pessoas próximas de sua empresa, possui um alcance pode ser muito limitado.

Criação de páginas responsivas

Garantir que o usuário de smartphones e tablets consiga visualizar corretamente a página de sua empresa é indispensável para sua estratégia, não apenas de mobile marketing, mas de marketing digital de uma forma geral.

Isso porque além de facilitar a navegação de seu usuário, este é um critério usado pelo Google para garantir um melhor posicionamento de seu site nas buscas.

Portanto, é indispensável que você desenvolva para a sua empresa um site responsivo, que possa ser acessado facilmente por qualquer aparelho, sejam eles celulares, tablets ou computadores de mesa.

QR Code Marketing

O QR Code é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados para a sua estratégia de mobile marketing.

Trata-se de um código de barras em 2D, onde o usuário de smartphone utiliza a câmera para a fazer a leitura do código e ser redirecionado para uma outra página.

Com ele você será capaz de estender o alcance de sua estratégia de marketing tradicional, direcionando os clientes de sua empresa para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura.

Inserindo um QR Code em um panfleto de sua empresa, por exemplo, você poderá direcionar os usuários diretamente para o site de sua empresa para ter mais informações sobre o que você está promovendo.

Ao usar um código de QR Code na embalagem de seus produtos, poderá direcionar seus clientes para um vídeo tutorial de como usá-lo corretamente, facilitando sua comunicação com eles e tornando sua empresa mais próxima.

São várias as opções que sua empresa poderá explorar ao utilizar o QR Code em suas campanhas de mobile marketing.

Melhores práticas para investir em Mobile Marketing

Qualquer que seja a estratégia de marketing adotada por sua empresa, é essencial seguir algumas das melhores práticas do mercado para garantir que suas ações conquistem os resultados esperados.

Estas melhores práticas não devem ser encaradas como regras, mas o ideal é que você leve em consideração todas elas para evitar problema e, com isso, ter mais resultados com suas ações.

Não seja intrusivo

Respeitar o seu público ao interagir com ele é essencial para o sucesso de sua estratégia de mobile marketing.

Além de se comunicar com o público de forma clara e simples, é essencial que você dê opções para que seus contatos não sejam mais incomodados com suas mensagens.

E assim como nas campanhas de e-mail marketing, só envie SMS para usuários previamente cadastrados e que permitiram o envio de mensagens por sua empresa.

Se você não tiver este cuidado são grandes as chances de seu cliente ter uma percepção negativa de sua marca, colocando em cheque todo o esforço de promoção investido por você.

Entregue uma experiência valiosa

Você precisa entregar para os seus clientes uma experiência valiosa em cada uma de suas interações.

Portanto, ao inserir um QR Code na criação de suas peças gráficas tenha a certeza de que o seu cliente receberá algo de valor ao fazer a leitura do código.

Ao enviar um SMS, garanta que o seu consumidor terá uma informação relevante ao ler seu conteúdo.

Entregando algo de valor ao seu cliente em suas interações nos dispositivos móveis você irá desenvolver uma melhor imagem de sua marca e, com isso, seu cliente se sentirá mais disposto a realizar negócios com você no futuro.

Foque nos benefícios que você poderá entregar

Em todas as suas interações é preciso que você foque sua atenção nos benefícios que você poderá entregar para cada um deles.

Lembre-se que seu cliente irá aderir a suas campanhas promocionais apenas se receber um benefício em troca.

Fazendo isso você poderá aumentar a taxa de abertura de suas mensagens e garantir um maior retorno de investimento.

Seja honesto com seus clientes

Para que sua estratégia de mobile marketing gere os resultados esperados é essencial que você não gere nos seus clientes expectativas que sua empresa não possa cumprir.

É preciso que todas as suas interações sejam claras, explicando de forma objetiva os benefícios que seus clientes terão e as responsabilidades que precisam arcar para aproveitarem melhor suas soluções.

Lembre-se que você deve apresentar sua empresa com credibilidade, garantindo que seus usuários se sintam seguros ao adquirir seus produtos ou serviços.

Explore as redes sociais

Os dispositivos móveis de uma forma geral possuem uma ótima interação com as redes sociais.

E para aumentar a eficiência de suas campanhas promocionais o ideal é que você explore esta característica e incentive seu público a compartilhar seus conteúdos em seus próprios perfis nas redes sociais.

Além disso, garanta a presença de sua empresa em algumas destas redes sociais.

Com uma boa integração de suas campanhas nas redes sociais você poderá alcançar um público ainda maior e, com isso, conquistar mais resultados para sua organização.

Como você pode ver, criar uma estratégia de mobile marketing não é tarefa fácil, mas os benefícios que uma estratégia como esta podem gerar para sua empresa são muito grandes para serem ignorados.

E para aprender mais sobre as melhores práticas para promover a sua empresa, leia também o nosso artigo sobre os 20 motivos para conquistar clientes com e-mail marketing.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!