menino usando binóculos

Monitoramento de conteúdo para estratégia de marketing

Este é um guest post da NewsMonitor

Olá pessoal, vou mostrar neste artigo como o monitoramento de notícias pode ajudar a estratégia de marketing da sua empresa.

Aqui no NewsMonitor, muitos de nossos clientes usam a nossa ferramenta para monitorar os concorrentes e realizar clipagens, o que também é muito importante.

Mas, você já pensou que esse trabalho pode ajudar, e muito, o time de marketing?

Segue abaixo 7 motivos para você começar a incluir o monitoramento de notícias na sua estratégia de marketing:

Marketing de conteúdo:

A grande tendência do marketing digital atual é atrair e engajar clientes através de conteúdo relevante, o chamado inbound marketing.

A principal ferramenta dessa estratégia é o blog, usando artigos, vídeos e ebooks, tornando o site uma referência para seus stakeholders.

Com a quantidade de materiais lançados no mercado sobre um determinado assunto, é importante que o time do marketing saiba o que os concorrentes estão fazendo e até mesmo prospectar oportunidades de parcerias com outras marcas, o chamado co-marketing, para lançar novos materiais e fazer campanhas de e-mail marketing para aumentar a base de leads qualificados.

Relacionamento nas redes sociais:

Manter o seu time antenado com todas as notícias e artigos que envolvem o seu mercado é muito importante.

A equipe de marketing pode usufruir ainda mais dessas informações ao se relacionar com o seu cliente nas redes sociais quando está antenada com as notícias que são de interesse ao seu público alvo, assim poderá compartilhar com os seguidores tudo que envolve o mundo da marca e do seu público.

Links externos e internos do blog:

É um dos maiores fatores de ranqueamento do Google, e um trabalho de link buiding com um contexto e relevância é muito importante para você alcançar um resultado positivo.

Neste artigo, por exemplo, você pode notar vários links internos e externos que te manda para um outro artigo explicando sobre o assunto falado.

Uma ferramenta de conteúdo completa informa quais são as matérias e artigos relacionados ao que você está produzindo para seu blog e o que já foi produzido em outros.

Assim, você consegue selecionar alguns portais para fazer parceria linkando seu artigo a esses portais.

A busca de sites parceiros que são relevantes e que vão linkar para seu blog/site, são chamados de guest post onde você escreve para publicar em outro portal.

Diversificar o site parceiro é muito importante para tornar esse trabalho eficiente, com uma boa ferramenta você ainda pode montar pastas com as notícias que estão linkando para seu site, com observação de quando você contatou aquela pessoa, o porquê e todos os contatos dela.

Além de possibilitar ter uma ideia do número de compartilhamentos e likes que esse conteúdo teve, avaliando assim, a relevância dela e se vale a pena perder tempo entrando em contato com o administrador do site.

Monitoramento da marca:

Todas as pessoas adorariam saber o que estão falando delas, aqui no NewsMonitor temos até muitas celebridades fazendo o monitoramento de tudo que é publicado sobre elas.

No caso das marcas isso também é muito importante.

Monitorar as notícias negativas que estão sendo publicadas faz com que você se antecipe a uma resposta positiva aos seus clientes, gerenciando uma possível crise.

No caso de notícias positivas ainda podem dar ótimos feedbacks e insights para o setor de comunicação e marketing.

Marketing de oportunidade:

Com esse monitoramento as marcas tem a possibilidade de criar campanhas ligadas a uma determinada notícia ou acontecimento que acabou de sair.

É o chamado marketing de oportunidade, que quando bem feito, é capaz de atrair um grande buzz para a marca, e o melhor: com uma verba muito baixa.

Mas, para essa estratégia sempre vale o ditado “Quem chega primeiro, bebe água limpa”, ou seja, quanto mais rápido você criar sua resposta (e é claro, quanto mais criativa), mais eficaz será a campanha.

Veja abaixo dois exemplos bem sucedidos de quando o jogador Suarez mordeu o zagueiro italiano na copa do mundo:

monitoramento-de-conteúdo

monitoramento-de-conteúdo

Montagem de newsletters:

A newsletter serve para você se relacionar tanto com o seu público quanto com seus funcionários e fornecedores.

É muito importante que esse trabalho seja feito com qualidade, caso contrário, é melhor nem fazer.

Há um tempo,postamos um artigo sobre coisas que você não deve fazer na sua newsletter para entregar uma mensagem de qualidade.

O monitoramento de notícias é muito importante para fazer uma newsletter atual e interessante para quem vai recebe-lá.

Saber sobre seu concorrente:

Como mencionei no início do artigo, é muito importante monitorar as notícias que saem sobre seu concorrente, já até escrevemos sobre isso em nosso blog.

No caso da notícia negativa sobre a marcar rival, você pode aproveitar para divulgar um posicionamento contrário e até mesmo um diferencial que seu produto ou serviço tenha e que seu concorrente pisou na bola.

No caso da notícia positiva, sua marca pode usar uma campanha que vai dar mais buzz na mídia que o seu concorrente.

O grande exemplo é a propaganda que a  Renault lançou no dia do lançamento do FIAT Toro.

Na ocasião, certamente a FIAT esperava um grande burburinho no mercado por conta do lançamento de sua primeira pickup de grande porte, mas a Renault acabou ofuscando esse lançamento, como a campanha mesmo diz, mostrando que ela chegou na frente.

monitoramento-de-conteúdo
Então, relembrando:

Estar sempre antenado em tudo que envolve sua marca é indispensável se você quiser fazer um marketing eficiente para sua empresa.

O número de informações que envolve o mundo do seu mercado é enorme, e você precisa ficar sempre por dentro das notícias, o mais rápido possível, para conseguir se comunicar bem e colocar sua empresa, produto ou serviço, sempre a frente das demais.

 

 
Autor(a)

Escrito por: Diogo Naves



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!