Moz Trust e Moz Rank: por que você precisa conhecer essas ferramentas?

Moz Trust e Moz Rank: por que você precisa conhecer essas ferramentas?

Moz Rank e Moz Trust são duas ferramentas da MOZ, uma das grandes empresas americanas de Inbound Marketing. Observar os dados fornecidos por elas é importante para mensurar a relevância de uma página, seja ela o seu próprio website ou uma página concorrente. A ideia por trás dessas ferramentas é avaliar seu site de acordo com alguns critérios. Nesse artigo, explicaremos separadamente como ambas as plataformas funcionam e revelaremos segredos para trazer melhores resultados para o seu negócio. Vamos lá! [apagar moz trust moz rank]

O que é o Moz Rank?

O Moz Rank reflete a importância de qualquer página na Internet, representado pelo índice de popularidade de links. Essas páginas ganham pontos no Moz Rank de acordo com o número e a qualidade de outras páginas que linkam para elas, ou seja, as citações que direcionam o usuário a um website, também conhecidos como backlinks. Quanto maior a qualidade dos links recebidos, maior o Moz Rank.

Por exemplo: se você tem um blog sobre culinária e é muito citado por sites da área, que sempre linkam suas críticas e suas receitas sua pontuação no Moz Rank será muito boa.

Aqui, fazemos valer também uma analogia importante para o SEO (Searching Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca). Suponhamos que você esteja em uma aula de futebol, e o professor faz uma pergunta aos alunos: qual foi a melhor seleção de futebol de todos os tempos? Rapidamente, uma larga fileiras de braços se ergue, e prontamente vários dos estudantes iniciantes respondem em uníssono: a seleção brasileira de 1962!

Apenas um dos alunos tem uma resposta diferente. Ele se ergue e afirma que o melhor time de todos os tempos foi a Holanda de 1974. O professor prontamente aponta a nota máxima para o aluno cuja resposta foi dada solitariamente. Os outros alunos, confusos, observam o colega vitorioso e dão de cara com ninguém menos que Carlos Alberto Parreira, renomado treinador de futebol e profundo conhecedor de táticas desportivas. Portanto, uma autoridade no assunto.

É assim que funciona o cálculo de relevância de backlinks. A fonte é um fator importante, portanto, sites com Índices de Qualidade maiores, certamente terão melhor representatividade para as ferramentas em questão. Portanto, muitas vezes um único backlink em grandes portais é mais valioso que diversas outras citações em sites e blogs menores.

Como é calculada essa pontuação?

A Moz calcula os pontos de seu site através de uma escala logaritmica de 0 a 10. Logo, é muito mais fácil aumentar sua pontuação no Moz Rank de 3 para 4 do que de 8 para 9. Uma pontuação média de uma página normal na Internet é em torno de 3. Existem diversos fatores que farão com que haja uma melhora significativa no índice, tal qual os mecanismos de busca, variando desde tráfego total e velocidade de carregamento da página a quantidade e qualidade de backlinks.

Como você pode melhorar seu Moz Rank

A pontuação do seu Moz Rank pode melhorar ao conseguir muitos links de páginas semi-populares ou poucos links de páginas muito populares, como frisado no exemplo inicial.

A melhor maneira de conquistar citações é apostando na qualidade do conteúdo. Pense bem: quanto melhor é a qualidade dos seus posts, mais sites linkarão para eles, melhorando o índice de qualidade. Além disso, o efeito viralizante pode ser extremamente benéfico para dar um upgrade no seu Moz Rank.

Apesar disso, em essência, o Moz Rank calcula a quantidade de backlinks, enquanto Mos Trust calcula a qualidade dos backlinks. De modo que o tempo de permanência no ar de um site influencia no Moz Trust, mas não no Moz Rank.

Moz Rank externo

O Moz Rank mensura o mix de backlinks, ou seja, tanto links internos (em suas próprias páginas de domínio) e externos (com domínios pertencentes a outros websites). Porém, há a opção para calcular apenas os links externos, o chamado external Moz Rank. Esse recurso é muito relevante para prever o ranqueamento em mecanismos de buscas, como o Google ou o Bing.

O que é o Moz Trust?

Assim como o Moz Rank, o Moz Trust é uma pontuação que mostra a relevância de uma página na Internet. Mas ao invés de medir a popularidade de links, ela mede sua confiança. Receber links de fontes confiáveis – como a página de uma universidade importante ou de alguns sites do governo – é um forte endosso de sua confiabilidade.

Portanto, backlinks em plataformas com baixo índice de confiabilidade, como redes sociais, blogs com baixos índices de tráfego e punidas pelo algoritmo dos mecanismos de busca terão menor relevância nesse cálculo.

Vale lembrar que o Moz Trust é baseado no algoritmo de busca desenvolvido pelo Yahoo!, que é muito similar aos utilizados pelo Google e pelo Bing.

Como é calculada a pontuação?

O Moz Trust é determinado ao calcular a distância entre sua página e a fonte de confiança que te citou. Pense nisso como a teoria dos 6 graus de separação (aquela que fala que todas as pessoas do mundo tem alguma conexão): quanto mais perto seu site estiver de um site confiável, mais confiança que você terá. De modo similar ao Moz Rank, é mensurado em escala logarítmica, ou seja, é mais fácil passar do 3 para o 4 do que do 8 para o 9.

Ou seja, para o Moz Trust, o mais importante é a qualidade dos backlinks que direcionam para a sua página de destino. Quanto maior a proximidade, melhor será o seu índice no Moz Trust. Se uma ou mais páginas confiáveis linkam para o seu site, pode ser um fator determinante para melhores resultados.

Como você pode melhorar seu Moz Trust

Sua pontuação no Moz Trust pode ser melhorada ao conseguir mais links de sites que tenham uma pontuação alta no Moz Trust, como instituições governamentais e universidades. Novamente, quanto mais confiável o seu conteúdo, mais backlinks redirecionarão às suas páginas de destino.

Moz Trust em nível de domínio

O Moz Trust em nível de domínio funciona de maneira bem parecida ao método regular, porém, ao invés de basear-se em páginas separadamente, calcula o índice de domínios inteiros.

Um domínio, em resumo, é o registro da sua empresa na web, ou seja, a página principal do seu website. Por exemplo, o domínio www.globo.com possui diversas outras páginas vinculadas, que alteram o conteúdo da URL após o domínio, como www.globo.com/noticias ou www.globo.com/esportes.

Relação das ferramentas com sites de spam

Existem diversas técnicas consideradas ilegais pelos mecanismos de buscas como ilegais, e que geralmente são utilizadas por sites caracterizados pela alta quantidade de spams. São práticas como repetição contínua de determinadas palavras-chave, ou compra de backlinks apenas para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de buscas.

Logo, é possível que esses sites tenham um bom ranqueamento no Moz Rank, mas dificilmente conseguirão bons índices no Moz Trust. Afinal, sites com qualidade e confiança comprovadas raramente compartilham links maliciosos.

E como posso ver minhas notas?

Primeiro, você pode usar nosso aplicativo de análise de sites. Ele irá te mostrar sua nota no Moz Rank, assim como uma série de outros pontos relevantes que você deve prestar atenção em seu site.

Open Site Explorer

Depois, você pode usar o OpenSiteExplorer, uma ferramenta produzida pela Moz. Apesar de ser chamado de Open, algumas da opções só são habilitadas para pessoas que assinam o serviço. Mas mesmo na opção gratuita, você terá uma enormidade de dados. Serão todas métricas que importam hoje em dia. Elas podem ser rastreadas e usadas para medir sua performance de SEO.

  • Autoridade da página: A pontuação da qualidade das suas páginas. (baseado nas métricas dos links)

  • Autoridade do Domínio: A pontuação da qualidade do seu domínio (como um todo.)

  • Linking Root Domains: O número de domínios que linkam diretamente para seu site. (Ao invés de vários links originais de um mesmo site.)

  • Links totais: O número total de links voltados para seu site.

  • Sinais Sociais: As métricas das mídias sociais que tem uma relação positiva com rankeamento. Isso inclui compartilhamentos e curtidas no Facebook e +1 no Google+.

Mozbar

A Mozbar é uma ferramenta gratuita que pode ser instalada nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, afim de auxiliar na análise das métricas e demais dados relacionados ao SEO de um modo geral. A Mozbar pode:

– Garantir acesso a importantes métricas de SEO enquanto o usuário navega na web;

– Cria buscas personalizadas, segmentadas por mecanismo de busca, país, região ou cidade;

– Demonstra qual a dificuldade para ranquear uma palavra-chave;

– Expõe elementos de uma página de destino;

– Prevê e valida os direitos autorais de uma página;

– Revela dados de redes sociais, como Facebook, Twitter e Google +.

Para baixar a Mozbar, clique aqui.

Tanto o Moz Rank quanto o Moz Trust podem ser elementos cruciais na análise e avaliação de páginas internas e externas, revelando quais são as principais ações a serem executadas para obter melhores resultados nos mecanismos de buscas, além de expôr a fragilidade dos concorrentes em determinados aspectos. [apagar moz trust moz rank]

E então? Ficou alguma dúvida sobre o funcionamento das ferramentas da Moz? E já testou o OpenSiteExplorer? Não deixe de comentar!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!