mude a sua vida em 4 minutos

Esse post mudará sua vida em 4 minutos!

Tim Ferriss roubou 5 dias da minha vida!

Quem aí não tem inveja dele? O cara é blogueiro, apresentador, investidor, e autor bestseller.

E nesse post você verá como a fórmula de sucesso dele pode se tornar a sua também!

Uns 10 anos atrás, meu cunhado (O JP, do Hotmart) me emprestou o livro The Four Hour Workweek — Trabalhe 4 Horas Por Semana — e eu confesso que fiquei totalmente incrédulo com a ideia de se pode ser bem sucedido trabalhando apenas 4 horas por semana.

Mas poxa, o livro era um best seller, tinha um título totalmente linkbait, e eu simplesmente não conseguia conviver com a ideia de não ler ele até o final. Li o livro, aprendi algumas coisas (continuo incrédulo sobre as 4 horas, no entanto!), mas comecei a seguir o cara.

Eu não sabia o que escrever para meu post do mês no nosso blog e me peguei navegando no blog dele enquanto procrastinava.

Fast Forward 10 anos depois da leitura de Four Hour Workweek e acabo de notar que o Tim Ferris entrou na minha mente. Já comprei 3 livros dele e li um e meio. Leio seu blog semanalmente via RSS, ouço o seu podcast de vez em quando. Ele toma uns 15 minutos do meu tempo, toda semana, fácil.

Então hoje vou tentar entender como o Tim Ferris fez para transformar um incrédulo em cliente e roubar alguns dias da minha vida. Siga a conta:

1 hora por mês de Tim Ferriss todo ano = 12 horas por ano, meio dia inteiro roubado!
X
10 anos = 5 dias da minha vida eu gastei com esse cara. O que diabos ele está fazendo? Quais são seus segredos?

Se esse cara tomou 5 dias da minha vida, e eu gosto dele pra caramba, mesmo não concordando com tudo que ele fala ou escreve, isso vale uma análise.

Eu trabalho com marketing, minha profissão requer que eu capture a atenção das pessoas. O que eu posso usar das técnicas que Tim Ferriss usou comigo para ter mais sucesso no meu trabalho?

Vem comigo que vamos tentar entender os segredos do maior preguiçoso do mundo e transformar isso em aprendizados para você usar no seu dia a dia.

Encontre algo que funciona e cole nisso!

O título “Trabalhe 4 horas por semana” é um clássico do clickbait. Sério mesmo, eu achava que o livro ensinaria você a ficar no sofá vendo TV enquanto ganhava dinheiro antes de ler.

Acredito que milhões de pessoas pensaram a mesma coisa e compraram o livro, pois ele se tornou um mega best seller e projetou Tim Ferriss para a fama. Esse hack de ter um título extremamente poderoso funcionou e Tim conseguiu emplacar mais 2 best sellers com a mesma pegada de “transforme sua vida em 4 horas por semana”.

Na sequência do primeiro livro, Tim lançou o “4 horas para o corpo” e também o “Chef em 4 horas” e ambos se tornaram best sellers também. Eu achei o primeiro livro legalzinho e comprei os outros 2. O cara conseguiu explorar esta franquia por anos e sempre criou antecipação para o que seria a próxima grande coisa.

Já viu trailler para um livro? O Tim fez. Comerciais de TV? Check!

Encontrar uma receita que funciona e repeti-la é algo que todo profissional de marketing deveria tentar. Sua empresa começou a se dar bem em SEO? Faça mais conteúdo! Começou a acertar a mão na compra de mídia? Compre mais! Escreveu um post sobre um assunto que viralizou? Escreva mais sobre aquele assunto.

Crie uma Autoridade Inquestionável

mude-sua-vida-em-4-minutos

Muita gente fala que Tim é um cara controverso, que não gosta dos seus livros, chamam ele de mestre do Clickbait. Mas uma coisa é inegável. Tim construiu uma autoridade enorme, e faz questão de deixar isso bem claro para todos que visitam seu site.

Você pode até não gostar, mas vai ter que respeitá-lo. Veja sua página de sobre. Assine a newsletter dele e veja o primeiro email que você vai receber. Ele reforça sua autoridade o tempo todo e você também deveria fazer isso.

Direcione sua Audiência!

O cara sabe se relacionar com sua audiência. Todo email que recebo dele é provocador. Todos os assuntos me prometem algo que eu preciso descobrir. Chega num ponto que o cara tem tanta autoridade que você recebe conselhos dele e apenas abrir e clicar como se você fosse uma ovelha.

Eu cliquei neste email. E eu nem sou um super fã do Tony Robbins. Cliquei pelo Ferriss 😉

mude-sua-vida-em-4-minutos1

Se você construiu uma autoridade inquestionável na sua área, não tenha medo de dar direcionamentos claros e diretos para sua audiência. Atenção: Se você falhou no passo anterior, não tente isso em casa.

Faça o Inesperado!

Eu vivia me perguntando. Depois do Chef de 4 horas, qual o próximo livro do Tim? Piloto de fórmula 1 em 4 horas? Mestre de Judô em 4 horas? E aí o cara anuncia que está comprando direitos autorais de livros que ele gosta mas que não decolaram e está relançando estes títulos e vendendo bem!

Eu não sei você, mas essa estratégia me surpreendeu e chamou ainda mais minha atenção a ponto de querer acompanhar o clube do livro dele. Por sempre trazer coisas inesperadas, eu fico sempre ligado no próximo move do Tim. E você, qual a próxima grande surpresa que pretende colocar no ar para sua audiência?

Esteja em Todo Lugar.

Um dos principais motivos pelo qual o Tim é tão eficiente em roubar o meu tempo é que ele está em todos os lugares onde vou na internet. No meu email. No Facebook. Na Amazon e no Audible. No Itunes. No Hacker News.

É inevitável, eu sempre encontro com Tim, até quando não quero procrastinar.

Saiba Criar Antecipação

Tim é o cara quando se fala de definir expectativas e criar antecipação. Quando ele recebe um guest post, ele escreve uma introdução matadora, vendendo o conteúdo do autor convidado no blog. Quando ele lançar um livro, ele grava um trailler para te gerar ansiedade.

Quando ele vai mudar suas estratégias de email, ele publica um post antecipando as mudanças. Crie antecipação para ter atenção.

Seja eficaz, não eficiente

O tempo não é um bom indicador de produtividade. Passar muito tempo fazendo uma única atividade não significa que você está fazendo as coisas certas, ou que você está seguindo no caminho certo. Para criar um programa de marketing que gere resultados você precisa escolher o que você vai fazer e também o que não fazer. Sabe aquele novo projeto que é legal, é urgente, mas você não tem certeza se trará resultados? Não faça.

Use a regra 80/20: Na maioria das situações, 20% do trabalho produz 80% dos resultados. Faça bom uso do seu tempo, concentrando-se nas tarefas que têm o maior impacto e elimine as tarefas que trazem poucos ganhos. Se você não for capaz de priorizar seus projetos, você não vai conseguir ter sucesso. Não faça tudo certo, faça as coisas certas.

Tempo é Dinheiro

Seu tempo é seu ativo mais valioso como profissional de marketing. Tim Ferriss utiliza assistentes pessoais, freelancers e dezenas de pessoas para ajudá-lo no seu dia a dia e assim economizar tempo. Um bom profissional de marketing sabe economizar seu próprio tempo e terceirizar tarefas. Você consegue um aproveitamento muito maior do seu tempo se souber usar ferramentas como Upwork, WeDoLogos e até a minha querida Rock Content para escalar atividades que consomem seu tempo. Ah, e aqui vai uma dica para economizar tempo: Leia resumos de livros de negócios no 12minutos)!

Crie um programa de marketing que traz um fluxo estável de tráfego, leads e vendas para sua empresa

Sabe aquele papo de ganhe dinheiro dormindo? O Tim fala muito disso no 4 hour workweek. No marketing, o seu ganhe dinheiro dormindo é uma estratégia que gere leads e oportunidades de negócios para você de forma escalável, sem depender da sua presença no dia a dia. Eu não vou falar que marketing de conteúdo te ajudaria nisso, mas se você der uma googlada vai descobrir isso sozinho 😉

E por hoje é só. Este post fugiu um pouco do meu estilo convencional de escrita, por isso gostaria muito do feedback de vocês. Curtiu? Deixe seu comentário abaixo. Achou uma droga? Deixe seu comentário também que eu prometo levá-lo em consideração antes de escrever mais devaneios como este!

 
Autor(a)

Escrito por: Diego Gomes Fanático por blogs, content marketing, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale comigo: @dttg ou inscreva-se no meu curso gratuito de marketing de conteúdo por email.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!