Saiba tudo sobre o novo algoritmo do Facebook: o que mudou, como isso afeta sua empresa e como agir em relação a essa novidade

Saiba tudo sobre o novo algoritmo do Facebook: o que mudou, como isso afeta sua empresa e como agir em relação a essa novidade

Nesse último mês, ocorreram diversas mudanças notáveis para quem desenvolve uma estratégia de marketing digital. Os principais meios de divulgação e compartilhamento de conteúdo na internet, Facebook e Google, mudaram seus algoritmos de forma que a navegação nos respectivos sites fosse ainda mais atraente para seus visitantes.

 A principal alteração feita no algoritmo do Google foi privilegiar sites que tenham um design responsivo. Mas o que de fato mudou no algoritmo do Facebook? Por quais motivos eles fizeram essas mudanças? Como isso vai, de fato, afetar sua empresa? E quais ações você deve tomar para continuar tendo sucesso nessa rede social com o seu negócio? Confira a resposta para todas essas dúvidas e saiba como manter seus esforços de marketing digital sempre bem direcionados:

O que mudou?

 Segundo os responsáveis pela mudança, o Gerente de Produto, Max Eulenstein, e a Pesquisadora de Experiência do Usuário, Lauren Scissors, houve um ajuste no balanceamento de conteúdo que os usuários recebem sobre seus amigos e pessoas públicas, editores, empresas e organizações comunitárias. Esse nivelamento do conteúdo, ou seja, o que cada pessoa verá mais em seu feed de notícias, será customizado para cada usuário, dependendo dos seus interesses. Para isso, foram feitas três atualizações no algoritmo do feed de notícias:

Usuários com pouco conteúdo

A primeira alteração foi feita pensando em melhorar a experiência de pessoas que não possuem muito conteúdo para visualização. Anteriormente, o Facebook tinha um código para impedir a repetição de conteúdo de uma mesma fonte de forma consecutiva. Entretanto, agora, se o usuário estiver visualizando o feed de notícias e não houver mais conteúdo para ser mostrado, mas ainda assim o usuário continuar nessa página procurando por mais novidades, o Facebook poderá repetir postagens de uma mesma fonte.

Relevância de conteúdo de amigos próximos

A partir de feedback dos usuários, o Facebook também notou que algumas vezes postagens de amigos mais próximos estavam ficando perdidas no meio das demais atualizações, uma vez que os usuários recebem uma média de 100 publicações por dia. Dessa maneira, a segunda alteração irá privilegiar conteúdo de amigos próximos, fazendo com que suas respectivas publicações de vídeos, fotos, links ou atualizações de status apareçam no topo do feed de notícias. Se o usuário gosta de interagir com conteúdos de certas páginas, também será possível que ele veja essa informação.

Engajamento de amigos não terão alcance

A última mudança feita pela rede social fará com que publicações com comentários e curtidas de amigos sejam mostradas bem abaixo no feed de notícias ou, algumas vezes, nem aparecerão. Sendo assim, o feed de notícias favorecerá publicações feitas pelos amigos e páginas que eles curtiram.

Por que mudou?

 Segundo o Facebook, essa alteração foi feita pensando na experiência do usuário, de forma que agora ele verá conteúdo que de fato o interessa. A empresa tem buscado atualizar a rede social de forma que todas as informações vistas pelo usuário sejam sempre relevantes e autênticas, como, por exemplo, pesquisando novas maneiras de conseguir eliminar engajamentos fraudulentos. Portanto, independente das alterações feitas nessa última atualização, é importante saber que a experiência do usuário é o principal foco da empresa.

Mas como isso afeta minha empresa?

 Para quem está ativamente pesquisando novas maneiras de aprimorar sua estratégia de marketing digital, ficar atento a essas mudanças e como elas podem afetar seu plano é crucial.

 Nessa atualização, as páginas terão seu nível de distribuição alterado de acordo com o público e frequência de postagens. Uma das variáveis que fazem diferença, por exemplo, é a interação dos usuários. De acordo com esse fator, cada publicação pode ter seu alcance e tráfego de referência modificado.

Como continuar tendo sucesso na sua estratégia do Facebook

 Pela quantidade de conteúdo produzido e compartilhado diariamente no Facebook, a empresa busca aprimorar seu algoritmo constantemente para que as informações de melhor qualidade estejam sempre no topo do feed de notícias do usuário. Com essa mudança em específico, podemos apontar três dicas para que a execução do seu marketing digital no Facebook continue tendo resultados excelentes:

  •  Evidentemente, a nossa principal dica é que você sempre tenha como foco a produção de conteúdo relevante e de altíssima qualidade. Isso é importante e vai se tornar cada vez mais essencial para o sucesso do seu planejamento em marketing digital, já que dessa forma o usuário não somente irá interagir com o conteúdo, como também publicá-lo em seu perfil, compartilhando-o com seus amigos e conhecidos.
  •  Ainda pensando no compartilhamento do seu conteúdo, é importante que você tenha uma página amigável e que vá permitir essas interações de forma simples. Portanto, desenvolva a página da sua empresa pensando em deixar as opções de compartilhamento de conteúdo com fácil acesso, legibilidade e utilização.
  •  Por fim, é primordial que você também saiba quando e como usar o Facebook como uma ferramenta para publicidade, afinal, o Facebook Ads também pode ser um excelente instrumento para o sucesso da sua estratégia de marketing digital por meio dessa rede social. Leia mais sobre isso no nosso artigo sobre as possibilidades que o Facebook Ads oferece para ajudar a sua empresa e, dessa forma, poderá entender melhor sobre o que estamos falando.

 Se as empresas ainda não conseguiram se adaptar à ideia que o Facebook é um meio de engajamento para dialogar, educar e ajudar seus fãs, a cada nova mudança, isso se tornará mais evidente e inevitável. No final das contas, os usuários do Facebook têm controle sobre aquilo que verão a partir dos conteúdos com os quais interagem, as páginas que gostam e os amigos que possuem.

 É importante perceber essas atualizações estão sempre sendo feitas pensando no usuário e qual tipo de conteúdo ele gostaria de receber. Sendo assim, empresas inteligentes e que investem na produção e divulgação de conteúdos relevantes para seu público dificilmente serão penalizadas por qualquer mudança feita pelos algoritmos de sites de pesquisa ou redes sociais. Logo, a nossa dica fundamental é que você procure sempre focar sua estratégia de marketing digital no seu público, independente de algoritmos. Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de dividir sua opinião conosco, envie um comentário preenchendo os campos abaixo e, para incentivar a discussão sobre esse assunto, compartilhe nas redes sociais!

Quer saber mais? Baixe nosso ebook gratuito!

Marketing no Facebook_CTA para o blog (com botão de dl) 630x300

 

 
Autor(a)

Escrito por: Renata Santiago



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!