novo layout do linkedin

Novo layout do LinkedIn para Desktop: entenda e conheça as mudanças

Uma das Redes Sociais mais populares do mundo está de cara nova em 2017.

Foi lançado no dia 19 de janeiro um redesign completo da sua versão para Desktop. Segundo Chriss Pruet, que é diretor de engenharia do LinkedIn, essa é a maior mudança sofrida pela rede social desde o seu surgimento.

Foi ele o responsável por fazer o anúncio do novo design.

O principal foco dessas mudanças foi enfatizar e dar destaque aos diálogos e aos conteúdos que ficarão no centro do novo design. Deixando mais fácil para os usuários identificarem os temas de maior interesse e poderem dialogar sobre o tema e compartilhar os seus conteúdos.

Segundo as palavras do próprio Pruet “as mudanças visam fornecer um experiência mais intuitiva, rápida e criam mais valor para os usuários”. A ideia é proporcionar que nós (usuários) possamos acessar as conversas profissionais e os conteúdos mais relevantes e ver as oportunidades do mercado enquanto você está no aplicativo mobile ou no desktop.

O design vai se assemelhar um pouco com o do Facebook, o que pode ser um fator positivo por gerar menor estranhamento no seu público.

Tudo bem, agora você já sabe a intenção do LinkedIn com as mudanças vamos aprender o que realmente mudou na Rede Social Profissional mais popular do mundo.

O que mudou com o novo design do LinkedIn?

Já vimos que agora ficará muito mais simples de navegação, vamos entender um pouco cada uma dessas inúmeras mudanças no LinkedIn.

Se você está se perguntando por que o seu layout continua o antigo, não se preocupe. O LinkedIn está atualizando para usuários de diferentes países e, em breve, a rede social estará com o novo layout para os usuários brasileiros.

Esse vídeo do próprio LinkedIn mostra o novo design. Depois falaremos sobre cada mudança.

Barra de navegação

novo-layout-do-linkedin

Você deve reconhecer essa antiga barra de navegação.

Agora vamos dar uma olha na nova barra:

"novo-layout-do-linkedin(1)

Existem agora 7 funcionalidades principais na barra. Home (que é o seu feed), My Network (sua rede), Jobs (empregos), Messaging (mensagens), Notifications (notificações) e a busca.

A barra ficou mais vistosa e mais simples.

Algumas dessas funcionalidades sofreram algumas mudanças como as buscas e as mensagens, como veremos a seguir.

Novo sistema de mensagem

Uma das mais marcantes mudanças no novo layout do LinkedIn acontece no seu sistema de mensagens.

"novo-layout-do-linkedin(3)

Como você pode observar ele ficou bem semelhante ao do Facebook, sendo gerenciado na parte de baixo da página.

As mensagens ocorrerão em tempo real, como um bate papo. O que facilitará a comunicação entre você e a sua rede de contatos.

Feed mais rico

Segundo o diretor de engenharia do LinkedIn o feed agora estará mais rico, o que otimizará a experiência dos usuários para acompanhar as notícias e novidades do seu interesse.

Com uma combinação de algoritmos e editores humanos trabalhando juntos o LinkedIn vai apresentar os conteúdos mais relevantes para cada pessoa de acordo com o que elas tem interesse e costumam interagir.

Busca mais intuitiva

Outra mudança que você provavelmente vai amar é a nova forma de se fazer buscas no LinkedIn.

A caixa de buscas é agora Universal, ou seja, você poderá encontrar por ela pessoas, empregos, empresas, grupos e cursos. E como não poderia faltar em um bom sistema de buscas, você poderá filtrar as buscas por aquilo que deseja encontrar. Em breve o filtro receberá a opção de buscas por posts.

Oportunidades

Outra mudança que promete melhorar muito a experiência do usuário e possivelmente abrir portas profissionais serão os insights oferecidos pela ferramenta.

O LinkedIn vai apresentar quem são as pessoas que mais estão interessadas e engajando com os conteúdos que você escreve ou compartilha. Você terá acesso empresa, cargo e local desses interessados no seu conteúdo.

Isso pode fazer com que os usuários identifiquem oportunidades que eles nem imaginavam.

Mais sugestões para ter o seu perfil otimizado

Uma coisa que o LinkedIn sempre se preocupou foi com a qualidade do perfil dos seus usuários. Quando você entrou pela primeira vez deve ter se lembrado de como ele guiou você explicando as melhorias e dando uma nota para o seu perfil.

Essas sugestões estarão agora ainda mais ricas e completas, possibilitando o seu perfil a estar mais otimizado profissionalmente para a área que você quer se destacar. Por exemplo, o LinkedIn vai apresentar dicas de melhoria baseadas naquilo que os recrutadores estão procurando.

Número de conexões acessível

Você talvez não faça nem ideia de quantas conexões tem no LinkedIn. Bom isso agora estará simples e acessível.

Basta entrar em My Network (minha rede) e eles disponibilizarão o número para você.

novo-layout-do-linkedin

Print retirado daqui.


Como podemos ver todas as mudanças são voltadas para uma melhor experiência do usuário.

O que você achou? Ansioso para as mudanças chegarem ao seu LinkedIn ou não gostou do que viu? Deixa sua opinião nos comentário!