O que é CRO - Aprenda definitivamente o significado desta sigla

O que é CRO – Otimização da Taxa de Conversões

CRO (Conversion Rate Optimization, conhecido em português como otimização de taxa de conversão) é o processo de criação de uma experiência para os visitantes do seu site com o objetivo de convertê-los em clientes. As conversões têm o potencial de acontecer em todo o seu site. Em sua página inicial, na página de anúncios, no seu blog, e, claro, nas landing pages. E você pode (e deve) otimizar essas conversões. Esse processo é do que se trata o CRO.

Na maioria das vezes quando as pessoas falam sobre CRO estão falando do site da empresa ou da otimização das landing pages, porque esses possuem um maior potencial de otimização em prol das conversões. Mas o conceito de CRO pode ser aplicado também às redes sociais, criando uma relação com os processos de SEO. Devido a recentes atualizações no algoritmo do Google, o motor de pesquisas tende a mostrar para as pessoas conteúdo que é mais relevante para elas e para as buscas que elas fazem. Por isso, se as pessoas estão realizando as conversões em sites ou em landing pages encontradas através do Google, são grandes as chances de que o conteúdo acessado tenha uma relevância específica para aquele usuário, daí a relação do CRO com o SEO, mas este é um assunto mais complexo que ficará para outro post.

Existem várias formas de otimizar as taxas de conversão e é por isso que aprender a respeito de CRO é tão importante. Mas existem 3 áreas principais que podem lhe oferecer um atalho, e neste post falaremos um pouco sobre eles.

3 formas básicas de otimizar as conversões

1 – Segmentação

Nem todos os visitantes do seu site têm o mesmo perfil. Eles possuem costumes diferentes e cada um traz em várias características únicas que o definem. Alguns estão apenas navegando na web e “tropeçam” em seu site e provavelmente nunca comprarão de você. Outros o encontram porque realmente estão interessados ​​em seus produtos ou serviços, e podem querer comprar de você em meio a este processo. Outros vão direto até você porque precisam dos seus produtos imediatamente.

São tantas as possibilidades que a otimização passa por um processo de concentrar os esforços em quem realmente estará interessado em seu produto.

A criação de conteúdo segmentado, assim como um layout voltado para um segmento de público em específico, torna o seu trabalho em conversões mais eficiente. Por exemplo, digamos que você tenha uma agência de adoção de cães. Os visitantes do seu site podem apenas querer aprender sobre como tratar de um cão, enquanto suas ligações provenientes dos anúncios estão  mais interessadas em adotar um filhote. Com um conteúdo segmentado de forma otimizada, você poderia disponibilizar dois CTA’s diferentes para esses dois segmentos diferentes em uma mesma página. Um CTA seria para aprender mais a respeito de ter um filhote de cachorro, e o outro seria sobre o processo de adoção. Claro que se trata apenas de um exemplo básico de uso do CTA, mas se observando bem esta questão de segmentação, as chances de conversão aumentam sensivelmente. Conheça bem seu público e o que ele está buscando.

2 – Conteúdo

Disponibilizar e-books, whitepapers, textos épicos, enfim, se tornar referência naquilo que está trabalhando é uma ótima forma de otimização de conversões. Uma ótima dica nesse sentido é trabalhar o Copywriting ao produzir o conteúdo que servirá para evangelizar a sua audiência.

3 – Projeto

Seu site ou blog está funcionando e diagramado exatamente como imaginou e o layout está maravilhoso. Isto quer dizer que o trabalho apenas começou. Uma das formas de aumentar a taxa de conversão do seu blog é modificar alguns aspectos do seu site através de testes. Em resumo, quanto mais se testa um site e seu conteúdo – contando com os indicadores das métricas para mensurar resultados – mais se sabe o que o cliente deseja naquele momento.

Os maiores sites de e-commerce do mundo fazem testes com seus sites pelo menos uma vez por semana. Geralmente é um Teste A/B, que faz parte do planejamento que visa o aumento da taxa de conversão. Isso facilita a segmentação do seu público alvo de forma muito mais eficaz.

Mais dicas para a melhor compreensão e para a prática do CRO

Em caso de dúvida, não tenha medo de pedir ajuda. Assim como nós aqui do Marketing de Conteúdo, existem muitos especialistas no uso da técnica de CRO que podem te ajudar a transformar os simples visitantes casuais do seu site em clientes encantados.

Saiba que não é apenas o valor dos produtos e serviços oferecidos que atraem os potenciais clientes, mas também os sites que oferecem as melhores experiências em navegação, seja pelo layout, disposição dos links, cores, etc. Baseado nisso o CRO se torna de extrema importância para a lucratividade do site e para a viralização da marca.

Qualquer detalhe na construção do site possui a sua importância, e o sucesso nas conversões passa por todos eles. Alguns exemplos que podemos citar são as cores das fontes e do plano do fundo, a qualidade e o tamanho das imagens, a facilidade de leitura de acordo com o tamanho das fontes, posicionamento e composição de cores, a proximidade dos componentes do site (o que é muito importante nas plataformas móveis), a confiabilidade das informações prestadas e o quão bem expostos estão os benefícios oferecidos por seu serviço ou produto, mesmo que seja apenas o custo benefício. Além disso, deve se ter atenção ao call to action e à formatação das landing pages e opt ins. Se você tem dúvidas de como fazer uma landing page que converte, temos um material gratuito que te ajudará muito nisso! Clique aqui para conferir

Há de se ressaltar que cada modificação só deve ser efetivada após exaustivos testes. Se manter atento a cada item evita que as visitas sejam abandonadas logo na página inicial, ou que carrinhos cheios sejam deixados sem retorno

Testes para o CRO

São vários os testes que podem ser realizados em função do CRO. Os mais comuns são os testes A/B. No A/B, temos duas versões de um mesmo site. De acordo com as métricas analisadas em cada um deles, o que obtiver os melhores resultados é o que será utilizado.

Também podem ser usados os testes multivariados, que oferece várias versões a serem testadas com diversas diferenças entre elas, que podem estar nas cores, botões, disposição dos itens de navegação, etc. As versões mais aceitas, de acordo com o resultados, é que irão fazer parte da composição final de um site ou blog.

Concluindo

O CRO depende de um processo minucioso e contínuo. São várias pesquisas, experiências, análises e uma constante atualização em relação ao que anda acontecendo no mercado. O bom planejamento do CRO tem o potencial de tornar um negócio muito mais lucrativo e criar uma marca forte.

Enfim, qual é o significado filosófico da sigla CRO?

Entendidas as questões acima, CRO trata-se de algo que não deve ser utilizado apenas como uma medida emergencial, mas deve fazer parte do planejamento e do dia a dia de qualquer negócio que pratica o marketing digital.

Compreendeu a importância do CRO para o seu blog ou site? Ainda tem dúvidas ou experiências a relatar? Compartilhe conosco nos comentários!

Até a próxima!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!