o que é hashtag

O que é hashtag e como utilizá-la nas redes sociais?

Se as redes sociais são lugares em que as pessoas podem compartilhar o que estão assistindo, pensando e sentindo, não seria ótimo se a gente conseguisse filtrar pesquisas em torno do tema destes comentários?

Se você concordou com esse questionamento pode ficar feliz, pois existe uma solução para isso.

É o uso das hashtags!

Com a disseminação do uso das redes sociais, a presença das hashtags está se tornando cada vez mais constante.

Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar deste artifício, porém não entendem a sua função principal.

Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, confira este post a seguir.

Afinal, o que é hashtag?

As hashtags são como palavras-chave que as pessoas utilizam para marcar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas redes sociais.

Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico.

Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

A partir dessa pesquisa é possível encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada uma delas compartilhou.

Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo no meio do Marketing de Conteúdo, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.

Assim, descobrirá o que as pessoas estão achando e comentando a respeito desse tema.

Como e quando usar hashtag?

Para utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#), ou jogo da velha, como é conhecido no Brasil.

E, logo após, inserir a palavra chave que você achar que irá classificar melhor o seu post. Não se esqueça de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.

Voltando ao nosso exemplo, para falar sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, basta adicionar a hashtag #contentmarketing ou  #marketingdeconteúdo e você garantirá que o seu comentário esteja incluído no universo de pesquisa do tema.

Dicas básicas para usar hashtag

É importante falar sobre algumas dicas que podem ajudar muito para que as suas hashtags tenham sucesso.

Não coloque todo o conteúdo em uma hastag

se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

Não use uma hashtag pra cada palavra

Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post

usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

Confira a ortografia

um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.

De que forma a minha empresa pode usar hashtag?

Agora que você já sabe o que é uma hashtag e como deve utilizá-la de maneira adequada, é hora de entender como você pode aplicar tais conhecimentos na prática da sua empresa.

Primeiramente, é importante enfatizar a importância de se ter perfis corporativos nas redes sociais em que os seus públicos estão mais presentes e ativos.

Desta forma, é possível interagir e se aproximar do público, criando uma relação que vai muito além do simples comercial.

Assim, se o seu perfil é público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por diversas pessoas, além daquelas que já são seguidoras da sua página.

Então, escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.

É interessante criar uma hashtag própria para a sua marca ou evento como estratégia de marketing.

Desta forma, você pode incentivar os seus públicos a compartilharem conteúdos com a sua hashtag para concorrerem a promoções ou prêmios, por exemplo, e em troca eles estarão aumentando muito a visibilidade da sua hashtag.

Quando uma marca cria uma hashtag e as pessoas começam a se apropriar dela, elas estarão interagindo diretamente com a marca e com a empresa, aumentando a chance de se tornarem clientes posteriormente.

Como funciona a hashtag em cada uma das redes sociais?

Mesmo tendo sido criada pelo Twitter, hoje elas já são muito disseminadas no contexto online e diversas outras redes sociais também incentivam os seus usuários a utilizarem hashtags.

É muito importante que se pesquise muito bem cada uma das mídias sociais para entender como as pessoas se comportam e como utilizam as hashtags para conseguir gerar o maior engajamento possível.

São várias as redes sociais que aderiram às hashtags, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Google+, Pinterest e Vine. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas.

Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média.

Além do volume diferente de hashtags utilizadas, cada uma das redes sociais tem as suas particularidades e especificidades.

Portanto, pode ser que uma palavra-chave que faça muito sucesso no Twitter não necessariamente será tão bem sucedida no Facebook.

Nós vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Como usar hashtags para marketing em cada rede social?

Além de hashtags referentes a acontecimentos ou datas importantes, e de hashtags criadas por diferentes empresas para fins de marketing, algumas hashtags também surgem com ideias dos usuários e tornam-se virais.

Sua empresa pode usar essas hashtags para entrar em uma conversa que reúne milhares de pessoas no mundo todo.

Cada rede social tem suas próprias hashtags virais. Alguns exemplos são:

  • #FF no Twitter – “Follow Friday”, algo como “Sexta-feira da seguida”, uma hashtag usada para recomendar aos seus seguidores um perfil que você acha interessante)
  • #instagood no Instagram – usada para indicar uma foto que ficou muito boa.

As hashtags virais muitas vezes não passam de uma rede social para a outra. Não faria muito sentido usar #instagood em um tweet, por exemplo.

Você também já viu, no item anterior, que existem importantes diferenças entre o modo como as pessoas se apropriaram das hashtags em redes sociais diferentes. Nós destacamos que em algumas redes sociais elas são mais usadas do que em outras.

Além dessas diferenças, também existem questões práticas que mudam de acordo com o canal. Em outras palavras, o passo a passo para usar uma hashtag e as funções disponíveis também mudam ligeiramente conforme a rede social.

Twitter

Para publicar uma hashtag no Twitter, basta incluí-la em um tweet publicado a partir de uma conta pública. Tenha em mente que, se a conta não for pública, outras pessoas não poderão visualizar seu tweet ao pesquisar pela hashtag.

Uma coisa bem única das hashtags no Twitter é a possibilidade de utilizá-las para criar sessões de perguntas e respostas sobre um determinado assunto. E

ssas sessões são chamadas de Twitter Chats, e podem ser uma grande oportunidade para realizar networking com pessoas interessadas em certos assuntos.

Sua empresa pode participar de um Twitter Chat acompanhando a agenda divulgada. Também é possível submeter seu próprio assunto e atender possíveis parceiros e clientes em uma sessão de Q&A personalizada.

Depois de publicar sua hashtag por meio de um tweet, você precisará acompanhar o que as pessoas estão dizendo com essa hashtag.

Você pode fazer isso através de uma busca simples no campo indicado com a lupa, no canto superior direito da tela – afinal, você já sabe exatamente o que está procurando. Não é preciso usar o sinal de cerquilha para essa busca, mas você deve escrever a hashtag da forma correta.

Com a busca avançada, você ainda consegue direcionar mais os resultados que deseja. É possível limitar a busca por data ou localização, por exemplo, ou até mesmo procurar tweets positivos ou negativos com a hashtag. Isso é feito com base no uso de emoticons alegres ou tristes – 🙂 ou 🙁 .

Os resultados da sua pesquisa podem ser exibidos de algumas formas diferentes. São cinco formas principais de exibição: Top, Live, Accounts, Photos e Videos. Cada uma delas tem sua própria característica.

O modo de exibição Top apresenta primeiro os tweets que tiveram maior engajamento – como retweets e respostas.

O modo Live apresenta os tweets em ordem cronológica, e é atualizado em tempo real conforme eles são publicados.

O modo Accounts apresenta apenas tweets de certas contas oficiais de fontes de notícias, como jornais.

Como você pode imaginar, é claro, os modos Photos e Videos apresentam apenas tweets que, junto com a hashtag, trazem também fotos e vídeos.

No Twitter, as hashtags mais usadas entram em um ranking, chamado de Trending Topics – ou seja, tópicos “da moda”. Grandes campanhas de marketing podem colocar uma hashtag temporariamente nos Trending Topics de certa região.

Facebook

No Twitter, era preciso publicar a hashtag a partir de uma conta pública. No Facebook, pela mesma lógica, é preciso que o post contendo a hashtag seja público. Do contrário, ele não poderá ser indexado nas buscas.

É possível controlar essa definição a partir da própria caixinha em que o post é escrito, usando o botão azul no canto inferior esquerdo.

No Facebook, é ainda mais fácil buscar pelos resultados usando uma determinada hashtag. Depois que você publica uma atualização de perfil, a hashtag do post torna-se automaticamente um link para a página que reúne estes resultados.

Portanto, basta clicar no seu próprio post para encontrar o que outras pessoas estão dizendo com aquela hashtag.

Além disso, você também pode procurar resultados com uma hashtag usando o campo de busca ou através da URL www.facebook.com/hashtag/SuaHashtagAqui.

Com exceção de alguns países, o Facebook não lista as hashtags mais usadas. Por isso, você não consegue saber quais são os tópicos mais comentados.

Embora o Facebook seja uma rede social em que o uso de hashtags ainda não é tão forte, ele tem mais opções de visualização para os resultados de uma busca por hashtags.

Ele traz as opções Top, Latest (que corresponde a Live), Photos e Videos, que correspondem ao que já vimos no Twitter.

Mas, além dessas, você também pode visualizar os resultados nos modos Pages, People, Places, Groups, Apps e Events. Eles listam, respectivamente, páginas, pessoas, lugares, grupos e eventos que estão usando a hashtag.

O que esses modos tem em comum é que todos os resultados apresentados estão oficialmente ligados à hashtag que você buscou.

Instagram

No Instagram, para usar uma hashtag, é preciso incluí-la em um post feito a partir de uma conta pública. Uma diferença interessante em relação ao Twitter e Facebook é que, quando você começa a digitar uma hashtag no seu post, ao inserir o símbolo da cerquilha, o Instagram imediatamente começa a sugerir hashtags baseado na popularidade.

Para pesquisar os resultados com a sua hashtag, você precisa digitá-la no campo de busca e clicar na opção Tags. Você também pode ver as hashtags mais usadas clicando na opção Explore, representada pela lupa, na parte de baixo da tela.

Você logo vai notar que, no Instagram, as hashtags são bem mais gerais do que no Twitter. Elas se referem mais às fotos em si, como é o caso da hashtag #nofilter, que indica uma foto sem filtro.

Enquanto isso, as hashtags do Twitter tendem a ser mais relacionadas a temas do momento.

E então, agora que você já sabe utilizar as hashtags e sabe o que deve fazer para conseguir interagir com os públicos da sua marca, está pronto para conseguir os melhores resultados nas redes sociais?

Utilize a hashtag #marketingdeconteúdo e compartilhe conosco as suas experiências e aprendizados no assunto!

E aprenda quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais aqui!

o que é hashtag

 
Autor(a)

Escrito por: Luiza Drubscky Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!