O que é Marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua empresa 2

O que é Marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua empresa

“Seus clientes não são estúpidos. Eles sabem que o conteúdo que você está gerando é feito, em sua maior parte, como uma forma de ganhar confiança e anunciar para eles. Mas isso não significa que este conteúdo não possa ter um propósito maior – entreter, educar ou causar uma risada durante o dia de alguém. Crie conteúdo que tem um benefício maior do que somente promover sua empresa.”   –  Lisa Barone, Vice Presidente de Estratégia da Overit

Se você está interessado em trabalhar ou divulgar seu negócio na Internet (e quem não está?), você não pode fugir do marketing digital e do marketing de conteúdo. Ele está em tudo que você vê, lê ou escuta.

É realmente necessário aprender novas formas de marketing?

Sim! Cada vez mais, as formas tradicionais de marketing estão perdendo espaço. Comerciais de TV, anúncios de revistas e, até mesmo, banners e ads em sites são amplamente ignorados por potenciais consumidores. Então, é necessário entender que novas formas de abordar e expor suas ideias para seus clientes devem ser utilizadas. Também deve-se lembrar que a Internet alterou totalmente as formas de comunicação entre cliente e empresa. Os consumidores estão mais informados, mais exigentes e muito mais criteriosos em suas escolhas. Por isso, especialistas e líderes ao redor do mundo concluíram que marketing de conteúdo não é somente o futuro, é o presente!

Mas, o que é marketing de conteúdo?

Marketing de Conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo útil e interessante para atrair e converter prospecções em clientes e depois fidelizá-los para que eles retornem sempre. Ou seja, criar posts em seus blogs, produzir vídeos explicando assuntos relacionados ao seu trabalho, fazer postagens em redes sociais como Facebook, Google+ e Linkedin, e até mesmo ter descrições bem elaboradas de seus serviços ou produtos.

O tipo de conteúdo compartilhado deve sempre ser próximo a sua área de atuação, afinal, você está informando as pessoas para que elas conheçam, gostem e confiem em você e sua empresa o suficiente para fazer negócios.

O Marketing de Conteúdo e o Marketing Tradicional

Existem diversas maneiras de se explicar as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é sobre um possível consumidor e não sobre você. Você não falará sobre seu negócio diretamente, e sim, ensinará aos seus clientes temas relevantes que envolvem sua área de atuação. Portanto, é um diálogo e não um monólogo. A opinião de seus clientes é relevante e tem uma importância imensa. Eles discutirem ideias te auxilia a alterar suas estratégias para melhorar a experiência deles junto ao seu trabalho.

Os custos para se investir nos meios tradicionais de marketing são muito altos. Segundo um estudo da HubSpot, marketing de conteúdo custa 62% menos por lead do que o marketing tradicional. Os resultados do marketing tradicional ocorrerão durante o período de veiculação mas serão passageiros. Mas, graças ao Google e as redes sociais, conteúdo interessante pode gerar tráfego e vendas mesmo muito depois de publicado.

Motivos para se investir em Marketing de Conteúdo

Segundo estudos de empresas americanas como Pew Internet & American Life Project, SRI, Serch Engine Land e HubSpot:

  • 78% dos usuários de Internet fazem pesquisas de produtos online

  • Mais de 90% dos especialistas em Marketing de negócios B2B e 86% B2C usam uma ou mais ferramentas de Marketing de Conteúdo

  • 46% da pesquisas diárias são por informações de produtos ou serviços

  • 60% das pessoas procuram produto de uma empresa após lerem conteúdo a respeito dele

  • São mais de 3 bilhões de procuras diárias no Google

  • 33% dos consumidores americanos gastam 3 ou mais horas online

  • Mais da metade de todos os usuários de Internet lêem blogs no mínimo mensalmente

  • Um de cada oito minutos online é gasto no Facebook

  • O orçamento médio gasto em blogs e mídias sociais de empresas dobrou nos dois últimos anos

  • 74% dos especialistas em marketing identificam marketing de conteúdo como mais efetivo que as propagandas tradicionais em gerar ROI (Retorno de Investimento)

E também:

  • Marketing de Conteúdo aumenta tráfego, gera leads, impulsiona vendas e ajuda seu negócio a crescer. Empresas que blogam tem 55% mais visitantes, 97% mais referências de seu site e 434% mais páginas indexadas.

  • Marketing de Conteúdo tem muita visibilidade, é mensurável e rastreável. Conteúdo bom e posicionado corretamente é encontrado e apreciado pelos consumidores e levam a leads no momentos certo. E é possível medir isso. Você pode dizer isso do seu último comercial de TV? Você sabe quantos leads ou vendas ele gerou, ou ao menos quem o viu?

  • Seus clientes estão cada vez mais céticos em relação a propagandas. Eles não querem seus momentos familiares (ou qualquer momento!) interrompidos por ligações de telemarketing ou ter suas caixas de e-mail lotadas de spams que eles simplesmente jogarão fora. Então, facilite ao máximo que seus possíveis consumidores encontrem conteúdo útil e relevantes. Eles irão lhe agradecer por isso.

  • Com a diversidade de formas para se distribuir conteúdo (blogs, redes sociais, newsletter, matérias e artigos em websites, podcasts, vídeos) é possível se produzir conteúdo relevante com uma linguagem adequada para seu público.

  • Lembre-se do boca-a-boca. Antigamente, ao precisar de comprar algo, pessoas pediam referências a amigos e conhecidos sobre as marcas disponíveis no mercado. Hoje, com acesso à Internet, consumidores podem olhar o que milhares de pessoas estão falando sobre os produtos, marcas e serviços em redes sociais e blogs.

E que empresas usam Marketing de Conteúdo?

Empresas como a Microsoft, Kraft Foods (que produz os chocolates Lacta e o biscoito Club Social), a General Electric e a Coca-Cola são exemplos de grupos que investem em uma comunicação diferenciada com seus consumidores. Porém, marketing de conteúdo não é exclusivo de grandes corporações. As ferramentas de marketing são acessíveis para todos.

Tudo que um pequeno empresário precisa é conhecer seu público alvo e assim terá como promover estratégias de marketing eficientes. Com esse conhecimento será capaz de desenvolver conteúdo interessante e engajante. Criar um blog que seja ativo e relevante e redes sociais que divulgam boas informações, por exemplo, são ferramentas que tornam empreendimentos destaques em suas áreas. Quando bem utilizadas essas ferramentas podem ser um diferencial muito positivo para um negócio.

Então, quer saber mais sobre Marketing de Conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens e entre em contato com a Rock Content!

Hubspot
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Marketing Vendas Tecnologia Na Prática
    Kit Grandes Sucessos da Rock Content
    Materiais de Marketing de Conteúdo
    Fórum do Marketing de Conteúdo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!