gráfico pagerank

O que é Pagerank e por que ele é importante para seu site?

Quem trabalha com internet sabe que um dos pontos mais importantes a se mensurar com o Marketing Digital é saber o alcance de suas postagens. Os sites e blogs precisam ter esse conhecimento para saber se o seu conteúdo está atingindo seu público-alvo (ou buyer persona).

Pensando nisso, é importante sabe que uma das principais ferramentas utilizadas pelo social media de um site ou blog é o Pagerank. Que tal saber o que é e qual a importância desta avaliação para as páginas da sua empresa? Veja a seguir!

Conhecendo o Pagerank

É notório que muitas pessoas já ouviram falar e até utilizam o Pagerank. No entanto, muitas não têm a menor ideia do que a ferramenta se trata.

Alguns administradores de sites e blogs já devem entender seu conceito, mas é sempre importante se manter atualizado e por dentro do mundo que o cerca, mesmo que o Pagerank não tenha mudado tanto no decorrer de seus quase 20 anos de existência.

Isso mesmo! O Pagerank já vem sendo utilizado há quase 20 anos, desde quando foi desenvolvido por Larry Page com o auxílio de Sergey Brin, na Universidade de Stanford.

A partir de sua criação, o Pagerank começou a ser utilizado pelo Google, como a principal ferramenta de avaliação entre sites. Você pode utilizar o Pagerank do Google instalando a barra de ferramentas do site

Então, o Pagerank é uma avaliação?

Na realidade, o Pagerank é especificamente uma ferramenta que ajuda a avaliar a importância do seu site em relação a outros sites.

Este mecanismo – além de informar o posicionamento do seu site -, organiza a lista de sites que aparecem na hora da busca no Google conforme a sua relevância de acordo com o número de acessos que a página alcança.

Como o Google é utilizado por quase todos os internautas como a principal maneira de se buscar algo ou tirar alguma dúvida, a localização do seu site no rankeamento do Google é muito importante.

Afinal, quem passa da quarta ou quinta página de busca quando pesquisa algo? E é justamente pensando nisso que é importante se estar bem rankeado no Pagerank.

Como funciona o Pagerank?

O Pagerank, na teoria, funciona de uma maneira bem simples.

A ferramente tem um rank que vai de 0 a 10. Portanto cada site tem uma pontuação específica que é dada pelo Google. Esta pontuação é concedida através de uma espécie de voto.

Um dos exemplos mais utilizados é quando alguém recomenda a sua página ela ganha uma boa reputação perante o Pagerank.

Mas não se consegue uma boa avaliação somente com referências, apesar de que essas referências ajudam a aumentar a sua pontuação.

Atualmente o Google usa como métrica para avaliação de cada site três importantes características: a Quantidade, a Qualidade e o Contexto dos cliques que a página recebe.

É importante dizer que para que a página receba a pontuação do Pagerank as três características devem vir sempre juntas.

Ou seja, se o site não tiver qualidade e contexto, mas receber muitos cliques, ela não terá uma boa pontuação no Pagerank.

Portanto, se você é o administrador da sua página lembre-se de trabalhar os três pontos para conseguir manter sua página bem posicionada.

O seu lugar no Pagerank

Já entendemos que para conseguir uma boa boa no Pagerank é preciso conseguir uma boa colocação.

É essa pontuação que vai ajudar na avaliação e colocar o site em um bom posicionamento quando for buscado no Google.

Reforçamos ainda que as chances do seu site aparecer nas primeiras páginas do Google são grandes caso você consiga fazer os três pontos citados anteriormente.

Outra forma de conseguir um bom lugar no Pagerank é que o seu site receba links de sites importantes do nicho que você se insere.

Em suma, se você tem um site que fala sobre futebol e os principais sites esportivos do país lhe recomendarem e apresentarem links diretos para a sua página você terá uma boa reputação frente ao Pagerank.

Vale salientar que ter links da sua página em sites de pouca relevância não é bem visto pelo Pagerank.

Na realidade estes links mal contam na hora da avaliação, por isso procure vincular sua página a sites grandes e que tenham um bom número de acessos.

Lembre-se que a escolha do nicho certo fará toda e qualquer diferença.

E qual a importância do Pagerank?

Depois de entender o que é e como funciona a ferramenta que posiciona as páginas na pesquisa do Google, temos que entender qual a importância do Pagerank para o seu site.

O ponto forte do Pagerank é a colocação de um site na hora que um internauta fizer a pesquisa.

Ou seja, a chance de seu site conseguir acessos devido ao resultado da pesquisa é enorme caso ele esteja bem colocado.

Portanto, a importância do Pagerank é que ele define onde o seu site vai aparecer quando for feita uma busca no Google.

E, já que para conseguir viver de sites ou blogs o que importa é o número de acessos, o Pagerank vai ajudar você a aumentar o tráfego na sua página.

As 11 melhores dicas para se dar bem no Pagerank

Agora que você conheceu melhor a ferramenta, lhe daremos 11 dicas mais específicas sobre como melhorar seu posicionamento no ranking dos principais motores de busca através de ações relativamente simples, mas que prescindem de que você esteja sempre atualizado em relação às principais novidades em seu nicho de negócio e tenha um senso crítico afiado sobre como otimizar seu site da melhor maneira.

Se dando bem no Pagerank

1. Conteúdo único

Em primeiro lugar, o mais importante passo é criar um bom conteúdo exclusivo para seu site ou blog.

Os motores de busca dão muito mais ênfase a um conteúdo único.

Desta forma, a indexação é muito mais frequente.

Isso se dá muito em função, de um conteúdo único e relevante atrair muito mais buscas de interessados na autoridade transmitida por suas publicações.

Isso faz com o que o Google “perceba” que ali está algo importante.

2. Use tags de cabeçalho e palavras-chave

Como mencionamos acima, postagens de alta qualidade irão lhe ajudar a se classificar melhor.

Mas ao mesmo tempo é sabido que a melhor forma de ser encontrado no Google é estando na primeira página das buscas orgânicas.

Uma ótima forma de se conseguir isso é aprender a trabalhar bem com as tags de cabeçalho e também com as palavras-chave.

Existem algumas ferramentas disponíveis que lhe permitem fazer esta otimização, através das melhorias nas tags H1, H2 e H3, além da verificação de quais são as melhores palavras-chave para o conteúdo que você está trabalhando.

O Google Adwords pode lhe dar uma força considerável nesse sentido.

3. Importante

Evite exagerar em relação à quantidade de palavras-chave.

O algoritmo do Google não lida bem com este tipo de situação. Prefira algo mais preciso, e que oferecerá mais condições de direcionar a um local mais específico.

4. Backlinks

Além de disponibilizar conteúdo relevante e de caprichar no trabalho de SEO com a utilização de palavras-chave, é importantíssimo que você também tenha backlinks, ou seja, links de postagens que direcionam ao seu site ou blog.

A forma mais fácil de se fazer isso é fazer links internos através de suas próprias postagens.

Mas ao disponibilizar conteúdo único, e com um bom trabalho de SEO que lhe proporciona uma vantagem em relação ao ranqueamento, a possibilidade de que outros publishers realizem este trabalho por você aumenta consideravelmente.

Essa técnica se chama link building e você pode ler mais sobre ela aqui.

5. Interaja com outros blogueiros

Outra boa forma de melhorar o seu Pagerank é participar sempre de webinários, fóruns de discussão, e qualquer outra alternativa que possa melhorar o seu networking.

Dessa forma, você poderá solicitar a outros blogueiros que disponibilizem links de suas publicações em seus sites ou outros tipos de divulgação.

O mundo do Inbound Marketing não é algo tão competitivo quanto parece e muitos dos divulgadores estão bastante interessados em aprender cada dia mais sobre esta arte.

Desta forma, não perca a oportunidade de conhecer novas pessoas (e até de influenciá-las), e melhorar seu ranqueamento nos motores de busca.

E você também pode fazer o mesmo por eles sem nenhum tipo de prejuízo para o seu negócio.

6. Corrija links quebrados

Os links quebrados parecem apenas uma falta de cuidado por parte do gestor de um site, mas trata-se de um grande problema na hora de se dar bem no Pagerank.

Faça sempre a verificação através de verificadores disponíveis na internet (como o Broken Link ou Link Checker, por exemplo) e realize a correção o quanto antes, tanto através da alteração da URL para um link correto ou até mesmo realizando o redirecionamento daquele link quebrado para algum que realmente funcione.

7. Tenha certeza de como o Google reconhece os seus endereços

O Pagerank é na verdade como uma espécie de “campanha de votação”, onde os sites mais visitados acabam tendo um melhor posicionamento nos motores de busca.

Para que isso dê certo, é preciso ter certeza se o Google reconhece todos os links para o seu site de uma forma única.

Isso pode ser facilmente resolvido através do redirecionamento de todos os sites que possam causar essa “diluição”, para apenas o de sua preferência.

8. Promova testemunhos

Quem trabalha com a comercialização de produtos e serviços sabe bem que um dos principais termômetros de um negócio é o depoimento dos clientes em relação a satisfação de ter adquirido aquele produto de você.

E uma das formas de se dar bem no Pagerank é atiçar a curiosidade dos demais usuários, que os levará a visitar o seu site ou blog, a partir dos testemunhos dos clientes convertidos.

Incentive-os a falar bem do seu negócio e de sua marca nas redes sociais, ou até mesmo em espaços próprios em sua landing page.

Isso proporciona um número maior de visitas e consequentemente melhorias em relação ao ranqueamento.

9. Ofereça descontos

Outra grande dica para quem trabalha oferecendo produtos ou serviços na web e deseja melhorar o Pagerank é criar uma campanha de descontos para as suas mercadorias.

Seja através de e-mail marketing, postagens nas redes sociais, ou anúncios pagos, esta é uma ótima forma de aumentar o número de visitas para o seu site, o que pode lhe oferecer benefícios duradouros e relação ao posicionamento de sua página nos motores de busca.

10. Use e abuse das redes sociais

As redes sociais são ótimos espaços em que você pode interagir com um público segmentado de maneira mais direta e espalhar seus backlinks por aí.

O sucesso deste tipo de ação dependerá na verdade de como você lida com o seu público e também da sua experiência em postagens neste contexto.

Estamos falando de saber os melhores horários, tipos de postagens, tamanhos de fotos e vídeos, etc.

Saiba que a conquista de melhorias no Pagerank é um processo contínuo e interligado com todos os seus atos na internet, independentemente de ser um trabalho realizado diretamente nos motores de busca ou não.

11. Traduza seu site

Se você pode dar ao luxo de contratar tradutores ou tem uma comunidade de pessoas dispostas a fazer o trabalho de tradução, você pode aumentar significativamente o seu público ao tornar suas páginas disponíveis em outros idiomas.

Como você já sabe, este aumento do tráfego vai ajudar a aumentar o seu Pagerank.

 

Por que os administradores de sites não dão atenção ao Pagerank?

Já que a importância do Pagerank é manter o site bem colocado ele deveria ser atualizado constantemente, não acha?

Infelizmente não é isso que acontece.

O Pagerank só é atualizado, em média, a cada três meses.

Fazendo com que fique defasado e consequentemente os administradores de páginas acabem não dando a devida importância para a ferramenta do Google. É

claro que é importante se manter bem colocado, afinal gerar tráfego para o seu site é sempre bem vindo.

No entanto, a falta de uma atualização constante faz com que o Pagerank não receba a atenção que merece por parte dos administradores e donos de sites e blogs.

Por fim, deve-se reforçar que mesmo o Pagerank tendo uma atualização esporádica, ele é bastante útil para qualquer site.

Lembre-se que sua página vive de acessos!

Aparecer bem colocado nos resultados de uma busca ajuda a manter um bom tráfego para as suas páginas.

Aproveite que a ferramenta de avaliação veio para ajudar e facilitar os sites, se aprimore e coloque isso em prática para ter uma boa avaliação e estar sempre bem posicionado no rank de pesquisa do Google.

E aí, tem algum comentário, crítica ou sugestão? Você já utiliza o Pagerank na sua estratégia? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!