O que postar no Facebook da minha empresa: a receita de um post perfeito

O que postar no Facebook? O que são posts perfeitos? De onde vêm? Como se reproduzem? Eles realmente existem?

Sim, os posts perfeitos para o Facebook realmente existem e são facilmente mensuráveis: é exatamente isso o que iremos mostrar para vocês aqui.

E o melhor de tudo é que a receita para que o post da sua empresa tenha sucesso é bastante simples: com apenas 5 ingredientes – que podem ou não ser misturados – você obtém muito mais chances de ser visto na rede social de Zuckerberg.

Preparado? Então, simbora!

Afinal, o que postar no Facebook?

Na hora de clicar no botão de “publicar”, seu post perfeito deve:

1. Ser um link (para um artigo de blog, por exemplo);

2. Ter preferencialmente 40 caracteres ou menos;

3. Ser publicado fora dos horários de “pico de audiência”;

4. Fazer parte de uma campanha consistente;

5. Ser contextualizado com alguma notícia factual.

Como você pode observar, são 5 dicas que, apesar de não serem nada complicadas, foram objeto de pesquisas complexas feitas por domínios de destaque na área de marketing digital, como a Buddy Media e a Track Maven.

Agora, voilà!

Neste artigo, vamos provar cada um dos 5 ingredientes do post perfeito do Facebook.

Continue lendo e veja no que vai dar essa receita!

1. Um post perfeito para o Facebook deve ser um link

Os dados, nesse caso, são do database do próprio Facebook.

Os posts de links – que se transformam automaticamente em imagens com chamadas na timeline do Facebook – atraem o dobro de clicks dos posts com uma imagem simples que é atualizada com um link no campo de descrição.

Além de ser bem mais prático para quem posta – basta dar um bom e velho “ctrl C/ ctrl V” na URL que deseja transformar em link e esperar o feed do Facebook gerar o link – as publicações em formato de link facilitam a vida dos usuários, que têm a opção de clicar instintivamente tanto na imagem quanto no texto da chamada.

Já os posts com links distintos da imagem necessitam um pouco mais de boa vontade do usuário, que tende não só a  clicar inutilmente sobre a imagem, como tem que posicionar o cursor do mouse sobre o link destacado na descrição.

A pergunta que resta é a seguinte: se pode facilitar, para que complicar?

Tasque logo um post com link e corra para o abraço.

2. Um post perfeito deve ter 40 caracteres (ou menos)

Pense, por um momento, na timeline de todos aqueles usuários que curtiram a página da sua empresa.

(Pausa para refletir sobre as timelines alheias) 

São centenas de posts inúteis misturados a outras centenas de posts pessoais (muitos também inúteis) disputando a atenção dia após dia dessa pessoa que você deseja desesperadamente chamar a atenção com o branding da sua marca.

E “desespero” é uma ótima palavra que resume o que você deve evitar em posts do Facebook: os famigerados “textões”.

Um estudo da Buddy Media chegou à conclusão de que 40 caracteres (ou menos) geram muito mais engajamento – como curtidas e comentários.

Mas o que, diabos, dá para escrever em apenas 40 caracteres?

Tá certo, não dá para escrever muita coisa além de uma espécie de TEASER que faça com que o usuário entre, logo de cara, no clímax do post.

Pode ser um teaser cômico, que induza mistério, que ironize, que brinque. O que vale é soltar a criatividade.

Ainda está na dúvida sobre como fazer isso? Conheça agora 15 dicas para produzir conteúdos interessantes nas redes sociais

Ah, e nos 40 caracteres não estão inclusos aquela chamada que o Facebook automaticamente reproduz abaixo da imagem do post – esse texto servirá como complemento.

E você achando que os 140 caracteres do Twitter eram poucos…

3. Um post perfeito deve ser publicado fora dos horários de pico de audiência

Talvez seja esse o tópico mais polêmico.

Afinal, você provavelmente já deve ter lido inúmeros tutoriais, artigos e infográficos que juraram de pés de juntos que existem horários melhores e piores para se postar no Facebook: no caso, quando seu público-alvo estivesse online, interagindo nas redes sociais.

Saiba mais sobre a dinâmica do Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais com este guia completo.

Na verdade, um estudo da Track Maven que compreendeu 1,5 milhões de posts e 5.800 páginas mostrou um outro lado bem interessante dessa questão.

O levantamento concluiu que (pasmem!) tiveram as melhores performances:

  • Postagens feitas aos sábados e domingos;
  • Postagens feitas fora do horário comercial, no período noturno.

O resultado é atribuído ao fato de que as postagens feitas em horários de pico e dias da semana sofrem uma concorrência muito maior, diminuindo a possibilidade de visualização.

Sendo assim, a grande dica da Track Maven para posts perfeitos no Facebook não passa de uma mudança de mentalidade: trocar a metodologia de postagens nos horários de pico relacionados ao seu público-alvo para as postagens em horários realmente eficazes em termos de visualização.

Os insones da sua audiência agradecem.

4. Um post perfeito é parte de uma campanha estratégica

Consistência.

Se você já publica um conteúdo de qualidade considerável e conta com uma audiência entusiasmada e engajada em torno da sua marca, consistência é a pitada que falta para que seus posts tragam ótimos resultados.

Um renome do marketing mundial, Mark Schaefer, ao lado de Tom Webster, fez um amplo estudo com 8.000 páginas de empresas do Facebook.

Ao fim da triagem, restaram 4 páginas bem sucedidas, das quais Schaefer destacou 4 características que todas elas tinham em comum:

  • As páginas atingiam a audiência em cheio, graças a um conteúdo “apaixonante” e “apaixonado”;

Não sabe por onde começar a escrever um conteúdo apaixonante no Facebook? Temos 50 dicas de marketing de conteúdo para o Facebook para você começar!

  • Todas as páginas produziam um conteúdo muito bom – pelo menos para o público a que se propunham;
  • Elas publicavam consistentemente (bingo!), pelo menos uma postagem ao dia;
  •  As páginas conquistavam muitos compartilhamentos – o que automaticamente impactava na visibilidade de cada uma (engajamento 100%).

Ou seja, se você realmente quer que os posts da sua empresa se destaquem no Facebook, arregace as mangas e vá logo providenciando o seu próprio calendário de postagens – de forma a planejar publicações pelo menos uma vez por dia, em todos os dias da semana (sem esquecer dos fins de semana, conforme explicamos no item anterior).

Você pensou em… consistência? Acertou!

5. Um post perfeito inclui uma notícia factual em seu contexto

Se o produto/serviço fim de sua empresa permite analogias com o que rola no noticiário, uma ótima estratégia é lançar mão das manchetes para atrair a atenção dos seus usuários.

Uma ótima pedida é usar como teaser – com menos de 40 caracteres, lembre-se do tópico 2! – algum fato que está em todos os jornais na descrição da chamada de um post no Facebook.

Além de aproveitar alguma polêmica do momento para melhor se sintonizar com sua audiência, o post contextualizado com o noticiário tem o benefício de ser melhor posicionado.

Isso acontece por causa de um algorítimo que controla o feed do Facebook.

Esse algorítimo é programado para dar uma (ligeira) maior visibilidade para posts que evoquem eventos factuais, na seção de trending topics.

Sem contar que os algoritmos também identificam comentários de usuários que apresentam tópicos mais populares.

Está aí um jeito de a sua empresa se manter sempre em pauta no Facebook.

E como é que o SEU post perfeito para Facebook se parece?

Por mais que o ser humano tenha essa mania (um tanto quanto irritante, é verdade) de criar fórmulas e rótulos para controlar tudo ao seu redor, fato é que cada um de nós somos livres para descobrir nossas próprias receitas de sucesso.

E no marketing digital não seria diferente.

Os 5 elementos do post perfeito para Facebook citados aqui apresentam, sim, uma relevância extraída de pesquisas e fontes confiáveis.

No entanto, tratam-se de pequenos pontos em um universo que compreende o Social Media como um todo.

As perguntas lá do início desse artigo – que você certamente pensou se tratarem de ironia (culpado, Chapelin!) – não são retóricas.

Posts perfeitos para o Facebook. O que são? De onde vêm? Como se reproduzem? Eles realmente existem?

Por mais que tentemos mensurar e rastrear a performance de posts, haverá sempre aquele algo a mais que compete exclusivamente à nossa criatividade (e muitas vezes única e exclusivamente à nossa sorte) para fazer com que determinado conteúdo venha a viralizar.

Nesse sentido, o desafio final é que você me apresente a sua receita especial sobre o que postar no Facebook.

Basta responder a algumas perguntas que vimos aqui:

  • Você consegue mais engajamento quando compartilha um link otimizado ou uma imagem?
  • Na sua opinião, qual o número de caracteres ideal para um post do Facebook?
  • Quantas curtidas ou visualizações você obtém ao postar nos fins de semana ou nos períodos noturnos?

Ah, e depois de responder, que tal dar uma olhada neste artigo aqui para começar desde já a implementar sua estratégia de marketing de conteúdo no Facebook?

kit de marketing nas redes sociais

 
Autor(a)

Escrito por: Marcos Tadeu Marcos Tadeu é especialista em Customer Success na Rock Content.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!