pessoa acessando o instagram

O que todo profissional de marketing deve saber sobre o Instagram

Em um mundo onde os aspectos visuais a cada dia mais tomam conta da comunicação, é clara a necessidade das empresas estarem alinhadas com esta nova dinâmica em suas campanhas.

E uma das principais formas de se manter conectado com seu público usando redes sociais é com o Instagram.

Mas só quando o trabalho é feito da maneira correta.

Isso quer dizer que, como o Instagram é uma plataforma que já possui cerca de 300 milhões de usuários frequentes (e esse número continua crescendo) são grandes as chances de que você encontre a sua persona por lá, mas não basta sair publicando imagens sem um planejamento prévio.

O Instagram serve para aproximar usuários e marca

Obviamente as postagens no perfil da sua empresa deverão mostrar a sua marca.

Mas isso não quer dizer que as campanhas deverão se basear somente no universo das vendas e dos negócios.

Procure ser criativo ao utilizar a plataforma, relacionando sua marca e questões do dia a dia, como locais interessantes, bons momentos a serem compartilhados com a família e com os amigos, questões pertinentes aos assuntos do momento, etc.

Seja consistente

O Instagram é uma plataforma originalmente concebida para funcionar em smartphones. Isso implica que seja normal que seus usuários acessem o aplicativo pelo menos uma vez por dia.

Não deixe que sua audiência te esqueça. Lembre-se que, nesse caso, a quantidade não é melhor que a qualidade.

Muitas empresas têm se saído muito bem com apenas uma postagem diária, e o diferencial nesse caso é o quanto estes posts são criativos e possuem o potencial de agregar valor à marca.

Se envolva com a sua audiência

Uma ação que funciona muito bem no Instagram, assim como em outras redes sociais, é tentar se envolver ao máximo com a sua audiência.

Passe a seguir outros usuários e curta e comente suas fotos.

A verdade é que no Instagram likes geram likes, comentários geram comentários, seguidores geram seguidores, assim como o engajamento alimenta um feedback positivo.

Use e abuse das hashtags

O Instagram é uma comunidade com uma utilização pesada das hashtags.

As hashtags são pesquisáveis ​​e são em sua grande parte bastante úteis para encontrar e seguir as pessoas relevantes para você e seu negócio.

Por exemplo, se eu postar uma foto e adicionar a hashtag #chaverde, é bem provável que eu atraia seguidores que estão em busca de uma alimentação saudável e que adoram produtos naturais, bem como as empresas do gênero.

O mesmo vale para #socialmedia, #marketing, #fashion, #fashionblogger, ou para qualquer hashtag popular. Procure as hashtags que você acha que são relevantes para o seu negócio e faça uma pequena pesquisa de mercado.

Uma hashtag popular no seu nicho pode acabar te dando ideias para posts interessantes.

Outra questão a ser considerada é que criar uma hashtag única é uma ótima forma de criar uma comunidade de seguidores de forma rápida e altamente segmentada.

Quer um exemplo? O Cineasta Hailey Bartholemew tem inspirado milhares de pessoas ao postar imagens de corações que encontra mundo afora, em sua hashtag #findinglove.

Esta comunidade foi inspirada por seu filme chamado Finding Love (inteiramente filmado por um iphone!).

O que tentamos dizer aqui todo o tempo é que Hailey não precisou em nenhuma hora chamar ninguém para que assistisse ao seu filme.

Através de uma hashtag bem pensada ele acabou se tornando uma espécie de “top of mind”, trabalhando em sua divulgação apenas através da entrega de conteúdo de valor e compartilhamento de momentos através de suas postagens, gerando assim uma maior curiosidade na audiência a conhecer seu trabalho mais a fundo.

Se mostre para o seu público

O Instagram é principalmente pensado para compartilhar experiências.

Dessa forma, além de tentar ser criativo ao mesclar a divulgação de sua marca com os exemplos que citamos no tópico sobre a aproximação de usuários e marcas, saiba que isso pode ser ainda mais otimizado quando cenas sobre os bastidores do seu negócio são apresentadas ao seu público.

A lógica disso é simples: dificilmente um usuário do Instagram utilizará o aplicativo para saber a respeito de marcas e negócios, mas sim para ter experiências, se surpreender ou se sensibilizar com as postagens ali apresentadas.

E mostrar a sua marca mais a fundo é uma grande forma de se fazer isso.

Não tenha medo de utilizar os vídeos

Outra modalidade de divulgação que tem crescido bastante nas redes sociais é a utilização de vídeos. Mas existe uma diferença interessante em relação ao Instagram.

Não se trata da possibilidade de fazer edições e utilizar os belos filtros que a plataforma disponibiliza. É fantástico poder fazer isso, mas esse ainda não é o grande diferencial.

O melhor em se utilizar vídeos no Instagram é que os usuários simplesmente não têm “medo” deles!

O temor no caso seria de se deparar com um vídeo longo e desinteressante, mas no Instagram todos os vídeos possuem apenas 15 segundos, o que os dá uma taxa de visualização altíssima.

Concluindo

Entendidas todas as questões aqui apresentadas, passe a compartilhar já cenas de sua equipe, do seu dia a dia, dos seus clientes, festas no escritório, uma nova sala, e sim, você pode até mostrar seus produtos!

Mas sempre de forma criativa, não se esqueça. Antes de postar, sempre se lembre dos princípios que movem a existência do Instagram, e o principal deles: compartilhar momentos, de forma a contribuir com as horas de diversão e entretenimento dos usuários.

Isso de forma consistente, se envolvendo com a audiência, criando comunidades paralelas com a utilização das hashtags, e se aproveitando delas para obter mais ideias sobre conteúdo relevante.

São mais de 300 milhões de usuários a sua espera diariamente! Então: mãos à obra e bom trabalho!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!