Marketing de Conteúdo no Facebook: 5 Dicas Essenciais 2

Os 8 erros que sabotam seu blog

Carrego a honra distinta de ter sido um dos primeiros a vir trabalhar com a Rock Content. Bati há pouco meu primeiro ano de Rock! Neste meio tempo deixamos de ser apenas uma ideia maluca para nos tornarmos os maiores especialistas em Marketing de Conteúdo no Brasil. Tivemos a oportunidade de ajudar centenas de empresas a começarem seus blogs, a torná-los sucessos e atingirem seus objetivos. Participei – e participo ainda! – de dezenas de projetos por aqui, nas mais diferentes áreas e com um sem número de peculiaridades em cada um.

O aprendizado ganho vivenciando tudo isto tem sido simplesmente inacreditável! Entretanto, é bem verdade que algumas das lições que nos marcam mais profundamente não vem pelos acertos, mas pelos erros. Assim, adianto o caminho das pedras, listando os oito erros mais comuns que percebo (e até já cometi!) por aqui, para que você possa evitá-los no seu próprio projeto. Veja só:

1 – Você quer abraçar o mundo

Tentar falar com todo mundo é não falar com ninguém! Mensagens genéricas, pensadas para abranger o maior grupo possível são, na prática, diluídas e sem graça demais. Focar seus esforços é fundamental.

Segmente, use personas, divulgue em fóruns e comunidades específicas da sua área de atuação. Existe muita gente que tem profundo interesse no que você tem a dizer, mas é necessário saber quem são e ir trás delas.

2 – Você escreve para si

Uma distorção cognitiva muito interessante de quem é apaixonado pelo seu trabalho é partir do princípio que o seu público alvo se parece com ele mesmo. Isto por vezes é verdade, mas é muito mais a exceção que a regra!

O conjunto de problemas, dificuldades e oportunidades da sua audiência é diferente do seu. O conhecimento e percepção sobre o seu produto ou serviço é -quase que certamente- muito distoante. Procure entender quem é sua audiência e entregar valor a eles, em vez de entregar o valor que gostaria que alguém tivesse entregue a você.

3 – Você não mede resultados

Cresci ouvindo (oi pai!) a máxima de Deming: “não se gerencia o que não se mede”. A frase é especialmente adequada para ações na internet.

O que acontece com o seu blog ao trocar o tema? Ao mudar a linha editorial? Ao investir em AdWords ou Facebook Ads? Qual foi o resultado daquele guestpost?

Ferramentas simples e bastante acessíveis, como Analytics, dão o respaldo para que decisões sejam baseadas em fatos e não em opinões. Acompanhe o número de visitas, leads gerados, permanência no site, tráfego orgânico – as métricas que forem compatíveis com seus objetivos – e como eles variam em função do tempo e do seu trabalho. Esta é a melhor maneira de aprender e melhorar sempre!

4 – Você não tem paciência

Vou, de novo, citar alguém mais esperto que eu: “não se faz um bebê em um mês engravidando nove mulheres”.

Alguns resultados levam tempo e não há o que se fazer sobre isso. Os artigos precisam de algum tempo para trazerem resultados. Não se cria uma base de emails, estabelece autoridade ou se ganha o respeito do mercado em uns poucos dias, não importa quanto dinheiro ou se esforço se invista nisso. A palavra de ordem é “construir”, e não “obter”.

Abandonar uma estratégia ou direcionamento após uma semana ou mês ruim te impede de avaliar a situação real corretamente. Mudando de direação todo o tempo não se chega a lugar algum.

5 – Você fala demais sobre si mesmo

Para se conectar com a sua audiência é necessário entregar valor. É necessário ensinar, resolver problemas ou mostrar o que se está fazendo de errado. É preciso falar sobre o seu público e não sobre si mesmo. Em última instância, não interessa às pessoas o que você faz ou vende. Interessa como isto é útil ou importante para eles.

Não se engane: um texto de propaganda publicado em um blog não é marketing de conteúdo, é propaganda. Só que em um blog.

6 – Você não divulga seu conteúdo

“Um texto que ninguém lê, existe?” A resposta para este problema filosófico está sendo discutida desde o século XVIII. Metafísica à parte, as implicações disto para os seus resultados dão um sonoro NÃO como solução.

Um texto maravilhoso parado no blog é inútil. É absolutamente imprescindível que o público tenha acesso ao seu conteúdo para que possa se engajar com ele. Parece óbvio, colocado desta maneira, mas na prática muitos ainda acham que o trabalho está terminado ao clicar no botão “publicar”.

Use as redes sociais, anuncie, adote newsletters e estratégias de guestpost para trazer leitores. Sem leitores, seu blog não faz ruído algum.

7 – Você não investe no seu blog

O sucesso com o blog não vem automaticamente só por que você decidiu criá-lo e encontrou um bom domínio ou um nome inteligente. É necessário nutrir o projeto, não só com trabalho de criação de textos e definição de pautas mas também pesquisas de mercado e divulgação.

Em alguns casos pode ser necessário contratar um novo funcionário, ou alocar tempo da sua equipe. Por vezes será o uso de ferramentas para gerenciar leads ou um serviço de consultoria. Em outros, é apenas a sua atenção, quando pode tocar tudo sozinho.

Em qualquer situação, nada acontece se não há envolvimento e dedicação na busca pelo resultado.

8 – Você tem medo de errar

Cometer erros e fazer ajustes para corrigí-los ao longo do caminho não é só normal, é esperado. Digo até que inevitável! Aceitar que serão cometidos enganos te prepara para lidar com eles de maneira positiva, aprendendo com as falhas e construindo um trabalho mais sólido com os resultados.

Não tenha medo de inovar! Ater-se a fórmulas e processos antigos para evitar problemas a qualquer custo evita também seu crescimento, amadurecimento e sucesso.

Veja pelo seguinte prisma: dos oito erros mais comuns agora você já está livre! Cometeu, ou já conhece o erro número nove? Me conte qual é, pelos comentários!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!