OMFG! 5 lições de South Park sobre marketing de conteúdo 2

10 dicas para otimizar a leitura do seu blog

Você já começou a ler um conteúdo interessante em um blog mas abandonou o texto porque a letra era muito pequena e havia banners piscando em todos os lugares? Pois é, temos aí uma triste realidade na internet: muita gente deixa o design do site ou blog de fora da estratégia de marketing. A consequência são menos leitores, ou seja, mesmo com informações fantásticas, as pessoas não conseguem ler ou interagir com o conteúdo. Mas não é culpa delas, é sua!

Um blog se torna interessante por causa de seu conteúdo e mantém os leitores com a ajuda de sua organização e um design agradável, o qual permite aos visitantes uma boa visualização e navegação. Portanto, é fundamental ficar atento à “cara do blog”.

Você criou um blog, está cheio de dúvidas e não sabe por onde começar? Então veja agora as 10 dicas essenciais para otimizar  a leitura do seu blog:

Use as cores a seu favor

Você sabia que existe uma psicologia das cores? Ela aponta como cada cor pode influenciar nas ações de uma pessoa. O azul, por exemplo, estimula a produtividade, enquanto o amarelo dá a ideia de clareza, sendo bastante usado em placas cujo objetivo é alertar. Que tal também usar esses conhecimentos no seu blog? Basta relacionar o segmento do seu negócio com os seus objetivos e usar as cores certas! Para isso, utilize sempre combinações que favoreçam a leitura.

No blog do Marketing de Conteúdo aplicamos essas ideias! Além de escolher cores que combinam entre si, também nos preocupamos com o contraste entre a cor do fundo e a cor da letra para garantir a legibilidade.

Dê destaque ao logotipo

Entre em alguns blogs e perceba onde o logotipo da empresa está. Pelo menos nos melhores sites ele fica no canto superior esquerdo. Mais uma contribuição da psicologia para o marketing pois é para esse lugar que nossos olhos se dirigem ao inciarmos a leitura de uma página.

Além da posição, é importante que sua logo transmita a identidade da empresa e não gere dupla interpretação para quem vê. Por fim, não se esqueça de associar as cores do símbolo com as cores dos títulos, links, botões e tela de fundo do blog.

Escolha letras fáceis de serem entendidas

Uma boa tipografia facilita bastante a leitura do seu conteúdo. Você pode até ser um pouco mais criativo nas fontes usadas nos títulos, mas lembre-se que cada letra deve ser entendida para não haver nenhum tipo de poluição. No corpo dos textos, dê preferência às letras sem serifas, como esta que usamos.

Nunca se esqueça das imagens

Para que o design de um blog seja considerado bonito, interessante e claro, você precisará de ótimas imagens. Além delas ilustrarem cada artigo que publica, aumentando o entendimento do conteúdo, imagens colaboram para uma maior eficiência das suas técnicas de SEO.

É possível que use fotos próprias em seu blog, mas elas devem estar sempre em ótima qualidade e ter sentido, seja dentro de um texto, de uma descrição no site e outros. Mas uma opção mais prática é contar com os bancos de imagens. Existem opções pagas ou gratuitas, sobre as quais falamos aqui, com várias categorias. Para usar bem as imagens não deixe de dimensioná-las corretamente para não prejudicar o post no blog.

Deixe os botões de compartilhamento à vista

Se você quer que o seu conteúdo se espalhe pela rede e chegue a muitas pessoas, lembre-se de ter os botões de compartilhamento na página do texto. Eles são os atalhos para que o leitor publique aquele conteúdo na página de uma rede social, o que amplia muito o seu alcance. Portanto, vale a pena colocar botões para diversas redes sociais.

O posicionamento dos botões de compartilhamento deve ser estratégico: precisam estar próximos ao conteúdo, preferencialmente no início e no fim.

Se atente até para a rolagem da página inicial

Textos muitos extensos em uma página que já traz vários outros itens se tornam um empecilho para que o leitor interessado chegue aos outros conteúdo que estão abaixo. Assim, o ideal é que você deixe poucos posts por página e, caso sejam extensos, exponha apenas parte deles, deixando um botão de “Saiba mais”.

Destaque os melhores posts

Uma ótima ideia para evitar uma página comprida é fazer como a gente: deixe os posts mais importantes em destaque. Isso vai facilitar muito a busca de quem está navegando ali. Além disso, deixe na lateral listas dos posts mais acessados ou mais comentados, bem como dos posts relacionados, localizando-os ao fim do texto.

Não exagere no número de categorias

Para um blog mais organizado e que otimiza a busca do leitor, você precisa criar abas com as categorias mais relevantes para o seu conteúdo. Então, se sua empresa trabalha com pacotes de viagens, não crie várias categorias dos destinos. Faça abas para “Locais de aventura”, “Férias em família”, “Lua de Mel” e outras mais abrangentes. Se quiser ser mais específico, crie subcategorias nessas abas.

Implemente um box de captura de e-mails

Navegando em nosso blog, você perceberá que ao tentar sair da página aparece um box solicitando seu e-mail para que receba informações sobre marketing de conteúdo. Você ainda notará um box lateral de captura de e-mails. Isso pode ser feito no seu blog também! Essa estratégia simples, que não prejudica a leitura, garante que as pessoas continuem vendo o que publica. Mas antes de colocar algum box, crie sua estratégia de e-mail marketing.

Por fim, pense no design desse box. Cores leves, que combinam com o site e uma mensagem clara incentivam a pessoa a se registrar. Por outro lado, um box multicolorido e com flashs dá a impressão de ser um conteúdo perigoso, como vírus.

Tenha CTAs bonitos e atraentes

Os CTAs, ou seja, os chamados para a ação, precisam estar em destaque para serem executados. Eles podem vir na forma de botões ou links, portanto devem ter a cor e a fonte diferenciadas do resto do conteúdo. Nesse momento, você também deve contar com a lógica das cores! Tenha CTAs destacados em cores que captem a atenção do leitor e o estimulem a agir.

Um blog bem organizado, que facilita a leitura é o segredo para promover o seu conteúdo e, consequentemente, o seu negócio. No entanto, para otimizar o design você precisa de um pouco de tempo, dedicação e alguns investimentos pois é isso que trará o retorno esperado.

Pronto para deixar o seu blog com uma organização incrível que facilita a leitura? Comece agora a colocar as dicas em prática!

 
Autor(a)

Escrito por: Ludmila Alves



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!