Página no Facebook: como administrar bem a sua?

Esse artigo é uma adaptação em português do post How to Manage Your Facebook Page Effectively do Social Media Examiner. Você pode conferir o original aqui.


O Facebook é conhecido por ser a rede social mais importante para construir uma marca no ambiente online. Já outras redes ganham bastante em relevância e costumam oferecer novas formas de interagir com clientes e potenciais clientes, mas a rede de Mark Zuckerberg ainda é imbatível.

A maneira como as empresas costumam praticar marketing nas redes sociais ainda é um assunto recorrente para todos que trabalham nessa área, portanto, gostaríamos de saber:

Você sabe gerir pelo menos uma página no Facebook?

Sabe como utilizar todos os recursos de um administrador de página?

As páginas do Facebook possuem inúmeras ferramentas que ajudam os profissionais de marketing e gestores a tirar o máximo de proveito de sua presença comercial no ambiente online.

Neste artigo você aprenderá quais são melhores recursos, ferramentas e configurações do Facebook, para que você possa gerir seu negócio da maneira mais eficaz e relevante possível para o público.

Mas não se esqueça: no mundo das mídias sociais nenhuma receita é uma receita de sucesso. O importante é que você teste todas as dicas abordadas neste material e adapte-as para as necessidades da sua empresa.

Vamos lá?

#1 – Acessando o Facebook Pages

Existem algumas maneiras bem fáceis de acessar as páginas que você gere no Facebook. Para ver todas essas páginas que estão ligadas a um determinado administrador, editor, moderador, anunciante ou analista, basta ir no marcador “páginas”. Depois, basta clicar no link da que você deseja acessar.

administrar-sua-página-no-facebook

Se você deseja utilizar sua página do Facebook para curtir outras ou comentar nos posts, basta logar a partir do seu perfil. Além disso, selecione o ícone de engrenagem “configurações” se deseja adicionar páginas específicas em seus favoritos, na barra lateral esquerda do seu Facebook.

Uma outra alternativa é também acessar a suas páginas através da seta drop-down no topo do menu na tela do seu Facebook, como mostra a imagem abaixo.

administrar-sua-página-no-facebook

#2 – Navegando através do Menu

Logo no topo do seu Facebook você encontra um menu que te redireciona para as principais características e funcionalidades da sua página. Esse menu só fica disponível se você estiver conectado ao seu perfil pessoal ou à página da sua empresa.

administrar uma página no facebook

O primeiro item que você encontra no menu é o campo “página”, que é responsável por redirecionar você até sua própria página no facebook, a partir de suas mensagens, notificações, insights, ferramentas de publicação e configurações.

Daqui para baixo você aprenderá alguns outros recursos interessantes.

Converse com os usuários de maneira privada através de mensagens

Se for do interesse da sua empresa (e deve ser), é possível manter uma conversa privada com seus seguidores. Basta entrar em configurações e marcar a caixa que permite o recebimento de mensagens privada, seja por parte de seguidores ou não seguidores da sua página.

administrar uma página no facebook

Dica: Sua empresa somente pode responder a mensagens que a página recebeu. Não é possível enviá-las (através da página da empresa) para pessoas que não tenham entrado em contato com ela através de mensagens.

Uma ótima funcionalidade do campo diz respeito às mensagens salvas, onde você pode criar um modelo padrão que pode ser facilmente personalizado, caso queira enviar algo privado para algum usuário.

Basta clicar em qualquer mensagem para que você possa escrever uma resposta.

administrar uma página no facebook

Fique atento às notificações e ao engajamento dos usuários

As notificações são responsáveis por lhe dar um rápido resumo das pessoas que se envolveram recentemente com sua página, bem como o tipo de interação que foi feita.

administrar uma página no facebook

Caso algum usuário pergunte por alguma informação que ainda não esteja disponível em sua página, através daqueles campos destacados em azul, como na imagem abaixo, você encontrará os pedidos logo abaixo da aba “notificações”, basta respondê-los.

administrar uma página no facebook

Dica: Fique sempre atento às notificações que chegam à sua página, incluindo aqueles momentos em que outras pessoas ou páginas mencionam a sua ou compartilham mensagens de sua autoria. E tudo isso sempre na aba “notificações de atividade”.

administrar uma página no facebook

Nunca esqueça de analisar as métricas e os insights disponíveis em sua página

A parte de “Insights” da sua conta no Facebook diz respeito aos dados analíticos e métricas que a própria plataforma oferece. Lá você aprenderá mais sobre o crescimento da página, sua audiência, os fãs e o engajamento. Nunca deixe de avaliar as métricas disponíveis na parte de insights, pois é a partir daqueles dados que você poderá extrair relatórios e acompanhar se suas estratégias de marketing estão realmente sendo eficazes para o público que você deseja atingir.

Dê uma olhada em como a parte de insights aparece na sua página do facebook:

administrar uma página no facebook

Além de tudo isso, o Facebook insights também mostra qual post atingiu o maior nível de engajamento e se seus fãs realmente se encaixam no perfil de clientes que sua empresa traçou antes de dar início às estratégias digitais para essa rede social (faixa etária, gênero e localização).

Dica: Descubra como as pessoas chegaram até sua página clicando na aba “Visitas”.

Agende e publique posts através de uma ferramenta incrível

O Publishing tools permite que você crie atualizações para serem publicadas imediatamente, programar posts para serem publicados posteriormente e até mesmo salvar trabalhos para finalizá-los em outra hora. Caso você queira publicar um status, foto, vídeo, oferta, evento ou um marco importante que sua página atingiu em determinado momento, basta ir para o campo de publicação de posts e escolher a ação que você deseja realizar.

administrar uma página no facebook

Como agendar um post?

Essa funcionalidade do Facebook é incrível e extremamente útil para muitos profissionais, afinal, imagina ter que parar suas atividades para postar na página da empresa ou dos clientes no final de semana ou até mesmo no feriado? Nada disso!

Para agendar um post, basta ir na caixa de publicação de posts, montar todo o seu conteúdo e depois clicar na caixa azul, logo ao lado do botão “Publicar”. Assim você poderá escolher a melhor data e horário para o conteúdos serem postados direto na timeline, sem a necessidade de você ter que fazer isso toda vez que quiser postar alguma coisa.

administrar uma página no facebook

Além disso, é muito importante certificar-se de rever todas as análises no guia de posts publicados. Você pode buscar por palavra-chave, caso queira atualizações e estatísticas específicas. Além de lhe oferecer vários dados interessantes e relevantes, ele também mostra através de qual aplicativo ou plataforma o post foi publicado na página.

Utilize essas métricas para avaliar quais posts estão dando maior resultado, maior engajamento e número de curtidas, além de determinar se os posts compartilhados através da sua página possui maior alcance do que aqueles compartilhados por ferramentas de terceiros.

administrar uma página no facebook

#3 – Configurando as definições da sua página no Facebook

Para que você possa aproveitar todos os recursos e ter a melhor experiência como usuário no Facebook, algumas recomendações e configurações básicas devem ser aplicadas. Essas definições permitirão que você tenha o controle através do administrador e muito mais. Basta acessar as configurações no canto superior direito da página, como na imagem abaixo:

administrar uma página no facebook

Legenda da imagem: Essas são todas as sessões para controle da sua página

Configurações Gerais

As configurações gerais para a sua página do Facebook permitem que você configure as opções de visibilidade para sua página (mensagens privadas, permissões de marcação e moderação de comentários).

administrar uma página no facebook

Legenda da foto: Basta clicar em qualquer uma das seções para acessar suas configurações.

Informações da página

A configuração de informação de página redireciona você para a página “Sobre” da sua conta no Facebook, aquela que contém as suas informações principais. Isso permitirá que você atualize algumas categorias como nome, localização, descrição, entre outros campos específicos do seu tipo de página.

administrar-uma-página-no-facebook

Para editar os itens desta aba basta escolher um campo específico e clicar em “Editar”.

Determine atribuição nas postagens

Clique nesta opção se você deseja atribuir os posts a algum perfil pessoal. A maioria das empresas não costuma atribuir posts a perfis pessoais, postando apenas através de um único nome (o da empresa). Mas caso você queira utilizar essa sessão, é possível atribuir a postagem a um perfil pessoal, em vez do da própria empresa.

Cabe a você gerenciar isso da melhor forma possível para o seu negócio.

administrar uma página no facebook

Escolha o tipo de notificações que você deseja receber do público

As notificações são de extrema importância na hora de saber que tipo de atitude o seu público está tomando na página. Ainda é possível filtrar aquilo que você realmente deseja ser notificado para evitar que inúmeras curtidas, comentários ou mensagens desnecessárias cheguem a todo momento.

Dependendo do fluxo de atividades que a conta da sua empresa recebe e o nível de prioridade em responder ou interagir com cada uma delas, é possível que você opte por desativar notificações por e-mail ou mensagens de texto, uma vez que todas elas chegarão direto no Facebook.

administrar uma página no facebook

Adicionando e removendo prioridades para os administradores da página

Você também pode adicionar ou remover usuários da sua página no Facebook, além de editar e escolher quais funções serão atribuídas a cada um desses administradores.

Nota: Somente dê o privilégio de “administrador” da página àquelas pessoas em que você realmente confia. Afinal, os administradores tem o poder de adicionar, remover e alterar funções de outros usuários, incluindo o seu.

Caso tenha alguma dúvida de como funciona as prioridades dos administradores, acesse a página de ajuda do facebook. Este passo a passo guiará você na hora de escolher quais membros da sua equipe poderão ser adicionados à sua página e qual será a função de cada um deles.

Configuração de Aplicativos

No campo de configuração de aplicativos você consegue criar e editar guias personalizadas e que podem ser adicionadas ou removidas da sua página a qualquer momento. Procure explorar novas metodologias e a criação de aplicativos que possam tornar a experiência dos usuários ainda mais interessante na página da sua empresa.

Os aplicativos da sua página do Facebook aparecem no menu logo abaixo da foto de capa, assim como na barra de aplicativos que fica à esquerda da página.

administrar uma página no facebook

e

como administrar uma página no facebook

Configurações de seleção de páginas

Essa funcionalidade permite que você exiba publicamente outras páginas que sua página costuma curtir no Facebook, e também perfis pessoais, uma vez que você é o proprietário dessa página. Os likes selecionados aparecem na barra lateral à esquerda da sua página. Você também pode usar essa seção para destacar outras páginas com as mesmas propriedades de negócio que você, além de fornecedores, parceiro, bem como os clientes existentes.

Essa seção pode ser reordenada tanto para cima quanto para baixo de seus aplicativos, fotos, vídeos e mensagens dos visitantes. Você decide.

como administrar uma página no facebook

e

como administrar uma página no facebook

Verifique usuários banidos e outras configurações importantes

As configurações dos usuários banidos não só mostram as pessoas que você marcou e que estão proibidas de acessar sua página, como também permitem que você navegue em meio às pessoas que realmente estão engajados com suas postagens, além de todos os assinantes e administradores.

Basta clicar no ícone de”Configurações” ao lado dos nomes das pessoas que curtiram sua página para atribuir funções específicas a elas. Faça isso apenas se sentir a necessidade de obter a ajuda de pessoas para administrar a página com você. O ícone de configuração ao lado dos nomes também permite que você desbloqueie uma pessoa que foi banida anteriormente.

como administrar uma página no facebook

Conclusão

Como você pode perceber, o Facebook oferece inúmeros recursos, ferramentas e configurações para que você possa gerir muito bem a sua página de negócios. O importante agora é rever cada uma dessas opções e determinar quais são as mais relevantes e interessantes para o seu negócio. Praticar um bom marketing no ambiente online requer muito estudo, planejamento e esforço.

Quer aprender mais sobre marketing nas redes sociais? Baixe nossos kit de e-books e vire experto no assunto!

kit de marketing nas redes sociais

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!