palestra motivacional

Palestra motivacional: 23 indispensáveis para profissionais de marketing

Alguns chamam de “propósito”, outros de “o porquê”, enquanto para muitos é simplesmente motivação.

O nome em si não importa.

O fato é que todo profissional precisa de inspiração para cumprir metas, iniciar novos projetos e reinventar a si mesmo constantemente.

Isso fica ainda mais visível para quem trabalha com marketing, já que a área exige um equilíbrio entre conhecimento técnico, criatividade, análise de mercado, relacionamento interpessoal, entre tantas outras habilidades.

Você também sente que precisa de uma fonte extra de motivação de vez em quando?

Às vezes, o melhor a fazer é buscar exemplos de pessoas e profissionais inspiradores, tanto da mesma área como de áreas relacionadas.

Assistir a uma palestra motivacional é uma ótima forma de obter conteúdo, tanto para absorver dicas práticas como para renovar as energias.

Confira agora a lista que preparamos com as 23 apresentações mais imperdíveis para profissionais de marketing! 

Quer uma dica? Assista uma por dia até terminar a sequência. Pode ter certeza que desse jeito seu trabalho terá um estímulo extra por um bom tempo!

Obs.: Nos vídeos em inglês, basta ativar as legendas em português para acompanhar a tradução, ok?

 1. Simon Sinek – Como grandes líderes inspiram ação

Depois de estudar grandes marcas e líderes mundiais, Simon Sinek notou um padrão. Enquanto pessoas e empresas comuns vivem falando sobre “o que” fazem ou “como” fazem, as organizações e indivíduos realmente inspiradores focam em outro aspecto: “o porquê”.

Com uma explicação simples e envolvente, Sinek apresenta nesta palestra a ideia do “Círculo Dourado”, capaz de guiar marcas e líderes a um novo patamar, motivando e atraindo os clientes certos – aqueles que têm tudo a ver com a sua ideologia.

2. Tony Robbins – Por que fazemos o que fazemos

Tony Robbins é considerado o maior coach de performance do mundo. Alguns de seus clientes foram Bill Clinton, Leonardo DiCaprio e Oprah (que, aliás, o chama de “sobre-humano”).

Nesta apresentação, Tony nos mostra qual é a força que está por trás de tudo o que fazemos no nosso cotidiano.

Mais do que isso, ele conta também como podemos mudar os nossos hábitos – e revela que o fator determinante para o sucesso não é  necessariamente o conjunto de recursos que temos em mãos.

3. Tony Robbins – O segredo de como ser bem sucedido

Mais uma apresentação de Tony Robbins, mas dessa vez em um trecho mais curto.

Em cerca de sete minutos você vai entender como alguns hábitos que tem hoje podem estar te sabotando, enquanto outros podem levar ao sucesso.

Ao contrário da palestra anterior, essa vai menos a fundo e funciona como uma pílula rápida de motivação.

Se você tem alguns minutos agora, não deixe de assistir e se empolgar – assim como aconteceu com a plateia que estava lá ao vivo.

4. Gary Vaynerchuk – Presença online, negócios e como fazer o que se ama

Se você ainda não ouviu falar desse cara, precisa conhecê-lo o quanto antes. Gary Vaynerchuk – ou simplesmente Gary Vee – nasceu na Bielorrússia e cresceu nos EUA.

Ao longo dos anos passou a liderar os negócios da sua família. Mais precisamente, fez história ao transformar uma loja de bebidas local fundada por seu pai em um dos primeiros e-commerces de vinho dos EUA.

Isso foi feito usando as mídias sociais e o marketing digital, o que transformou Gary em um dos grandes gurus da área, levando à criação da sua agência de marketing, a VaynerMedia.

Nesta palestra, Gary Vaynerchuk fala sobre como construir uma marca pessoal usando as redes sociais e como é possível empreender e fazer o que se ama no mundo atual.

Tudo isso usando seu jeito provocativo e direto de falar as verdades que ninguém quer ouvir.

5. Jorge Paulo Lemann – Endeavor Day1

Não importa se você é empreendedor ou não. Saber modelar comportamentos e aprender com quem já alcançou grande sucesso é uma habilidade útil para qualquer situação da vida.

Jorge Paulo Lemann é um dos maiores empresários da história do Brasil e, nessa apresentação, conta como seus erros e dificuldades foram fundamentais para a sua evolução.

Também revela alguns princípios práticos para você manter a motivação e alcançar suas metas.

6. Eric Thomas – Rise and Grind

Você tem três minutos? Então deixe esse vídeo inspiracional te arrepiar! Ao invés de uma palestra, esse é um conteúdo curto e direto que vai levantar seu ânimo e trazer à tona o desejo de alcançar todos os seus objetivos.

Só não espere uma mensagem carinhosa. O discurso está mais para um “tapa na cara”. Assista e se sinta pronto para correr atrás dos seus sonhos. Sem papo furado, sem desculpas. É hora de ir para cima e fazer acontecer.

7. Eric Thomas – Discurso motivacional

Neste discurso com tom intimista, em uma sala para poucas pessoas, Eric Thomas usa toda sua energia para mostrar que existe um único segredo para o sucesso.

Esse segredo pode ser aplicado para todas as pessoas (e até provável que você já saiba qual é, mas esteja ocupado demais para perceber).

Se você ainda não conhece Eric Thomas, aqui vai um aviso: é difícil não se sentir contagiado pela sua atitude enérgica e motivadora. Aproveite o vídeo!

8. Stanford Business School – Think Fast, Talk Smart: Communication Techniques

Como profissional de marketing, é bem provável que você tenha que falar em público em diversas situações.

Seja na hora de apresentar uma campanha ao cliente, propor uma nova ideia em uma reunião ou simplesmente defender o seu ponto de vista na frente dos colegas.

Vamos ser sinceros: essa é uma das tarefas mais difíceis para muitos de nós. Nesse workshop da Universidade de Stanford, nos EUA, você vai aprender técnicas para se comunicar de maneira espontânea e efetiva.

Veja como ter mais clareza e confiança, independente do tópico ou contexto.

9. Ramit Sethi – I will teach you to be rich

Poucas coisas são mais motivadoras do que ter seu valor reconhecido, seja como pessoa ou como profissional.

Ramit Sethi é atualmente um gurus de marketing online e offline mais respeitados dos EUA. Apesar do nome do seu site parecer bom demais para ser verdade – em português, se chama “Eu vou te ensinar a ser rico” -, Ramit não tem nada de charlatão.

Com assuntos que vão desde negociação de salário e finanças pessoais até vendas e posicionamento, Ramit é uma verdadeira inspiração para aqueles que querem assumir o controle de suas vidas e carreiras, independente da profissão.

Seus conteúdos são extremamente válidos para profissionais de marketing que atuam em empresas, assim como para os autônomos ou empreendedores.

10. Susan Cain – O poder dos introvertidos

Não é fácil ser um introvertido no mundo do marketing, e talvez esse também seja o seu caso.De alguma forma, a sociedade nos faz acreditar que é preciso falar alto e ser desinibido o tempo todo. Mas, para a escritora Susan Cain, isso não passa de um mito.

Nesta palestra do TED Talks, Susan explica por que as pessoas introvertidas têm habilidades e talentos extraordinários, e por que esses talentos devem ser celebrados e estimulados. Para ter uma ideia, seus exemplos incluem Eleanor Roosevelt e Gandhi.

11. Elizabeth Gilbert – Seu gênio criativo indescritível

Como alguém que atua na área, você sabe que marketing e criatividade andam lado a lado.
Agora, cá entre nós, que profissional de marketing nunca se sentiu pressionado para ser constantemente criativo?

Parece que às vezes existe a obrigação de ser um “gênio raro” capaz de gerar ideias brilhantes a qualquer momento.

Mas e se a “genialidade” não fosse encarada como algo raro e supervalorizado? A boa notícia é que, sim, existe um gênio em todos nós. Mas para libertá-lo, devemos quebrar algumas convicções que acabamos formando ao longo do tempo.

É hora de se questionar para ser mais livre e criativo. E é isso que a palestra propõe.

12. Dan Pink – O quebra-cabeça da motivação

E se a motivação fosse uma ciência? E se pudéssemos estudá-la e praticá-la? E se a inspiração viesse de saber juntar as peças certas de um quebra-cabeça?

Segundo o analista de carreiras Dan Pink, as evidências estão aí para nos ajudar.

Ele começa por um fato conhecido dos cientistas, mas que os líderes de empresas insistem em ignorar.

Para Dan, as tradicionais recompensas oferecidas pelas organizações não funcionam tão bem quanto a gente pensa.

Depois de ouvir algumas histórias fascinantes apresentadas nessa palestra, você também vai se sentir pronto para ir ao próximo nível.

As ideias são especialmente válidas tanto para quem tem empregados e lidera equipes, mas que tal ir além?

Se você é empregado, nada melhor do que entender o que realmente é capaz de te motivar a fazer o melhor trabalho possível. Topa o desafio?

13. Amy Cuddy – A nossa linguagem corporal modela quem somos

A motivação tem muitas faces e, sem dúvida, uma delas tem a ver com autoconhecimento.

Todas sabem que a linguagem corporal comunica uma série de mensagens e influencia a forma como outras pessoas nos veem.

No entanto, você já parou para pensar que o jeito com que usamos nosso corpo também diz muito sobre como nós nos enxergamos?

Nesta apresentação inspiradora, Amy Cuddy discute como a sua linguagem corporal influencia você das mais diversas maneiras. Ela afeta desde os nossos níveis de cortisol e testosterona até os nossos sucessos ou fracassos em várias áreas.

Além de fazer um diagnóstico, você vai aprender como adotar uma postura de controle e poder, mesmo quando não estivem assim tão confiante.

14. Nilofer Merchant – Tem uma reunião? Dê um passeio!

Se você estava procurando uma desculpa para levantar da cadeira e dar uma volta por aí, acaba de encontrar.

Nessa talk, a executiva Nilofer Merchant mostra como um pouco de movimento e ar fresco pode ajudar a organizar nossas ideias e renovar nossos pensamentos. Não tenha vergonha: vale até mesmo falar sozinho.

Nilofer faz uma crítica à vida sedentária que a maior parte das pessoas tem hoje. Por uma lado, todos nós sabemos que a falta de movimento não faz nada bem para o corpo. Entretanto, o que a palestrante destaca é que o sedentarismo também é muito prejudicial para nossa mente e nossas ideias.

Então da próxima vez que você tiver uma reunião importante, tire um tempo para dar uma volta antes. Ah, e não esqueça de assistir à palestra!

15. Elon Musk – A mente por trás de Tesla, SpaceX e SolarCity

O megaempresário Elon Musk é simplesmente uma das mentes mais brilhantes da atualidade.

Ele não se contenta apenas em criar grandes organizações e ganhar muito dinheiro. Musk vai além: tem uma visão de futuro única e quer deixar um grande legado para a humanidade.

Não é à toa que seus projetos envolvem carros elétricos, exploração espacial e aluguel de energia solar.

Nessa conversa entre Elon Musk e o curador do TED Chris Anderson, você terá a chance de compreender um pouco mais desse cérebro extraordinário, além de entender o processo do pensamento inovador e o futuro da energia.

Preparado para uma dose gigantesca de inspiração? Então não deixe de conferir.

16. Sheryl Sandberg – Por que temos poucas líderes mulheres

Sheryl Sandberg é CCO do Facebook e acredita que o mundo seria melhor se metade dos países e metade das empresas fossem liderados por mulheres.

Se essa apresentação é indispensável para as mulheres que trabalham com marketing, talvez seja ainda mais crucial para os homens.

Por mais que não seja focada em marketing, a palestra serve de grande motivação e pode influenciar uma série de fatores que envolvem a profissão.

Afinal de contas, se a liderança afeta as organizações e países, invariavelmente afetará o mercado e as relações entre empresas e seus consumidores.

17. Steve Jobs – Como viver antes de morrer

Pode até parecer clichê, mas não dá para fazer uma lista de discursos inspiradores sem incluir o eterno líder da Apple.

Apesar de controverso, Steve Jobs foi capaz de construir um legado e inspirar milhões de pessoas no mundo todo, sejam consumidores, empresários, designers ou profissionais de marketing.

Nesta fala histórica na Universidade de Stanford, EUA, Steve defende que todos nós devemos correr atrás dos nossos sonhos. Também diz que devemos encontrar oportunidades mesmo nos maiores obstáculos.

Segundo ele, o trabalho inevitavelmente vai tomar grande parte da sua vida. Então a única maneira de viver plenamente é fazer um trabalho incrível e lutar por aquilo que você acredita.

18. Seth Godin – Como espalhar as suas ideias

Você já experimentou a sensação de veicular uma campanha de marketing ou comunicação e ninguém dar a menor atenção? Isso pode acontecer com os melhores profissionais e empresas.

Nesta palestra, o autor e guru Seth Godin explica por que os veículos de mídia de massa estão estão perdendo espaço para o marketing de nicho.

Talvez isso não seja nenhuma grande novidade para você, mas Seth vai além. Ele discute como criar e divulgar ideias que sejam realmente capazes de alcançar e influenciar pessoas.

Aí vai uma dica: para Seth, quando se trata de chamar a atenção, você pode criar campanhas ruins ou até bizarras. O que não pode é apostar em ideias entediantes.

19. Andrew Stanton – As pistas para uma excelente história

Talvez ninguém saiba ao certo o motivo, mas uma das coisas que mais envolve e inspira seres humanos são boas histórias. E no marketing não poderia ser diferente.

As empresas capazes de contar histórias incríveis acabam atraindo clientes, gerando engajamento e obtendo sucesso ano após ano.

Nesta apresentação incrível, o criador dos filmes Toy Story dá superdicas para usar narrativas de um jeito brilhante e engraçado.

Isso sem falar que você provavelmente vai adorar a maneira com que Andrew se comunica durante a palestra, já que ele também usa as histórias para passar sua mensagem.

20. Joseph Pine – O que os consumidores realmente querem

Como já comentamos por aqui, uma das maiores motivações para um profissional de marketing é ter clareza sobre seus próprios objetivos.

Além disso, também é extremamente importante saber o que os consumidores querem, não é mesmo?

Para Joseph Pine, os clientes querem comprar algo único e autêntico. O problema é que, segundo o palestrante, esse tipo de produto ou serviço não existe.

Ao invés disso, ele compartilha algumas experiências para aplicar a chamada “customização de massa”. As ideias podem ser um pouco controversas, mas com certeza vale a pena conferir para compreender melhor.

21. Malcolm Gladwell – Escolhas, felicidade e molho de spaghetti

Você já deve estar se perguntando o molho de spaghetti tem a ver com marketing, certo? Calma aí que vamos explicar.

Nesta palestra, o autor renomado Malcolm Gladwell analisa a trajetória do psicofísico e pesquisador Howard Moskowitz quando trabalhou com a Prego, uma marca que produz molhos para massas.

Na oportunidade, o estudioso buscava o molho de spaghetti perfeito, e fez isso de uma forma um tanto simples: ouvindo a opinião dos consumidores.

Mas atenção: essa não é simplesmente uma apresentação técnica. No discurso, Malcolm também reflete sobre a natureza das nossas escolhas e a relação delas com a felicidade. Mais do que inspirador!

22. Rory Sutherland – Lições de vida de um publicitário

A publicidade muitas vezes é encarada como uma ferramenta “do mal” que não deveria existir. Ou, na melhor das hipóteses, é vista como um mal necessário.

Mas qual será a visão de um publicitário que passou a vida se dedicando à profissão?

A palestra de Rory Sutherland traz um questionamento extremamente provocativo.

Segundo ele, a publicidade valoriza produtos alterando a percepção que os consumidores têm deles ao invés de modificar os produtos em si. Contudo, Rory defende que o valor percebido pode ser tão satisfatório quanto o “real” valor de uma mercadoria.

O que você acha? Assista ao vídeo e junte-se à discussão!

23. Murilo Gun – Criatividade e humor

Parece óbvio que criatividade e humor estão relacionados.

Ainda assim, pouca gente realmente se dispõe a encarar as situações do dia a dia com mais leveza, buscando soluções criativas para problemas que estão a nossa volta.

Depois de fazer sucesso tanto na comédia como no mundo dos negócios, Murilo Gun divide com a audiência sua forma de ver o mundo.

Por meio do que chama de “comedy thinking”, o palestrante mostra como todos nós podemos ser mais criativos se soubermos olhar para os desafios da mesma forma que os comediantes encaram o mundo.

Uau! Que lista, hein? Com essa série de apresentações, você terá energia e inspiração para dar um salto na sua performance no trabalho – até porque a nossa seleção foi feita especialmente para profissionais de marketing.

Mas não só isso: depois de assistir a uma palestra motivacional, você passa a ter mais clareza dos seus objetivos de vida e trabalho.

Então faça do jeito que achar melhor: tome notas, reveja os pontos que mais gostar e aproveite para passar adiante suas citações preferidas.

Se você gosta de assistir a vídeos de palestras, só existe uma coisa melhor: ver ao vivo! Aproveite e confira os 7 eventos de marketing que você não pode perder.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!