Quer melhorar seu processo de vendas? Então entenda o que são MQLs e SQLs

Apressado? Veja por que marketing de conteúdo não combina com você

Se você quer ser conhecido (e criar uma reputação) do dia para a noite existem poucas opções disponíveis: você pode gastar milhões de reais e fazer uma super campanha na Globo, ter um super talento e conseguir virar celebridade no Youtube ou, o caminho mais fácil, fazer um filme pornô caseiro e deixá-lo “vazar” sem querer na Internet.

Mas bem, já que você está lendo esse blog imagino que não seja milionário, não descobriu possuir nenhum super talento digno de Youtube e nem quer se tornar a próxima Paris Hilton, certo? Então vamos falar de algo que irá te ajudar a criar uma reputação de verdade: Marketing de Conteúdo.

Uma das grandes dificuldades dos departamentos de marketing na adoção do marketing de conteúdo e entender que ele não funciona da mesma maneira que a publicidade tradicional, seja na qualidade dos resultados (que costumam ser melhores), seja no tempo que esses resultados aparecem (que costuma ser mais longo).

“All Good Things to Those Who Wait”
Hannibal Lecter

Aluguel ou Casa Própria?

Uma maneira prática de se comparar o marketing de conteúdo com o tradicional é com a decisão de um adolescente de sair da casa dos pais. Ele pode sair de casa a qualquer momento e ir morar de aluguel ou esperar um pouco para guardar dinheiro e conseguir construir sua casa própria.

O aluguel oferece o benefício mais imediato, ou seja, o jovem irá morar sozinho no momento em que conseguir encontrar um imóvel a um preço acessível. Por outro lado qualquer melhoria que ele fizer no imóvel não será de sua propriedade e, no momento em que ele parar de pagar tem que sair e não terá nada (para fins de simplificação vamos desconsiderar impostos, ok?).

Já no caso dele escolher comprar uma casa irá demorar um pouco mais para conseguir se livrar dos seus pais, mas por outro lado no momento em que tiver sua própria casa construída qualquer melhoria feita no imóvel aumentará seu valor e não existe uma mensalidade que ele deve pagar e, caso pare, perderá a casa. É um investimento bem mais sólido e de longo prazo.

E qual é a melhor opção? Depende muito de sua necessidade, mas o importante é entender que as duas escolhas não são 100% excludentes. Você pode “alugar” um banner em algum outro site para gerar suas primeiras leads e audiência para depois ir, aos poucos, “construindo sua casa” em seu próprio blog, que um dia ficará pronto para atrair convidados. Mas lembre-se, no longo prazo é melhor que as visitas venham até você, afinal, uma vez que elas sabem seu endereço você não precisa mais se esforçar para mostrá-las o caminho.

Criar uma reputação, da mesma maneira que construir uma casa, não é algo que se faz da noite para o dia, mas quando esssa reputação está criada, será bem sólida e atrairá cada vez mais seguidores. Em um estudo feito pelo Kapost e Eloqua, eles comprovaram que o custo de geração de um lead através do blog fica 80% menor depois dos 5 primeiros meses.

Estudo Kapost e Eloqua

Por que isso acontece? Primeiro porque aos poucos mais pessoas irão conhecer seus textos e recomendar seu blog e, além disso, quanto mais conteúdo (de qualidade, por favor) você tiver, mais páginas serão indexadas pelo Google e mais assuntos serão tratados, fazendo com que você seja encontrado com mais facilidade. Além disso como um texto não é como um anúncio, ou seja, uma vez que ele está no ar você não precisa ficar pagando para ele estar lá, o tráfego acumulado do blog irá diluir o seu custo a ponto de tornar cada vez mais eficiente.

Veja esse outro gráfico, do mesmo estudo, que compara o custo de aquisição de um lead através de mídia paga e através do marketing de conteúdo (claro, levando-se em conta que sua página está otimizada para capturar leads):

Geração de Leads

Impressionante, não?

Marketing de conteúdo é uma maratona

Uma outra comparação que me agrada muito (mas que não foi criada por mim, infelizmente) é que o marketing de conteúdo é uma maratona e não uma corrida de 100m rasos: é necessário disciplina, dedicação e paciência para se cruzar a linha de chegada.

Veja as duas imagens abaixo, uma mostrando o crescimento orgânico do nosso blog – esse que você está lendo – e a outra mostrando as estatísticas de nosso último cliente fechado, desde sua primeira interação até o momento em que fechou com a gente.

Crescimento Orgânico

Hubspot

Lead demorou 3 meses entre para decidir comprar com a gente

Consegue ver uma relação? A qual conclusão você consegue chegar ao ver as duas informações acima? Complexo? Não se preocupe, pode demorar o tempo que precisar para responder essa pergunta.

As duas imagens mostram como, em várias frentes, o marketing de conteúdo é um investimento que necessita de tempo para maturar. O crescimento de visitas orgânicas de um blog geralmente é um processo de médio prazo, mas altamente sólido, que irá atrair cada vez mais visitantes para seu site. Visitantes esses que, à medida que são expostos ao seu conteúdo e sua marca se tornam engajados e, em algum momento se tornarão clientes.

A maratona da geração e divulgação de conteúdo não só faz com que uma audiência cada vez maior conheça sua marca, como também aumenta os pontos de contato da sua audiência atual. Dessa maneira ela se torna mais engajada e propensa a escolher sua empresa no momento de compra.

Agora que você já sabe que até a melhor estratégia de marketing de conteúdo não irá consolidar sua marca e/ou empresa do dia para a noite, comece a pensar como o construtor de uma casa ou um maratonista: tijolo a tijolo, quilômetro a quilômetro, você irá alcançar resultados surpreendentes! (Imagino que fazer um filme pornô também deve dar resultados surpreendentes, não julgo, mas não do tipo que eu gostaria ter meu nome associado).

 
Autor(a)

Escrito por: Vitor Peçanha Co-fundador da Rock Content, profissional calejado de marketing digital e atleta radical amador quando não está trabalhando (o que não ocorre com muita frequência)



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!