Segunda edição da mais completa pesquisa de Marketing de Conteúdo do Brasil

Entender o mercado, conhecer as melhores práticas e os benchmarks de quem tem sucesso é importante para tomar decisões proativas e baseadas em dados reais. Essa é uma certeza que sempre tivemos na Rock Content.

Infelizmente, até o ano passado, não era fácil encontrar pesquisas que fornecessem dados sobre a evolução do mercado de Marketing Digital no Brasil. De Marketing de Conteúdo então, nem se fala.

E foi com o objetivo de mudar isso que desenvolvemos, em 2015, a primeira pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil: em um relatório de 27 páginas, destacamos diversas estatísticas, gráficos e benchmarks sobre as tendências de adoção a essa estratégia.

Porém, o mercado de marketing digital está em constante transformação e, assim, consideramos ser essencial manter estes dados sempre atualizados. Por isso, estamos lançando a segunda edição da Content Trends.

Para que você possa comparar facilmente as principais estatísticas de 2015 e 2016, unimos os dois posts aqui mesmo:

Confira:

 

Content Trends 2016

Entenda todo o processo da maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do Brasil.

Desenvolvimento

Para a realização da Content Trends 2016, utilizamos como base o questionário do ano anterior, mas fizemos algumas alterações. Acrescentamos algumas perguntas e retiramos outras de modo a produzir um relatório ainda mais completo e descobrir novas informações.

Com o questionário pronto, divulgamos para mais de 100.000 contatos e promovemos em redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. Como incentivo, todos aqueles que o respondessem ganhariam o Content Marketing Playbook, do Sujan Patel e concorreriam a uma caixa de som JBL Flip wireless.

A pesquisa ficou disponível online entre os dias 11 e 26 de abril e, ao longo deste período, contamos com a participação de 2725 profissionais dos mais diversos setores e de todo o país.

Do dia 27 de abril até o dia de hoje, trabalhamos para analisar os dados, produzir gráficos e conteúdo, além de diagramar o relatório.

Resultados

Os resultados obtidos na Content Trends 2016 confirmaram o que descobrimos no ano passado: o Marketing de Conteúdo é uma realidade para a maioria das empresas brasileiras.

Entre os entrevistados, verificamos que 70% utilizam essa estratégia, e os resultados que ela traz são claros: empresas que adotam geram 4x mais visitas e 5x mais leads.

A maior parte das empresas ainda está em um nível básico de desenvolvimento do Marketing de Conteúdo e, dessa maneira, ainda não tem processos e estratégias bem definidos. Ao mesmo tempo, 50% dos participantes ampliaram seus investimentos na estratégia entre 2015 e 2016 e 67% pretendem aumentar no ano que vem.

Assim, fica claro que há um grande potencial para o mercado amadurecer em termos de uso dessa estratégia.

Content Trends

Estes são apenas alguns dos dados que encontramos. Para explorar ainda mais o mercado de Marketing de Conteúdo no Brasil, confira também o relatório completo! São 40 páginas com inúmeras estatísticas, gráficos e insights do mercado.

Bônus: na edição de 2016, além da análise geral, traçamos o perfil das organizações que se consideram bem-sucedidas na estratégia. Entenda as melhores práticas do setor e alavanque também os resultados da sua empresa com o Marketing de Conteúdo.

content trends

Content Trends 2015

Background

Esta pesquisa tem história e começa em Abril de 2015. Na ocasião, uma amiga que trabalha na Rock Content recomendou que eu enviasse um email propondo fazer um estágio de verão durante minhas férias da Universidade do Texas em Austin, onde estudo Publicidade e Propaganda. Na cara dura, fui e fiz. Expliquei que tinha experiência com pesquisas de mercado e análise de dados, inclusive para grandes festivais de música, além de afinidade com o infame Excel.

Quem me acolheu foi o Diego Gomes, que contou que eu iria trabalhar “em um projeto grande”. A curiosidade foi grande para saber o que seria este projeto, mas o Diego já tinha a visão toda planejada. O resultado, 3 meses depois, é o relatório de Tendências do Marketing de Conteúdo 2015.

pesquisa de marketing de conteúdo

Processo

O Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 começou com uma meta ambiciosa: começar do zero e publicar a pesquisa em 45 dias. O formulário da pesquisa em si contou com 22 perguntas, muitas delas inspiradas em pesquisas da Hubspot e do Content Marketing Institute, e outras sugeridas por membros da equipe da Rock Content. O título da pesquisa, também, passou pelo crivo de todos.

Assim, fizemos um trabalho em conjunto. Foram muitas mãos editando, testando e revisando para que todas as perguntas trouxessem resultados reveladores para todos.

Em 4 dias, nossa pesquisa Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 recebeu 2.233 respostas de participantes de diversas indústrias e áreas de atuação do Brasil. A pesquisa foi enviada por email para aproximadamente 100mil pessoas, e promovida em redes sociais como o Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn. Como incentivo, os participantes concorreram a um alto-falante Beats Pill.

Depois da pesquisa encerrada, tivemos uma semana para analisar os dados, uma semana para escrever o relatório e uma semana para os designers acenarem sua varinha mágica sob o hotsite, infográfico e diagramação do relatório.

Objetivo

Com este estudo sobre as práticas de marketing de conteúdo buscamos entender se este novo jeito de fazer marketing está sendo adotado por profissionais brasileiros. Procuramos mostrar como isto é refletido no orçamento de marketing, quais os principais objetivos do marketing de conteúdo e como é a percepção de sucesso nesta área.

Além disto, a partir de agora nenhum profissional brasileiro tem que basear sua decisões de marketing apenas em pesquisa norte-americanas. Viva!

Resultado

Os resultados que obtivemos com a pesquisa foram reveladores e muito positivos. 69% dos participantes afirmaram utilizar marketing de conteúdo, 57% possuem pelo menos 2 pessoas dedicadas à criação de conteúdo e 69% prevêem aumento no orçamento de marketing de conteúdo para 2016.

O relatório completo possui dezenas de estatísticas que comprovam o que já sabíamos: marketing de conteúdo vem como uma maneira inovadora  de fazer marketing, e sua adesão está aumentando cada vez mais.

pesquisa de marketing de conteúdo (2)

E agora?

Se você leu até aqui sem ter acessado o relatório completo, não perca tempo! Você vai encontrar todos os dados necessários para implementar ou impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo.

O Tendências do Marketing de Conteúdo foi criado para resolver dúvidas e desafios sobre marketing de conteúdo. Esperamos que a partir dos nosso dados você possa fazer decisões relevantes sobre sua estratégia de marketing.

 

 

 

 
Autor(a)

Escrito por: Juliana Ribas Analista de marketing na Rock Content. Apaixonada por marketing digital, séries, futebol e chocolate.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!