reunião para fazer uma pesquisa de mercado

5 formas da pesquisa de mercado potencializar seu conteúdo

Uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo se baseia, antes de mais nada, em conhecer bem o seu público.

Para saber o que dizer, você precisa estar bem informado a respeito de quem estará te ouvindo. A pesquisa de mercado é a prática de marketing ideal para você conhecer o seu cliente, segmentar o seu público, testar um produto e compreender a sua concorrência para te ajudar a tomar decisões estratégicas na sua empresa.

Ao contrário do que acontecia há um tempo atrás, hoje as ferramentas digitais permitem realizar pesquisas a um custo muito mais acessível e até gratuitamente, e também de forma muito mais rápida, com resultados em poucos dias.

Por isso, tornou-se possível incluir a pesquisa em ações do dia a dia da sua empresa, como na sua estratégia de conteúdo.

Existem inúmeras formas de aliar pesquisa de mercado e marketing de conteúdo, e eu vou te contar as principais delas:

1. Conheça suas personas

Você conhece os leitores do seu blog, do seu canal do YouTube ou os usuários que baixam seus ebooks?

Sabe que tipo de pessoas são e por que se interessam pelo seu material?

Faça uma pesquisa de persona para conhecer o perfil dos seus leitores e, assim, produzir conteúdos cada vez mais interessantes para cada tipo de usuário que você possui. Para te ajudar, nós oferecemos um questionário com 25 perguntas que não podem faltar em um questionário de buyer persona.

2. Pesquise a opinião dos seus leitores

Não importa qual o tema do seu blog, certamente em algum momento você já divulgou o resultado de alguma pesquisa existente sobre aquele assunto.

Mas que tal fazer a sua própria pesquisa com os seus leitores e saber o que eles pensam?

Por exemplo, se o seu blog é sobre saúde e beleza, faça uma pesquisa com seus leitores e descubra quantos passam protetor antes de sair de casa. Se escreve sobre música, faça uma pesquisa para descobrir quais são os serviços de streaming que eles mais usam e quais os melhores discos de 2015. Dessa forma, você cria os dados que servirão de base para seu conteúdo e, consequentemente, vai se tornando referência no assunto que você trata no seu blog.

3. Compreenda o seu mercado

Você conhece bem o seu mercado de atuação?

Fazer uma pesquisa com seus clientes e prospects sobre o seu mercado pode gerar ótimos insights e também gerar conteúdos para sua estratégia de marketing. A Rock Content fez uma pesquisa sobre as Tendências de Marketing de Conteúdo, e você também pode fazer um estudo sobre o seu próprio nicho.

4. Divulgue o conteúdo de forma criativa

Após realizar uma pesquisa de opinião sobre o seu mercado, explore diferentes formas de divulgar esse resultado.

Vale tudo, desde posts em blogs e nas redes sociais até infográficos, ebooks e vídeos com gráficos e depoimentos de pessoas que comprovem os resultados obtidos. Hoje existem muitas ferramentas que auxiliam a produção desses materiais. Dados de pesquisa relevantes e bem apresentados geram valor e atraem interesse para o seu conteúdo, além de validar o que você está propondo com a sua estratégia.

5. Avalie seu blog ou site

O que será que as pessoas acham do seu site ou blog? Faça uma pesquisa de avaliação. Você pode incluir trechos de posts e imagens da home para que os usuários deem uma nota expliquem o porquê daquela avaliação. Assim, você consegue ótimos feedbacks e sugestões de melhorias de quem mais importa: seus próprios clientes e prospects.

Precisa de ajuda para criar uma pesquisa de mercado? Fale com a gente.

Este post foi escrito por Daniela Schermann, do Opinion Box.

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!