Sua marca tem autoridade? Conheça a pirâmide do marketing de conteúdo 1

Sua marca tem autoridade? Conheça a pirâmide do marketing de conteúdo

Se sua empresa ainda não produz conteúdo, você está em uma situação difícil. Mas uma vez que já descobriu a importância de se investir em uma estratégia forte de marketing de conteúdo, saiba que existe um longo caminho pela frente. O que diferencia uma marca extremamente reconhecida pelos seus fãs e seguidores de uma marca que ainda não é conhecida? Neste artigo, vou falar um pouco sobre como ter o conteúdo como pilar essencial na sua estratégia de marketing vai ajudar a sua empresa a ser reconhecida e admirada. Para isso usarei uma metáfora que desenvolvi que chamo de a pirâmide do marketing de conteúdo. Muitas empresas pensam que apenas começar a produzir conteúdo é o suficiente, mas este é um grande engano.

A base da pirâmide: Saia da selva da mesmice!

A maior parte das empresas encontra-se aqui. Empresas na selva da mesmice não tem um bom retorno sobre investimento com marketing de conteúdo. Se sua empresa produz conteúdo às cegas, conteúdo genérico, sem personalidade, você é apenas mais um blog/Facebook/Twitter sem graça perdido nas interwebs. Confie em mim: existem milhares de empresas que mantém seus blogs atualizados, enviam newsletters e produzem conteúdo sem nenhum direcionamento estratégico, isso é realmente comum.

Se você está apenas produzindo conteúdo sem saber exatamente com quem falar, que pauta abordar e quando abordar um determinado assunto, você está competindo, sem foco, com centenas de outros artigos  e marcas espalhadas pela web.  Indo nesta direção é melhor desacelerar seu investimento em conteúdo, se educar e planejar de maneira estruturada, como começar sua atuação. Existem vários lugares para se informar, para planejar sua estratégia e também aprender mais sobre marketing de conteúdo. Confira alguns materiais que podem te ajudar neste desafio:

Evangelização: O caminho para se tornar referência

As empresas que começam a enxergar uma estratégia bem planejada de marketing de conteúdo geralmente começam evangelizando seu mercado e trabalhando para atrair seu público alvo e criar uma presença digital consistente. Elas tem clareza de quem são suas personas e quais os papéis do conteúdo na sua estratégia comercial. Se sua empresa está aqui, a esta altura você já sabe quem são as personas com as quais você quer falar (no kit acima tem um modelo para criação de personas) e com que conteúdo você deve atingí-las para fortalecer sua presença digital. Talvez seu assunto seja algo desconhecido do grande público, seu site tenha pouco tráfego, ou mesmo ainda não haja engajamento em seu blog. Não se deixe abater. Muitas marcas desistem neste ponto. O ponto crítico aqui é manter sua persistência e gerar uma máquina consistente para fidelizar e atrair seus leitores. Invista em newsletters, ebooks gratuitos, e promoção do seu conteúdo em redes sociais. Assim você começa a cativar sua audiência e pode direcioná-la para que eles deixem de ser apenas visitantes e se tornem seguidores.  Neste momento, temos alguns materiais e táticas que podem te ajudar de maneira consistente a evoluir e criar seu caminho rumo ao topo da pirâmide.

  • Conhecer as principais métricas;
  • Aprenda a mensurar os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo;
  • Utilize guest posting e consiga links para seu site;
  • Aprenda a promover seu conteúdo de maneira eficiente;
  • Invista em entrevistas, artigos extensos e aprofundados, conteúdos ricos, etc.

Autoridade: O topo da pirâmide

Esta é uma posição almejada, e dificilmente alcançada. Muitas marcas conseguem criar autoridade e se tornar referência em sua área de atuação. Lembre-se, uma autoridade não tem visitantes, tem seguidores. O Conta Azul, por exemplo é uma empresa que se caracteriza como sinônimo de conteúdo de qualidade para pequenos e médios empresários. Presente em vários canais como blog, youtube, guias e materiais gratuitos, eles geram milhares de acessos mensais em seu site através de conteúdo e já atraem mais de 15% dos seus milhares de clientes através do marketing de conteúdo (Confira o case aqui). A transição entre o evangelizador e a autoridade é gradual e leva tempo. O importante é que quanto mais as pessoas reconheçam sua marca como autoridade em seu assunto, mais propensas elas estarão a confiar na sua marca e se tornarem seus clientes. É por isso que começamos este blog, por exemplo. O Objetivo do Marketingdeconteudo.com é se tornar a maior referência sobre marketing de conteúdo no Brasil e assim levantar a bandeira da nossa empresa, a Rock Content em milhares de empresas que queiram alavancar seus negócios através de conteúdo. Se você já é autoridade, e quer transformar seus seguidores em clientes, aqui vão alguns materiais interessantes:

Espero que tenha gostado. Seguindo estes passos e entendendo estas técnicas e conceitos, você estará mais próximo de construir uma marca campeã, com presença forte na mente dos seus clientes. E aí, o que achou da minha representação acima como modelo para criação de autoridade digital com a sua empresa? Todo feedback é bem vindo, não deixe de comentar!

 
Autor(a)

Escrito por: Diego Gomes Fanático por blogs, content marketing, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale comigo: @dttg ou inscreva-se no meu curso gratuito de marketing de conteúdo por email.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!