Planejamento de Marketing de Conteúdo para 2015 - Aprenda o que é necessário para sua equipe de marketing alcançar todos os resultados no próximo ano

Planejamento de Marketing de Conteúdo para 2015 – Aprenda o que é necessário para sua equipe de marketing alcançar todos os resultados no próximo ano

Mais um ano está chegando ao fim e além de se preparar para as tão aguardadas festas de fim de ano, também está na hora de começar a planejar alguns pontos para que 2015 seja um ano ainda melhor para sua empresa. Em especial, o planejamento de marketing de conteúdo.

Na última segunda-feira, 24/11, a equipe da Rock Content realizou um Hangout exclusivo para seus clientes. Edmar Ferreira, CEO da Rock Content acompanhado pelo CMO, Vitor Peçanha e Diogo Bedran, Gerente de Sucesso do Cliente, conduziram um webinar que abordou alguns temas referentes às estratégias  do próximo ano: planejamento, documentação e budget.

Sem mais delongas, conheça os principais pontos que você deve se preocupar na hora de montar o melhor planejamento de marketing de conteúdo para sua empresa em 2015 e que foram abordados durante o bate-papo.

Planejamento – Começando pelo básico

Um dos principais problemas de planejamento que muitas equipes de marketing cometem, ano após ano, é a falta do próprio planejamento. Sim, diversas empresas negligenciam esse ponto crucial que compromete qualquer resultado.

Sem saber quais são os objetivos para o próximo ano, dificilmente você conseguirá alcançar algo. O que será mensurado se sua equipe não conhece o que deveria ser atingido? O primeiro passo para acertar em cheio no planejamento de 2015 é escolher qual será o foco da equipe de marketing para o próximo ano, como por exemplo:

  • Maior número de leads
  • Aumento de SQLs
  • Gerar mais visitas

Independentemente de qual seja o objetivo do time de marketing, ele precisa ser definido e quantificado. Estipular uma meta sem valores é muito vago. Aumentar o número de contatos da base de leads pode ser uma boa opção, mas dê números ao planejamento. Torne esse objetivo palpável:

  • Temos o objetivo de aumentar a base de leads em 75%
  • Pretendemos ter um crescimento de 40% mensal no número de SQLs
  • Queremos mais 100 mil visitas em nossa página principal

A definição desses objetivos será o catalisador para que seu planejamento siga em frente. Mensurar resultados sem metas previamente estabelecidas é uma tarefa impossível.
New Call-to-action

Documentação –  Não perca o controle dos processos da sua equipe de marketing

Para que um planejamento funcione perfeitamente é necessário documentar todos os processos e atividades que sua equipe executa diariamente. Não confunda essa documentação com burocracia. Este processo tem como objetivo principal facilitar a realização de tarefas e reduzir o número de erros.

A rotina de uma equipe de marketing é muito dinâmica. Esquecimentos e erros podem acontecer com certa frequência. Criar check-lists, anotar processos e estabelecer um documento para cada atividade auxilia você e sua equipe na redução desses erros. Ao documentar a rotina, o time sempre estará ciente do próximo passo.

Essa documentação também favorece novos colaboradores a se adaptarem aos processos de produção de forma rápida e natural. Ao consultar os documentos que guiam a execução de cada uma das atividades, muitas das dúvidas podem ser sanadas sem interrupções e os novatos podem se virar sozinhos.

Lembretes importantes sobre a documentação:

  • Auxilia na velocidade da realização das tarefas;
  • Permite identificar e conhecer quais processos estão sendo positivos e os que são negativos;
  • Produzir check-lists garante que seu time reduza a quantidade de erros, esquecimento de tarefas e, consequentemente, obtenha melhores resultados;
  • Ajuda no comprometimento do time na realização das tarefas;
  • Documentar é diferente de ser burocrático; seu objetivo não é retardar os processos

Para quem deseja conhecer mais sobre a importância da documentação e tem interesse em aprofundar no tema, o time da Rock Content recomenda a leitura do livro de Atul Gawande, Checklist Manifesto.

Tipos de documentos estratégicos:

  • Ficha de personas: Identificar quem é o seu cliente ideal e determinar que tipo de conteúdo será produzido para eles. Na Rock Content utilizamos duas personas: o Ollie (Dono de empresa) e Mary (gerente/analista de marketing de uma empresa). O diretor não conhece o marketing de conteúdo e costuma ser mais resistente. Já a Mary, reconhece a importância do conteúdo além de ser a pessoa  responsável  por convencer os gerentes e líderes a aderirem ao novo processo.
  • Mapeamento de conteúdo: Conhecer quais materiais devem ser criados para cada momento do funil: ToFu, MoFu e BoFu. Sejam eles blog posts, vídeos, webinars, whitepapers ou podcats. Aprenda mais sobre o mapeamento de conteúdo clicando aqui.
  • Qual formato de conteúdo: Identificar, de acordo com as suas personas, quais plataformas e formatos específicos se adequam ao seu público-alvo. Imagens no Instagram; conteúdo mais sóbrio e profissional no LinkedIn ou blog posts.
  • Calendário editorial: Definir todos os conteúdos que serão gerados para o próximo mês ou semana. Planejar com antecedência permite que os processos estejam alinhados com toda a equipe e que cada membro saiba o que realizar com antecipação.
  • Relatórios: O planejamento do ano deve conter a periodização dos relatórios que servirão para analisar a viabilidade dos processos até determinado ponto: quantas leads, número de SQL/MQL. qual formatos deram melhores resultados.

Iniciar esse processo de documentação não será uma tarefa fácil. Sua equipe pode ser resistente e a adaptação ao novo formato requer hábito. Apesar disso, não abra mão de realizar o planejamento e documentar todas as atividades.A cada novo relatório você perceberá os resultados e a importância desse processo.

Como começar a documentar:

  • Treine sua equipe: Passe a cultura de métricas, documentação e a nova forma de realizar os processos. Antes de investir em ferramentas você deverá se preocupar em capacitar sua equipe.
  • Invista em ferramentas: Existem diversas opções de plataformas desenvolvidas para auxiliar você em suas tarefas diárias. Exemplos: Google Calendar e Trello.

New Call-to-action

BUDGET – Quanto sua empresa deverá investir para alcançar os resultados esperados

Após definir quais são os objetivos para o próximo ano o passo seguinte é conhecer o quanto você poderá investir para alcançar os objetivos estipulados. Sem o planejamento para conhecer as metas, a documentação para realizar os processos de maneira correta e controlada, fica praticamente impossível definir qual será o investimento necessário para alcançar os objetivos previstos para 2015.

Um dos objetivos de trabalhar com marketing de conteúdo e Inbound Marketing é o nível de previsibilidade dos processos. Ao longo do tempo você terá a informações para mensurar o custo de cada novo lead. Ter essa previsibilidade auxilia a calcular também qual é o valor necessário para atingir as metas. Conhecer o custo de um lead, SQL ou MQL é importantíssimo.

Métricas fundamentais:

CAC – Custo de aquisição do cliente: Quanto custa para adquirir cada novo cliente. Ter esse número em mente te auxiliará a saber quanto você poderá investir. Para calcular o CAC é necessário somar os custos mensais dos times de vendas e marketing e dividi-los pelo número de vendas do mês.

LTV: O Lifetime Value é uma métrica que determina o valor total de um cliente para seu negócio. Para saber seu LTV basta calcular o valor médio de cada compra multiplicado pelo total de compras de um cliente..

Churn: A taxa de Churn é uma métrica que representa a quantidade de clientes que abandonaram uma assinatura ou deixaram de consumir seu produto. Geralmente é medida com um percentual total de seus clientes.

Budget é acompanhamento, nunca perca o controle de investimentos e gastos.

Opção alternativa para conquistar resultados

Edmar Ferreira aproveitou esse momento do Hangout para dar uma dica que pode ser o diferencial para seu time de marketing em 2015. Sempre que possível, reserve uma parcela de seu investimento mensal para aplicar em novas oportunidades. Experimentos incertos que caso deem certo poderão garantir resultados inesperados para a empresa.

Invista uma pequena fatia do budget em novas alternativas, arrisque com consciência.

Dicas importantes para brilhar em 2015:

  • Ferramentas: Escolher as ferramentas que sua empresa utilizará no próximo ano para analisar a viabilidade de possíveis descontos na hora de fechar planos com antecedência.
  • Invista no mobile: 2015 é o ano para se preocupar com conteúdo mobile. Atualmente, 56% de todo o conteúdo consumido na internet é acessado através de dispositivos móveis.
  • Adaptações necessárias: Seguindo a dica anterior, para estar disponível no universo mobile seu site precisa ser responsívo. Certifique-se que o seu site ou blog se ajusta ao tamanho da tela do dispositivo em exibição. Seu conteúdo precisa estar disponível em diversas plataformas diferentes.
  • Resolva os problemas de seus clientes: Seja um professor. Antes mesmo de tentar vender algo eduque seu público-alvo. Ao resolver os problemas que eles possuem você ganha autoridade e se torna referência no assunto.
  • Invista em guest posting: Uma ótima maneria de conquistar novos leitores para seu blog é conhecer outros sites do mesmo segmento que o seu e manter um bom relacionamento com os responsáveis pelo gerenciamento deles.
  • Conteúdo personalizado: Observe o que seu público faz, fala e questiona. Observe suas ações para personalizar seu conteúdo e marca de acordo com o cliente.
  • Construa sua própria audiência: Capture e-mails até de quem não for se tornar seu e-mail. Foque em criar conteúdos que possam ser úteis para quaisquer pessoas.
  • Dê a devida importância à sua base de e-mails: Um dos ativos mais importantes para uma empresa é a sua lista de e-mail. Número de seguidores do Twitter e Facebook não são seus, eles pertencem às redes sociais.
  • Cuidado com as campanhas no facebook: Não tenha como objetivo criar campanhas para conseguir mais curtidas em sua página. Se for anunciar na rede social, tenha o objetivo de aumentar a conversão de sua marca e garimpar novos leitores para seu blog.

One more thing…

No final do webinar, a equipe da Rock Content aproveitou a oportunidade para anunciar uma nova plataforma que está sendo implantada para ampliar ainda mais a qualidade do atendimento aos clientes. O Fórum do Marketing de Conteúdo da Rock está em fase final de testes e logo estará disponível para todos nossos clientes.

O fórum será uma maneira rápida e prática para sanar quaisquer questionamentos existentes sobre a produção de conteúdo, divulgação e como executar seu planejamento. Toda a equipe da Rock Content estará disponível e habilitada para te auxiliar no que for preciso.

Nosso objetivo é que em um futuro, não tão distante, esse Fórum de Marketing de Conteúdo seja a maior ferramenta para compartilhamento de informações sobre o tema no país.. Queremos ensinar quem quer conhecer mais sobre o assunto e também temos a intenção de aprender muito com vocês. Nós queremos te auxiliar para que você cresça conosco.

 

Update: O Fórum do Marketing de Conteúdo já está no ar, confira agora mesmo e faça parte dessa comunidade!

 

Aguardem, 2015 será um ano especial!

 

Se você deseja assistir o Hangout sobre Planejamento de Marketing de Conteúdo para 2015 na integra, acesse este link e veja tudo que rolou durante a conversa.

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!