Plano de lançamento: Por que não ter um pode afundar o seu blog?

Plano de lançamento: Por que não ter um pode afundar o seu blog?

“Failing to plan is planning to fail”

Qualquer um pode ter um blog hoje em dia. Essa é a beleza da web.

Todos podem ter uma voz! Mas isto não significa que todos vão ser ouvidos. Pensar no lançamento do seu blog de maneira disciplinada vai lhe ajudar a vencer o ruído gerado pelos milhões que estão falando ao mesmo tempo.

Planejar o lançamento do seu blog aumenta bastante as suas chances de sucesso. Saiba como:

Etapas do planejamento

Estratégia

A sua estratégia é onde tudo começa. Aqui você vai definir aonde quer chegar com o seu blog. Sem um caminho claro para chegar ao seu objetivo você vai ficar andando em círculos.

Objetivo

Pense no motivo que te levou a querer montar o seu blog. Você quer mais clientes? Educar os clientes que você já possui? Se tornar referência na sua área de atuação?

Métricas

Como você vai medir os resultados do seu blog com relação aos seus objetivos ? As métricas são os seus indicadores de sucesso. Você pode medir: número de visitas; oportunidades de negócio geradas; contatos; vendas entre uma série de outras coisas. O importante é pensar em como transformar o seu objetivo em números.

Metas

Crie uma definição clara de sucesso. A sua meta é uma descrição do seu objetivo que te possibilita saber se você o atingiu ou não. Se você quer se tornar uma referência na seu setor como você vai saber se atingiu ou não esse objetivo ? Escolha uma métrica e defina uma meta. Por exemplo: “Possuir 1.000 assinantes na minha newsletter” ou “100.000 fans no Facebook”. Isto vai direcionar os seus esforços e evitar que se perca com iniciativas que não levam para mais perto do seu objetivo.

Táticas para o lançamento

Agora que você tem uma definição clara de sucesso eu vou lhe ensinar algumas táticas que vão ajudar a bater a sua meta.

Conteúdo Épico

Esta tática também é conhecida como “conteúdo de fundação”. A ideia aqui é criar de 1 a 3 posts iniciais com uma grande quantidade de conteúdo. Pense no assunto mais relevante que possa imaginar e o aborde com profundidade. Esse tipo de conteúdo vai formar a base do seu blog. Provavelmente serão eles que vão atrair links e compartilhamentos. Use-os como ancoras para posts futuros.

Séries

Uma série de posts vai ajudar você a fazer com que o seu leitor volte para o seu blog depois da primeira interação. Ao contrário do conteúdo épico a ideia aqui é dividir um assunto muito extenso em posts menores. A vantagem dessa abordagem é que o seu leitor vai criar expectativas esperando as próximas partes da sua série.

Guest Posts

Um guest post é um artigo de um autor convidado em um blog. Por muito tempo essa prática foi recomendada por especialistas em SEO como uma forma de conseguir links. Há uma grande discussão hoje em dia sobre a eficácia dos guest posts como ferramenta de SEO. Com mudanças recentes no Google, formas mais agressivas de guest posting podem ser vistas como compra de links.

Mesmo com esses recentes desenvolvimentos os guest posts ainda são uma ferramenta valiosa no lançamento do blog. O seu foco deve ser sempre em criar valor para os seus leitores e não em maneiras de aparecer na primeira página do Google. Com um guest post no blog certo você vai expor o seu conteúdo a pessoas com grande potencial de se tornarem leitores do seu blog, além de construir a sua autoridade.

Materiais ricos

Os materiais ricos são como brindes que o seu blog vai dar gratuitamente para os seus leitores. As formas mais comuns são:

  • Ebooks: A forma mais comum de executar essa estratégia é criar um ebook para ser distribuído aos seus leitores.

  • Templates: Começar um documento do zero deixa muitas pessoas perdidas. Crie um ponto de partida para elas na forma de um template.

  • Ferramentas: Pequenos programas e aplicações chamam bastante atenção e tem grande valor percebido na web se comparados a outras formas de materiais ricos. Se você não é programador procure por um parceiro ou tente adaptar uma ferramenta já existente para o seu nicho.

  • Planilhas: Planilhas são uma maneira mais simples de entregar grande valor se comparadas às ferramentas. Se você não sabe programar tente fazer uma planilha para automatizar ou facilitar algum processo.

  • Checklists: Mesmo os profissionais mais experientes podem esquecer de detalhes cruciais. Os checklists são listas de passos importantes em um processo projetadas para serem conferidos um a um.

Entrevistas

Pessoas amam histórias. Traga para o seu blog as histórias e conselhos de profissionais importantes no seu segmento. Essa estratégia possui 3 vantagens:

  1. Vai aumentar a autoridade do seu blog: A cada novo entrevistado a sua audiência vai passar a confiar mais em você.
  2. Criar conteúdo exclusivo: Nenhuma entrevista é igual. As perguntas e as respostas vão ser sempre diferentes e isso garante que você tenha um conteúdo exclusivo para o seu blog.
  3. Networking: Os seus convidados vão enriquecer a sua rede de contatos.

As entrevistas podem tomar diversos formatos como texto, áudio e vídeo. Minha recomendação é que você use os formatos de áudio ou vídeo. Esses formatos apresentam uma percepção de valor maior e podem ser usados como material rico com maior facilidade.

Podcasts

Os podcasts passaram por um momento de grande entusiasmo seguido de uma grande perda de interesse por parte de produtores de conteúdo. As dificuldades em gerar receita e detalhes técnicos como a visibilidade em buscadores afastaram muitas pessoas dos podcasts.

Agora com o fim de todo o hype inicial podemos ver uma clara retomada no uso de podcasts como complemento ao seu conteúdo e em alguns casos como conteúdo principal.

A vantagem do formato é que ele permite que a sua audiência consuma o seu conteúdo em lugares em que normalmente você não tem penetração. Com um podcast as pessoas vão consumir o seu conteúdo enquanto dirigem ou estão na academia, por exemplo. Além disso muitos indivíduos assimilam melhor áudio do que imagens, criando um podcast você vai garantir que eles também sejam bem atendidos.

Webinar

Um webinar é uma palestra online. O formato permite que você interaja ao vivo com o seu público e responda perguntas. Isso cria um sentimento de proximidade maior entre você e sua audiência.

Uma vantagem de se criar um webinar é que o fato de ele possuir uma data e hora específicos gera escassez. Esse sentimento vai fazer com que o conteúdo da sua palestra tenha um valor percebido maior.

Terminado o seu webinar você pode convertê-lo facilmente para um video e assim aproveitar o mesmo conteúdo novamente. Essa prática é importante, inclusive para não decepcionar as pessoas que não puderam participar do seu webinar.

É muito comum tentar colocar o seu blog no ar e pular direto para produção de conteúdo. Você pode pensar que o seu conteúdo por si só vai trazer o sucesso. Não se iluda, planejar pode parecer uma perda de tempo mas sem ele o seu conteúdo vai se perder nos bilhões de páginas da web.

 
Autor(a)

Escrito por: Edmar Ferreira



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!