homem utilizando um computador

Como escolher uma plataforma de marketing de conteúdo

Nós falamos inúmeras vezes aqui no blog sobre a importância do marketing de conteúdo para o seu negócio.

Fazemos questão de mostrar como o uso dessa estratégia pode conseguir um merecido destaque para a sua marca, seus produtos e serviços, como ela funciona no funil de vendas, te ajudando a conquistar clientes e aumentar as vendas… certo?

Certíssimo!

Mas marketing de conteúdo, sozinho, pode ser uma tarefa difícil.

Em termos práticos, isso significa que é preciso escolher uma plataforma de marketing de conteúdo que possa se adequar com maior perfeição às suas necessidades e desejos.

E para tomar as melhores decisões, você precisa saber quais detalhes são importantes antes de escolher sua plataforma.

É exatamente por essa razão que resolvemos preparar esse artigo, bem especial, que vai servir de base para que você possa estabelecer a sua marca como uma fonte confiável de informação e conhecimento para a sua persona.

Seja para iniciar sua jornada ou para reavaliar se a solução que você tem agora é mesmo a melhor, aprenda a escolher a sua plataforma de marketing de conteúdo. Vamos lá?

Desafios que levam as empresas a buscar uma plataforma de marketing de conteúdo

Precisamos ser sinceros… não é fácil produzir e divulgar material que atraia e auxilie nas conversões de uma marca.

Aliás, se fosse, ele dificilmente seria considerado um diferencial.

Existem alguns desafios que precisam ser enfrentados e conquistados até chegar a uma plataforma de marketing de conteúdo perfeita.

Primeiro desafio: produzir conteúdo em escala

Não basta fazer um bom texto, deixar tudo de lado e depois de meses divulgar outro material fantástico… é preciso constância, tanto na publicação quanto na qualidade.

Por isso elegemos duas palavras de ordem para te ajudar a enfrentar esse obstáculo na escolha da plataforma de marketing de conteúdo:

Disciplina 

No início temos um gás fantástico para poder produzir material.

Obedecemos com afinco notável tudo aquilo que nos propomos conquistar.

Mas com o passar do tempo – depois do primeiro ou segundo mês – as tarefas do dia-a-dia, as emergências e outros tantos fatores acabam fazendo com que o seu blog comece a ficar com pequenos atrasos, que se avolumam…

Uma plataforma ajuda a facilitar processos que acabam travando o fluxo de informações desejado e planejado no seu calendário editorial, fazendo com que você mantenha sua estratégia sempre em dia. 

Para tanto, é preciso que ele seja fácil de usar e que ajude a designar claramente os papéis de cada membro da equipe.

Engajamento 

Para produzir com qualidade e constância – esses dois adjetivos serão dupla constante no nosso artigo – é preciso, também, que toda a equipe esteja envolvida e engajada.

Para isso, é preciso ter uma série de cuidados entre a administração dos objetivos, do tempo e do custo, sem perder de vista a equipe, como grupo e individualmente… enfim, é preciso manter todos motivados para manter os resultados conquistados e seguir aumentando a qualidade.

Ou seja: seu time precisa querer manter uma estratégia matadora e usar a plataforma com esse objetivo em mente, sabendo quais metas de marketing de conteúdo precisam ser cumpridas.

Segundo desafio: gerenciar talentos

Gerenciar talentos é difícil.

É preciso encontrar freelancers para produzir o seu material, o que significa testar as habilidades de cada um não apenas para produzir um artigo, mas para garantir uma produção que satisfaça todos os requisitos – da empresa, da marca, da estratégia – de forma contínua.

A escolha da plataforma para marketing de conteúdo também será fundamental para que essa administração possa se dar de forma clara e objetiva, evitando problemas de comunicação – pesadelo de qualquer gestor – e garantindo que seu conteúdo esteja sendo produzido e revisado por pessoas qualificadas. 

Terceiro desafio: a elaboração e manutenção das rotinas de marketing 

Isso também necessita de um trabalho constante e forte, já que uma das coisas mais complexas é conseguir estabelecer uma rotina, sem que com isso se perca a força ou o cuidado com sua estratégia. 

Falamos acima que uma das palavras mágicas para obter sucesso é a disciplina e aqui ela também será uma das ferramentas mais importantes.

A plataforma aqui tem um papel bem óbvio – mas não por isso sem importância: ela entra como o conjunto prático que permite à sua equipe ver o funcionamento de cada um dos processos (produção, calendário, edição), bem como a sua integração ao conjunto, para poder fazer uma avaliação completa e saber quais os pontos positivos e onde será possível melhorar.

O que levar em conta ao escolher uma plataforma de marketing de conteúdo

Como temos a certeza de que os obstáculos acima serão vencidos, passamos a um momento prático em nosso artigo, em que vamos apresentar os aspectos para se prestar atenção na hora de escolher uma plataforma de marketing de conteúdo:

Tamanho e estrutura

O primeiro item é composto pelo tamanho e estrutura.

Mesmo sabendo que a plataforma é fácil de ser usada e que ela oferece inúmeras ferramentas que facilitam a sua vida, é preciso levar em consideração a quantidade de pessoas que trabalham para que o seu conteúdo tenha aquela dupla dinâmica: qualidade e constância.

Quantos são os envolvidos nesse time? Qual a qualidade dos membros dessa equipe?

É preciso levar em consideração mais do que boas intenções, sabendo de antemão o que essas pessoas podem, de fato, oferecer, entre mão-de-obra qualificada, know how, sem esquecer da busca constante pelo aperfeiçoamento.

Como confiar em quem se diz craque em marketing de conteúdo se ele mesmo não tem um projeto consistente e de sucesso? Portanto, olhos e ouvidos sempre atentos para saber diferenciar publicidade de realidade.

Além disso, qual o tamanho da sua equipe? Quantas pessoas você têm disponível para gerenciar seu conteúdo e utilizar a plataforma?

Volume do conteúdo

Logo no início falamos que uma estratégia de conteúdo deve passar longe do material publicado de forma esporádica.

Para escolher uma plataforma que leve sua marca ao sucesso, é preciso pensar na quantidade de material que será disponibilizado.

O que isso significa, em termos práticos?

Que a partir dos objetivos da sua empresa, do estudo do seu público e do seu mercado (ambiente, concorrência) será necessário desenhar a frequência das postagens dentro do blog que você criou.

Afinal, de quanto em quanto tempo é melhor publicar materiais no blog e como variar os tipos (vídeos, ebooks, postagens, artigos…) para que seja desenhado um equilíbrio e exibir a personalidade da sua marca em conteúdo de valor para seus leitores?

A plataforma de marketing de conteúdo que você escolheu consegue manter o volume necessário de conteúdo para sua empresa e te ajudar nessa estratégia?

Tempo

Isso acaba nos levando a um outro item importante – quiçá fundamental – para escolher uma plataforma de marketing de conteúdo: o tempo.

Parte do tripé fundamental de qualquer projeto, junto ao planejamento e orçamento, é preciso se debruçar sobre ele para poder traçar uma estratégia de sucesso.

Quanto tempo sua equipe tem para dedicar ao marketing de conteúdo? 

Sabemos que arranjar tempo para se dedicar integralmente a isso é complicado – por isso, você precisa de uma plataforma de marketing de conteúdo que seja prática, ágil e que facilite sua vida, tornando todo esse processo muito mais tranquilo para sua equipe.

Qualidade do conteúdo feito pelos redatores da plataforma

As pessoas se interessam por qualidade, por informação repassada de forma interessante, por algo que os cative.

Se não fosse isso, os mecanismos de busca não teriam a força que têm no universo da internet.

Então, o cálculo desse tempo parte muito mais dos caminhos desenhados para oferecer o que eles procuram e do perfil desse público a ser conquistado como leitor.

Ele busca respostas práticas ou está a fim de dedicar um tempinho a mais para encontrar suas respostas?

Ou seja: você precisa garantir que o conteúdo que será produzido pela plataforma que você escolheu é de qualidade, com um time de revisores disponíveis e qualificados para garantir que seu conteúdo está perfeito. 

Procure por blogs de clientes da empresa de marketing de conteúdo que você escolheu e leia o conteúdo disponibilizado.

Ele é bem produzido? Conversa com os valores da marca? Ensina bem o público? Essa empresa poderia produzir conteúdo assim para sua marca?

Adoção pela equipe

Por fim, precisamos falar sobre algo que durante o artigo abordamos de forma light: a adoção pela equipe.

Já reparou como às vezes ao escolher uma plataforma de marketing de conteúdo levamos em consideração um milhão de pequenos detalhes, mas acabamos deixando de levar em consideração as pessoas que farão o uso diário daquela plataforma: a equipe.

É preciso fazer com que eles aprendam a usar e abraçar a solução, buscando de forma conjunta o melhor para a sua marca.

Considerações finais

Acho que depois de tanto que foi dito e explicado, escolher uma plataforma de marketing de conteúdo deixou de ser uma dificuldade.

Ao entender os principais obstáculos que vão envolver a sua escolha e quais os aspectos que precisamos levar em consideração chegamos a um resultado muito mais forte e com maiores chances de sucesso.

Toda escolha vai implicar diretamente em abrir mão de algumas coisas em prol de outras, que tanto separadas quanto em conjunto serão mais efetivas para conquistar os objetivos da sua marca.

É preciso ter vontade e força para buscar novas formas de vender mais e melhor, a fim de poder garantir que a sua marca se destaque e até mesmo – quem sabe? – se tornar uma top of mind na sua área de atuação.

Quer saber tudo sobre marketing de conteúdo? Leia nossa enciclopédia, o maior material em português sobre o assunto!

marketing de conteúdo

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!