plugins do gmaile-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais indicadas e utilizadas pelas empresas, certo?

">

13 plugins do Gmail incríveis para otimizar sua produtividade e os seus resultados

Muita coisa para fazer? Separamos os 13 melhores plugins do Gmail que vão facilitar o seu dia a dia e otimizar sua produtividade no trabalho!

Não é novidade que o e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais indicadas e utilizadas pelas empresas, certo?

As vantagens desse canal reforçam essa premissa, como o baixo custo das campanhas, os envios altamente segmentados, a comunicação direta e o universo gigantesco de contas ativas de e-mail no mundo (2.6 bilhões em 2016, segundo um relatório do Radicati Group).

Só no Gmail, que é o foco deste texto, eram mais de 1 bilhão de usuários até fevereiro de 2016, de acordo com o portal Statista. Portanto, trata-se de uma penetração que atinge mais de 1/3 das contas globais de e-mail.

Se você faz parte desse aglomerado e, mais do que isso, utiliza o provedor de e-mail do Google como uma ferramenta de marketing, então precisa conhecer os principais plugins do Gmail.

Afinal de contas, fica mais difícil atingir seus objetivos e metas de marketing se usar o Gmail em sua versão mais básica. Por essa razão, selecionamos 13 plugins que poderão ser bem úteis para extrair mais resultados do serviço e melhorar sua produtividade. Fique conosco!

1. Boomerang

O Boomerang é um plugin usado para agendar os dias e horários de envios e recebimento de mensagens.

Trata-se de uma função parecida com a programação de posts para o Facebook. Você pode escolher tanto as opções de datas futuras, como daqui a 4 horas, 2 dias ou 1 semana, quanto especificar um dia e um horário para agendar seus envios.

A ferramenta ainda possibilita a criação de lembretes para você esquecer de enviar ou responder algum e-mail.

Com essas funções, você não precisa mais ficar amarrado a horários. Será possível agendar, por exemplo, todos os envios de um dia ou de uma semana em um determinado período do seu expediente.

Também não haverá mais a necessidade de interromper outras tarefas para ficar vendo cada e-mail que chega em horários diferentes em sua caixa de entrada. Você pode programar os recebimentos para um ou poucos momentos específicos do dia.

2. Yesware

O Yesware é uma ferramenta de monitoramento dos e-mails enviados e de gestão de relacionamento com os seus contatos.

Mas o que mais nos interessa, nesse plugin, é a sua capacidade de mensurar as métricas de desempenho de cada envio, como as taxas de abertura das mensagens, de respostas, abertura de anexos e de cliques.

Isso permite que você descubra, por exemplo, os modelos de títulos que mais geram abertura, os tipos de e-mail que mais provocam respostas e os conteúdos que mais conquistam conversões.

Aliás, a ferramenta pode dar um empurrãozinho nessa otimização de mensagens, já que ela é capaz de salvar cada template usado em seus envios. Dessa maneira, você não corre o risco de perder ou esquecer os modelos de e-mail que mais geram resultados.

3. WiseStamp

Você tinha ideia do poder que uma assinatura profissional em seu e-mail exerce no público?

Talvez você ainda não tenha dado tanta importância a esse trecho, mas depois que conhecer o WiseStamp, provavelmente mudará de ideia.

Esse plugin oferece uma série de templates e um editor para você adicionar o que bem entender em sua assinatura de e-mail. Sendo mais específico, podem ser acrescentados elementos como:

  • sua foto;
  • o logo da empresa;
  • telefone;
  • endereço físico;
  • site ou blog;
  • links para perfis em redes sociais;
  • links e miniaturas de posts em redes sociais;
  • botões de CTA para seguir seus perfis ou as páginas da sua empresa nas mídias sociais;
  • uma breve descrição da sua apresentação pessoal;
  • banners promocionais, etc.

Detalhe importante: segundo o próprio WiseStamp, os usuários com uma foto em suas assinaturas conseguem 32% mais respostas do que se não adicionassem uma imagem.

4. Newton

O Newton é uma das ferramentas mais completas de gestão e monitoramento de e-mails. Ele reúne algumas características que já vimos neste texto, como o agendamento de envios e recebimentos e o acompanhamento dos disparos.

No entanto, vamos destacar um dos seus principais diferenciais: sua integração com outros aplicativos de produtividade e gerenciamento de tarefas.

Por exemplo, se você recebe uma tarefa do seu superior ou um pedido do cliente por e-mail, essa ação pode ser encaminhada, em dois cliques, para plataformas como o Evernote, Trello, Salesforce, Zendesk e Asana. Essa integração ocorre sem a necessidade de fechar sua caixa de entrada.

Outro ponto interessante do Newton é que você pode desfazer os envios de e-mail. Essa função é bastante útil em casos de erros ocasionados por pressa, esquecimento ou desatenção.

5. Unroll.me

O Unroll.me é um plugin que ajudará a organizar bastante sua caixa de entrada. Sua função é bem simples: auxiliar você a escolher se continua recebendo ou não os e-mails das newsletters as quais assina.

Além disso, as listas de assinaturas que continuarem ativas podem ser agrupadas em diferentes categorias e pastas. O objetivo é fazer os seus conteúdos serem combinados e recebidos em um único e-mail.

As mensagens que não te interessam não serão mais recebidas. Já as que você deseja receber não precisarão chegar em diferentes momentos e, com isso, lotar e desorganizar o seu e-mail.

De todo modo, ao utilizar essa ferramenta, você poderá economizar bastante espaço em sua caixa de entrada e encontrar os e-mails importantes com mais facilidade.

6. Streak

O Streak é pode ser entendido como um CRM, sistema de gestão de relacionamento com o cliente, feito especialmente para o Gmail.

Por meio dessa ferramenta, você pode gerenciar ciclos de vendas, rastrear e editar as informações dos seus contatos, dar suporte aos seus clientes, monitorar o histórico de interação do público com outros envios, enfim, tudo o que um sistema de CRM faz, só que totalmente integrado ao Gmail.

Um dos recursos desse plugin é que ele pode dividir sua caixa de entrada de acordo com o estágio do funil de vendas em que seus contatos se encontram, ou seja, uma coluna para os leads, outra para os leads mais quentes, outra para os clientes, etc.

7. FollowUp.cc

Uma ferramenta que também ajudará você a se organizar melhor com seus e-mails é o FollowUp.cc.

Como o nome já deixa subentendido, esse plugin tem a função de auxiliar no acompanhamento de mensagens. Por meio dele, é possível criar lembretes para que você não se esqueça de realizar algum follow-up importante.

Por exemplo, quando você envia um e-mail para um lead qualificado, a ferramenta oferece a opção de criar um alerta para uma data futura. Assim, mesmo que sua caixa de entrada lote novamente, você será lembrado de continuar aquele contato.

Seu trabalho passa a ser mais organizado e você perde menos oportunidades de negócio.

As mensagens menos importantes também são trabalhadas no FollowUp.cc. Pelo plugin, você pode classificá-las como e-mails de baixa prioridade. Com isso, a ferramenta irá alertá-lo assim que as mensagens mais prioritárias forem respondidas.

Em suma, esse plugin ajudará a organizar sua caixa de entrada a partir do estabelecimento de prioridades para os seus diálogos.

8. Rapportive

O Rapportive é um complemento para os navegadores Firefox e Google Chrome que atua como plugin do provedor de e-mails do Google.

Seu papel é apresentar, na barra lateral do Gmail, o perfil no LinkedIn do contato para quem você manda a mensagem.

Basicamente, o Rapportive é uma ferramenta que faz a integração com a maior rede social para relações profissionais do mundo.

Mas qual é a vantagem disso? É a possibilidade de ter acesso, rapidamente, a informações relevantes das pessoas com quem você interage.

Dados como o atual ou antigo emprego, formação acadêmica e perfis em outras redes sociais podem ser visualizados sem precisar abrir uma nova aba só para se logar no LinkedIn.

Eles podem facilitar a segmentação dos envios e a personalização das mensagens. Isso ajuda a criar mais proximidade e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com os contatos.

9. Assistant.to

O plugin Assistant.to funciona como um assistente que ajuda a marcar e a lembrar de reuniões importantes agendadas por e-mail.

O uso dela é muito simples e segue 3 passos básicos:

  1. Quando você responde ou escreve um e-mail para alguém com a intenção de marcar uma reunião, deverá clicar no ícone do plugin, que aparecerá no canto inferior direito da tela de envio;
  2. Depois, você precisará definir um título, um local, uma descrição, a duração e os horários disponíveis em seu calendário para a reunião. Logo após, clique no botão “Insert Times Into Email” para incluir as opções de horários na mensagem;
  3. Por último, envie o e-mail e espere o contato confirmar, recusar ou solicitar uma nova ocasião para fazer a reunião.

Quando você envia as opções de horários, o destinatário da mensagem pode clicar em uma delas e, automaticamente, confirmar a reunião. Você receberá notificações tanto das confirmações quanto das reuniões quando elas estiverem próximas de acontecer.

Outras vantagens do Assistant.to são o fim dos agendamentos duplos (graças à automatização dos agendamentos) e a memorização dos seus locais e horários preferidos, o que ajuda a diminuir o retrabalho com o tempo.

10. ToutApp

O ToutApp é uma ferramenta de gestão do ciclo de vendas. O objetivo é fazer seu time de vendas converter mais, também pelo e-mail.

Ele conta com recursos vistos em outros plugins desta lista, como o rastreamento de e-mails e integração com apps como Salesforce, Microsoft Exchange e sistemas de CRM. A diferença é que, nessa ferramenta, você pode tirar muito mais proveito desses aspectos, já que se trata de um plugin mais avançado tecnicamente.

Mas, ainda assim, podemos destacar características relevantes do ToutApp. Uma delas é que o monitoramento é feito de acordo com a pessoa e não com o e-mail. Isso permite uma análise individual do que costuma gerar engajamento ou indiferença nos seus contatos.

Para os profissionais de marketing, há a vantagem de disparar campanhas de forma automática ou semiautomática. Aliás, a taxa de entregas por meio dessa ferramenta é alta, graças aos seus servidores de alto desempenho.

Por ser um pouco mais complexo, é indicado que o ToutApp seja usado por equipes de marketing e vendas e não individualmente.

11. Gmail Offline

O Gmail Offline é a solução para os profissionais de marketing e vendas que sofrem com instabilidades na internet ou conexões muito lentas.

Esse plugin, assim como o Rapportive, é uma extensão de navegador (nesse caso, somente para o Google Chrome) que atua em sincronização com o Gmail.

Esse aplicativo permite que você tenha acesso, salve e responda as mensagens mesmo quando estiver offline. Os e-mails só serão enviados assim que a sua conexão for reestabelecida.

O app é bem leve e utiliza uma interface parecida com a do Gmail para tablets. Recursos pouco úteis em um ambiente sem internet, como os chats, não são contemplados por essa ferramenta, o que torna sua utilização mais rápida.

Enfim, o seu foco é justamente naquilo que mais interessa: a leitura e o envio de mensagens.

12. mxHero (Mail2Cloud)

O mxHero é uma ferramenta que ajudará você a economizar espaço no servidor do Gmail.

Sua função é armazenar, automaticamente ou não, as mensagens recebidas na nuvem, por meio de integrações com o OneDrive, Google Drive, Dropbox e outras plataformas.

Com esse plugin, sua caixa de entrada estará mais limpa visualmente e também mais segura. Afinal, você garantirá que cópias de e-mails importantes fiquem salvas em outros locais, diminuindo-se o risco de perdas por falta de back-ups.

13. Snapmail

Se você viu o prefixo do nome do plugin e achou que ele tinha alguma coisa a ver com o Snapchat, então está no caminho certo!

O funcionamento do Snapmail não é cercado de qualquer mistério e revela a semelhança com a famosa rede social: ele pode enviar mensagens autodestrutivas a partir de um tempo pré-programado pelo usuário.

Isso pode ser bastante útil quando você precisa enviar e-mails com informações mais delicadas e confidenciais para os seus contatos. Por outro lado, também pode ser interessante para o envio de promoções e descontos relâmpagos.

Só um detalhe: essa ferramenta está disponível apenas para o navegador Google Chrome.

Os plugins do Gmail farão com que sua experiência no provedor de e-mails do Google seja mais proveitosa. Eles são capazes de adicionar recursos que tornarão seu trabalho mais organizado, inteligente, econômico e, principalmente, produtivo.

Funcionalidades como o agendamento de disparos, CRM, rastreio de envios e gestão dos ciclos de vendas são só alguns exemplos que tornarão sua caixa de entrada mais profissional e completa. Enfim, trata-se de um Gmail mais preparado para entregar bons resultados em suas estratégias de e-mail marketing.

Se você se interessou pelas melhorias que os plugins trarão para a sua conta no Gmail, vai gostar de conferir, também, as 29 Ferramentas de Email Marketing mais importantes que você precisa conhecer!