Podcast: Um ótimo canal para engajar sua audiência

Podcast: Um ótimo canal para engajar sua audiência

Descobrir novos canais de divulgação de conteúdo tem sido uma das principais tarefas das empresas nos últimos tempos. Aos poucos, com a saturação das redes sociais e o consequente aumento dos custos para se destacar, a busca por novas formas de conectar com clientes incrementaram as taxas de conversão.

Nesse contexto, os podcasts aparecem como uma ferramenta de marketing de baixo custo e longo alcance. Podcasts são quase como um programa de rádio, transmitido via internet e disponível para download. Nele é possível falar sobre qualquer assunto, promover debates e até trazer a participação do público.

Muitos podcasts são feitos via Skype e transmitidos através de plataformas gratuitas, como o SoundCloud. Essas opções acabam reduzindo o custo da ação, permitindo que até pequenas empresas tirem proveito do novo canal. Um podcast pode ajudá-lo a aumentar o engajamento do seu público e repassar sua mensagem para ainda mais clientes.

Benefícios de se criar um Podcast

Os benefícios de um podcast não se resumem apenas aos custos reduzidos e à possibilidade de se expandir para novos canais. Em termos de marca, você pode utilizar o podcast para criar conteúdos mais densos e reforçar sua autoridade em determinado assunto ou então alcançar usuários early-adopters, que costumam consumir este tipo de conteúdo.

Quando se trabalha um podcast para reforçar a reputação da sua marca, você também aumenta o engajamento dos seus ouvintes e acaba atraindo mais clientes. Ou seja, o podcast funciona como um canal de marketing que irá reduzir o seu custo de aquisição de usuários. Os podcast estão se tornando um meio atrativo para novos clientes em busca de produtos e conteúdo, muito mais do que os tradicionais press releases, por exemplo. Ignorar as vantagens de se criar um podcast pode fazer com que sua empresa deixe de atingir um grande número de novos visitantes.

Podcasts também são ótimos para o seu SEO. Os algoritmos de busca entendem que a qualidade do conteúdo reflete no tempo que os usuários permanecem dentro do site. Podcasts permitem que esse tempo seja expandido e seu site melhor rankeado.

Melhores práticas para o seu podcast

Algumas boas práticas irão permitir que seu podcast ganhe uma base de ouvintes rapidamente. Ainda que seja tentador pensar que “basta começar que eles virão”, a verdade é que o usuário típico de internet não está disposto a gastar seu tempo em algo que não acrescente algo a ele.

Tenha em mente que o conteúdo do seu podcast precisa ser bem organizado e orientado para manter a atenção dos seus ouvintes. Em geral, cada tópico não deve ultrapassar 20 minutos e você também não deve passar o tempo todo vendendo a si mesmo ou ao produto da sua empresa. Comece enumerando os assuntos e deixe os melhores para o fim, assim como as mídias tradicionais fazem. Lembre-se sempre de que você precisa manter sua audiência conectada.

Certifique-se de que o arquivo exportado pela plataforma esteja no formato .mp3, permitindo ser escutado fora da internet. Crie um feed RSS, possibilitando a assinatura do podcast em softwares como o iTunes e promova-o através do seus site e das redes sociais.

Talvez você demore a conseguir tração no seu programa. Mas, no decorrer do tempo, criar e manter um podcast é uma atividade divertida que ainda renderá bons frutos financeiros para a sua marca.

Se você estiver com dúvidas sobre as vantagens de um podcast, ou quiser apontar sugestões para dicas futuras, deixe seu comentário abaixo.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!