dinheiro

Por que os custos de Facebook Ads, Google Adwords e Twitter Ads estão aumentando?

Depois de analisar bem o mercado você se perguntou por que os custos de Facebook Ads, Google Adwords e Twitter Ads estão aumentando? E notou também o quanto o mercado está competitivo, exigindo que suas estratégias de marketing digital tenham mais campanhas no futuro? Essa realização vem sendo uma válvula de escape para muitos empreendedores, através do PPC (Pay Per Click ou pagamento por clique).

Sem dúvida, muitos profissionais da área de marketing passaram a notar a abundância de anúncios PPC que estão sendo veiculados todos os dias. Não é preciso ser nenhum expert para notar esse crescimento. Basta executar uma pequena busca através dos motores de busca e logo você será bombardeado com inúmeros anúncios baseados nos seus termos de pesquisa.

Mas você sabe o que diferencia um anúncio do outro? Quais custam mais e quais custam menos? Sabe qual deles oferecem os melhores resultados? A resposta é simples: tudo dependerá do desempenho e da análise do resultado de cada um desses anúncios.

Por que os anúncios estão cada vez mais caros?

Se você for um bom profissional e estiver antenado no mercado, deve ter começado a notar que as ferramentas de anúncios estão ficando um pouco mais caras que o normal. Isso é devido à grande concorrência entre as empresas. E essas ferramentas, além de quererem proporcionar apenas uma experiência de consumo cada vez mais aprimorada aos seus usuários, também desejam lucrar com isso, e essa é a maneira que encontraram para unir o útil ao agradável.

Muitos desses anúncios em mídias sociais e através dos motores de busca são utilizados nos mais diversos tipos de estratégias de marketing digital praticadas pelas grandes empresas. Se você comparar com outros mercados globais, o custo continua sendo baixo, mas as pequenas e médias empresas precisam repensar na maneira com que as utilizam, a fim de fazer com que seu marketing seja cada vez mais eficaz, sem perder dinheiro.

Esse cenário já está em constante mudança, e os dados mostram que a tendência dos preços é aumentar ainda mais, exigindo que os profissionais de marketing considerem essas mudanças como uma oportunidade de investir ainda mais no planejamento, execução e distribuição de seu conteúdo no ambiente online.

Dados do mercado

Em estudo recente, a Hubspot apontou que, em geral, a maioria das empresas brasileiras não tem tendência a gastar muito com marketing, independente do tamanho da companhia. Os dados mostraram que 70% dessas empresas e que possuem menos de 25 funcionários pretendem investir um valor menor que R$ 100 mil reais, e 54% menos de R$ 25 mil reais.

É ai que está a grande questão: já que esse orçamento está cada vez menor, é importante que as empresas repensem suas estratégias a fim de que possam gastar cada centavo com sabedoria, sabendo reconhecer quais são os custos crescentes de cada rede e campanha.

Daqui para frente, procure examinar com cuidado suas campanhas PPC, pois, por mais que elas não deixem de ser relevantes, o investimento nessa estratégia deverá ser feito com ainda mais cuidado.

Como obter proveito através de palavras-chave?

Procure selecionar as melhores palavras-chave para o produto ou serviço que você deseja vender através de publicidade online. Depois de ter selecionado várias delas para trabalhar, não se esqueça que palavras-chave menos populares também poderão ser direcionadas a seus clientes potenciais, porém por um preço mais baixo por cliques.

Depois de lançada a campanha no ar, espere que ela atinja e percorra todo o seu caminho até que você possa analisar cuidadosamente o resultado dos cliques. Aponte quais são as palavras-chave que estão atraindo mais visitantes, e se muitos deles estão se inscrevendo em seu canal, ou mesmo comprando produtos e serviços de sua empresa.

O segredo é focar nas palavras-chave que estão gerando mais vendas, e não as que atraem um maior número de visitantes.

Nada é incomensurável, tudo se mensura

Se você está familiarizado com o Google Adwords, sabe muito bem que a concorrência corre tanto quanto você atrás das mesmas palavras-chaves a fim de alavancar suas posições no ranking de pesquisa.

Isso, sem dúvida, está fazendo com que o Google eleve o preço do Pay Per Click para aquela palavra-chave. No entanto, esse é apenas o começo de tudo isso no Brasil, onde na verdade o PPC ainda continua sendo um dos preços mais baixos, se comparados a outras partes do mundo, onde os valores estão cada vez maiores.

Quem trabalha e investe em marketing digital sabe que esse é um mercado onde só os melhores vencem, e é preciso reforçar ainda mais sua presença online com conteúdos e campanhas de qualidade, investindo valores consideráveis nessas ferramentas.

Isso significa que, felizmente ou infelizmente, a tendência é que esses preços continuem aumentando.

Quer compartilhar mais estratégias a respeito dos anúncios PPC?

Deixe nos comentários abaixo!

E quer aprender mais sobre o Google Adwords? Baixe nosso ebook gratuito!

download google adwords ebook

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!