Primeiros passos para começar seu blog 2

Primeiros passos para começar seu blog

Nós já explicamos o que é Marketing de Conteúdo e mostramos casos de empresas que estão fazendo sucesso com essa estratégia. Você deve estar pensando: “Mas, e agora? Como montar uma boa estratégia usando essa ferramenta?” Primeiro, você precisa de um canal direto de comunicação com seu público. E neste post iremos falar de um deles: o blog. Existem diversas plataformas para isso, como o Tumblr e o WordPress. Com seu novo canal de comunicação, você poderá disponibilizar conteúdo para seus clientes e perseguir todos os benefícios que o marketing de conteúdo pode lhe trazer. Mas é preciso uma estratégia sólida e eficiente.

Para te ajudar nisso vamos dar algumas dicas sobre como montar essa estratégia!

Saiba bem seus objetivos

A primeira coisa a se ter em mente são os objetivos que você deseja alcançar. Alguns deles podem ser:

  • Você deseja que sua empresa tenha uma marca mais forte?
  • Quer mostrar para seus clientes que conhece e entende suas necessidades?
  • Quer educar seu público sobre seu produto?
  • Fidelizar seus consumidores, tornando-os defensores fiéis de sua marca?

Existem dezenas de objetivos que podem ser atingidos. E definir quais deles você deseja perseguir é essencial pois eles ditarão o passo da sua estratégia, com o formato que você disponibilizará seu conteúdo, a linguagem que você deverá usar e até mesmo o layout e design de seu blog.

Crie (e siga!) um calendário editorial

Um blog desatualizado, além de não lhe ajudar pode te atrapalhar. Ou seja, ter um blog e não atualizá-lo pode ser pior do que não ter um. Um blog desatualizado pode mostrar descaso e levar a uma perda de credibilidade. Então, ao traçar sua estratégia de marketing de conteúdo, crie um calendário editorial, pense com antecedência os assuntos que você deseja abordar, prepare seus posts e mantenha uma frequência de atualizações. Também é muito importante entender seu público e saber quando falar com ele. Ao manter uma frequência de atualizações, você fidelizará seu leitor e o fará com que ele queira voltar sempre em busca de conteúdo novo.

New Call-to-action

Use de outros canais de relacionamento

Não deixe seu conteúdo escondido em seu site. E não acredite que sites de busca como o Google farão todo o trabalho de trazer visitantes para você. Eles são uma parte importante na busca por mais clientes mas não trazem resultados imediatos e não devem atuar sozinhos. Use de suas redes sociais, como o Twitter e o Facebook, para divulgar seu conteúdo. Outros canais de comunicação diretos podem ser utilizados (Newsletters são um bom exemplo!). O objetivo é que seu conteúdo alcance cada vez mais pessoas.

Meça sempre seus resultados

Você não pode achar que sua estratégia está sendo bem sucedida. Você precisa saber. Então, acompanhar seus resultados é vital para o sucesso. Assim você conseguirá se adaptar e alterar sua estratégia de um forma eficiente para conquistar seus objetivos. Para isso existem diversas ferramentas, como o Google Analytics e o Facebook Insights, que lhe apresentam todas as métricas que você precisa.

Baixe agora o ebook que te ensinará como obter melhores resultados usando o Google Analytics!

Execute!

Não fique parado esperando que chegará um belo dia que será o dia ideal para você começar sua estratégia e lançar seu blog. Se organize e comece o quanto antes a criar conteúdo de qualidade e vá se aprimorando com tempo. Não se esqueça que você sempre estará aprendendo, então se matenha atualizado tanto no seu mercado de trabalho quanto no que seu público alvo está procurando!

Só mais uma coisa: Conteúdo não é publicidade!

“Ninguém se importa com você, nem mesmo sua sogra. Ninguém está esperando ansiosamente sua press release.” – Seth Godin, autor, especialista em marketing e empresário.

Conteúdo não é publicidade! Não tente disfarçar propagandas e anúncios como conteúdo útil pois seus leitores irão notar e não acreditarão mais em você, abalando sua credibilidade. Seu conteúdo tem como objetivo entreter e cativar os leitores, trazendo sempre algo novo e útil para eles. Aos poucos, você irá fazer com que eles comecem a interagir com sua marca e desenvolvam um relacionamento com seu blog, se tornando consumidores em potencial. Por mais que seus temas devam ser relacionados com sua área de atuação tome muito cuidado. Não confunda nunca conteúdo com publicidade.

E vocês gostariam de acrescentar algo? Compartilhem experiências, ideias e dúvidas com a gente!

 

(Imagem em destaque por: Everett Collection / Shutterstock)

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!