Processos de Marketing

Processos de marketing: conheça 5 que não podem ser dispensados!

Existem inúmeros processos de marketing, mas à quais dedicar sua atenção? Entenda quais você não deve deixar de se dedicar e por quê.

Você quer alcançar visibilidade e autoridade no mercado para sua pequena empresa e está confuso sobre qual a maneira mais viável de atingir o seu objetivo?

Quer aumentar suas vendas e ainda não conseguiu decidir quais estratégias de marketing online e offline adotar e, principalmente quais excluir?

Você não é o único com esse tipo de problema!

No cenário atual, marcado pela transformação digital, inovações em marketing são criadas todos os dias e é importante entender quais os processos essenciais para destacar-se.

Para que você consiga escolher em quais processos de marketing focar seus esforços, separamos 5 que não podem ser dispensados do planejamento do seu negócio. Confira!

1. Identifique a Persona

O foco do marketing atual, seja ele online ou off-line, é o relacionamento com o cliente. Por isso, conhecer o seu público-alvo é essencial para o sucesso de qualquer campanha publicitária.

E quando se fala em conhecer, é conhecer mesmo! Listamos abaixo alguns atributos para você caracterizar a sua persona, ou seja, o cliente ideal de sua empresa.

Fatores objetivos para a identificação da persona:

  • Cargo em que trabalha;
  • renda;
  • idade;
  • nível de escolaridade;
  • sexo.

Fatores subjetivos a serem explorados em relação à persona:

  • Forma como consome informações online e offline;
  • maiores dificuldades profissionais
  • objetivos pessoais
  • objetivos profissionais

É importante ressaltar que para obter esses dados de forma consistente e confiável, você precisa conduzir uma pesquisa com seus clientes reais.

2. Pesquise o mercado com base em dados concretos

A pesquisa de mercado é um processo complexo e altamente segmentado que sistematiza das informações a respeito do que a sua empresa pode ou não fazer. Veja como funciona:

  • Passo 1: Coleta e registro de dados;
  • Passo 2: Classificação em categorias relevantes para a sua empresa;
  • Passo 3: Análise objetiva das categorias.

Esses passos acontecem tanto para fatores internos quanto para fatores externos que possam interferir no alcance das metas de sua empresa.

Os primeiros, referem-se à persona e o modo como possivelmente ela irá interagir com o seu produto.

Já os segundos, dizem respeito tanto à concorrência (direta e indireta) quanto ao contexto sócio-econômico-cultural e político da região física em que sua marca atua.

Com os dados de sua persona construída e o contexto externo esclarecido ficará mais fácil para você identificar o fator determinante para o sucesso de sua campanha de marketing: como a sua empresa pode ajudar essa pessoa?

3. Posicione-se e desenvolva os seus produtos

O planejamento de marketing de sua empresa deve estar alinhado à resolução dos problemas de sua persona.

Agora é a hora de você definir qual a identidade de sua marca no mercado.

Ao saber como a sua marca vai se comportar e quais os valores deseja transmitir ao seu público-alvo, trace estratégias para que os produtos que você já tem, se adequem a esse plano.

Pode ser que você descubra que precisa transformar a embalagem de um produto, ou a forma como ele vem sendo vendido e até mesmo trocar a logomarca de sua empresa.

E aproveite para desenvolver novos produtos que conversem com os que você já tem, como os acessórios.

4. Utilize os processos de marketing mais alinhados aos objetivos de sua marca

Um aspecto importante a ser definido é como você vai anunciar a sua empresa. Basicamente, existem no mercado duas frentes nesse sentido: online e off-line.

No Marketing Digital defina quais as ferramentas você vai utilizar para conversar mais diretamente com a sua persona. Listamos abaixo as principais a serem consideradas:

E-mail marketing

É o envio de uma série de e-mails personalizados para a persona, de acordo com o estágio em que ela ocupa no funil de vendas.

Marketing de conteúdo

Consiste usar o Inbound Marketing para planejar, criar e promover conteúdos relevantes para a persona por meio sites, blogs e páginas em redes sociais.

Redes sociais

Segundo a pesquisa Content Trends 2017 da Rock Content 97% das empresas no Brasil utilizam redes sociais para conectar com seu público.

As ferramentas que elas disponibilizam, unidas à conteúdos relevantes e de excelência postados por você alavancam vendas, melhoram o relacionamento com o cliente e atraem mais leads qualificados.

O tipo de atuação de sua empresa deve se adequar tanto ao tipo de rede que seu público-alvo mais interage — afinal, não adianta publicar no Facebook se seu púbico está no Instagram — quanto à meta organizacional a ser atingida.

Considere analisar pelo menos as três maiores: o Facebook, o Instagram e o Youtube.

Já nas ações off-line você pode usar a mídia Out-of-Home com as telas digitais de propaganda em substituição aos antigos outdoors, por exemplo. Empresas como a Pepsi tem aumentado a visibilidade da marca com esse tipo de propaganda.

Há ainda a opção de integrar o mundo digital com o mundo off-line. Um exemplo é usar a entrega de cupons físicos promocionais que devem ser ativados online.

Já a cerveja Antártica promoveu uma campanha na televisão em que o público precisava entrar no site da empresa para terminar de assistir o episódio do comercial. A “BOA #NoGogó” foi uma estratégia que tinha como objetivo aumentar o tráfego online.

Identifique qual a ação que chamará mais a atenção da persona, de forma a promover um maior engajamento com o seu negócio.

5. Analise os resultados em intervalos periódicos por meio de ferramentas de automação

O uso das ferramentas de automação é essencial para monitorar o tempo e o dinheiro de seu empreendimento.

É possível automatizar quase todas as suas presenças em redes sociais, blog, sites e mídias tradicionais.

Os softwares específicos existentes no mercado permitem a personalização da ferramenta para a sua empresa aumentando assim a eficiência das operações, o gerenciamento de vários canais simultâneos e a atualização de seu banco de dados.

Com esses instrumentos, você vai ter tempo de fazer o seu trabalho: gerenciar a campanha de marketing e avaliar os resultados obtidos.

Na atualidade, é possível mensurar praticamente tudo na sua estratégia de marketing e campanhas publicitárias.

Entretanto, analise a demanda de sua empresa e pré-determine os intervalos em que as suas ações serão mensuradas. O cumprimento desses prazos é um fator que possibilita a flexibilidade do seu marketing.

É possível investir mais nos tipos de mídia que estão trazendo os melhores resultados e parar de investir naquelas que não estão dando o retorno previsto. Essa é uma maneira eficiente de aumentar o Retorno sobre o Investimento (ROI) de sua organização.

Apesar de as ações de marketing precisarem de muita criatividade e inovação, elas não podem deixar de ter processos para garantir que tudo estará realmente organizado.

Mantenha os cinco processos de marketing que trouxemos neste post em seu planejamento estratégico e garanta que a palavra “sucesso” esteja integrada à avaliação final de sua próxima campanha.

Aproveite para entender como vai ser o profissional de marketing daqui a cinco anos, lendo este post aqui.