8 dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais

15 dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais

Conquistar likes e seguidores nas redes sociais é fácil. Basta investir em alguns anúncios e pronto. Mas o real objetivo de qualquer marca é criar um relacionamento duradouro com as pessoas através da produção de conteúdo nas redes sociais. Para isso, as marcas precisam se portar como amigos próximos e seguir algumas regras importantes que listamos a seguir. São 11 dicas que te auxiliarão a construir um bom relacionamento com seu público e obter um bom engajamento nas redes sociais.

1. Conheça seu público

Sim, começaremos pelo ponto mais obvio. A intenção deste post é te ensinar algumas dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais e não existe dica mais importante do que esta. Seja para trabalhar o marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing ou apenas algumas técnicas de social media, conhecer seu público é essencial para o sucesso de qualquer estratégia.

Definir suas personas (representações simplificadas dos clientes ideais de sua empresa) garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você e sua equipe estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse. Acesse este post para compreender mais sobre o conceito de personas.

New Call-to-action

2. Fale a língua do seu público

Tão essencial quanto conhecer seu público-alvo, compreender a maneira como ele se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.

Cada empresa possuirá diferentes formas de abordar seus assinantes. Por exemplo, você não vai conversar da mesma maneira com um empresário e com um jovem estudante. Cada uma destas pessoas entendem e se identificam com um tipo de linguagem diferente.

Compreenda quem é seu público, a maneira como eles se comunicam e como é que você deve abordá-los.

3. Se coloque no lugar do seu público

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:

  • O que eu ganho com este conteúdo?
  • Este conteúdo é útil para mim?
  • A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?.

Este exercício parece simples mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Aposte na curadoria de conteúdo para compartilhar materiais relevantes.

4. Mantenha uma comunicação aberta com seus seguidores

Faça perguntas, peça a opinião e escute tudo que o seu público falar para você ou de você. Permitir que exista esta interação entre sua marca e os seguidores te auxilia a criar um bom relacionamento com sua audiência e ainda permite que você consiga ter novas ideias sobre conteúdos que podem ser uteis.

Então, sempre que postar algum artigo no Twitter, Facebook, Linkedin ou outra rede social, pergunte o que seu público acha. Incite uma discussão. Além do seu público se sentir incluído, ele estará mais disposto a interagir com você.

5. Crie conteúdo sobre medida para cada plataforma

Esta dica vai para você que posta o mesmo conteúdo, da mesma maneira, em todas as redes sociais. Copiar e colar um texto ou imagem em diferentes lugares pode não ser uma ideia tão boa.

Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.

Utilize imagens, vídeos, podcasts e quaisquer outros formatos que façam sentido para seu público e as redes sociais que você utiliza.

6. Invista em formatos diferentes

Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais elas vão s/e engajar com você.

Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto. O Twitter, por exemplo, valoriza muito os conteúdos imagéticos. Já o Facebook tem dado ótimos resultados para conteúdo em vídeo.

New Call-to-action

7. Gamifique seu conteúdo

Gamificação é o ato de transformar um conteúdo em uma experiência, em um jogo. É entregar algo divertido que une diversas plataformas e formatos para oferecer uma experiência interativa e interessante para seu público. Este tipo de ação garante um ótimo grau de interatividade e é capaz de envolver seu público de uma forma única.

8. Seja humano

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no LinkedIn, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil empresarial. Seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público.

Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores.

Algumas empresas levam esta dica tão a sério que criaram personagens para suas páginas. Ótimos exemplos são os perfis do PontoFrio e Magazine Luiza no Facebook.

9.Escolha onde precisa estar

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Pinterest, Snapchat, Foursquare, Reddit. A cada tempo que passa, uma nova rede social é criada com um objetivo e uma proposta diferente. É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas. É preciso analisar, ao escolher onde você vai atuar alguns itens, como, por exemplo:

  • Qual é o diferencial que cada uma oferece
  • Onde ela se encaixa dentro de sua estratégia de marketing digital
  • Onde o seu público é mais presente
  • Se você tem condições e equipe para alimentar conteúdo em tantas redes

O último item é muito importante, pois, de nada adianta sair por aí cadastrando o perfil da sua empresa em cada rede social nova que é lançada e deixá-la às moscas sem ser alimentada.

Antes fazer um trabalho consistente em algumas que sejam principais dentro da sua estratégia do que dividir seus esforços e não fazer um bom trabalho em nenhuma delas.

10.Tenha objetivos

Imagine uma partida de futebol que não possui traves para delimitar a área do gol? Fica difícil saber para onde chutar a bola, concorda? Da mesma forma devemos considerar a nossa estratégia de marketing digital nas redes sociais.

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido. Do que você mais precisa?

Aumentar sua visibilidade? Melhorar a sua imagem?

Aprimorar o relacionamento com os seus públicos? Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno.

11.Acompanhe as métricas

Medir o seu desempenho é um processo fundamental em todas as etapas do marketing digital, inclusive para a sustentação da sua produção de conteúdo para as redes sociais.

Algumas métricas importantes para se analisar são: a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento de seu público em relação a cada conteúdo postado.

Através das métricas, você poderá retirar insights poderosos sobre o que, quando, como e de que forma o seu conteúdo impacta melhor a sua audiência.

12.E use as métricas ao seu favor

E é aí que entra a inteligência do negócio! A análise das métricas é um aliado incrível na hora de criar a sua estratégia de conteúdo, pois você irá extrair as informações que o seu próprio público irá te fornecer através das ações dele em suas páginas!

Ao analisar os dados obtidos, você consegue perceber que tipo de conteúdo está impactando melhor a sua audiência e investir ainda mais neste formato.

Além disso, através de ferramentas como o Google Analytics, o Facebook Insights e outras diversas disponíveis, gratuitas e pagas, você consegue visualizar dados sobre sua audiência e o comportamento dela.

Imagine que você descubra que grande parte do seu público também gosta muito de, por exemplo, jogos olímpicos? Ou que você saiba que grande parte deles tem o costume de acessar as redes sociais no horário de almoço?

E mais ainda, que grande parte deles está acessando de dispositivos móveis? Percebe as possibilidades que todas essas informações te oferecem?

A boa notícia é que a internet possui um inteligência de análise de dados muito competente e você pode usar isso muito a seu favor!

13.Seu público nem sempre é você (ou o seu chefe!)

Sabemos que é muito difícil nos distanciar de nossos valores e gostos pessoais na hora de pensar na produção de conteúdo para mídias sociais e na linguagem que vamos utilizar na hora de conversar em noma da marca para a qual estamos trabalhando, mas isso é muito importante!

Não é porque você acha que Beatles é melhor do que Molejo que a sua audiência pensa da mesma forma, entende?

E é fundamental que os seus gestores, especialmente os CEOs da empresa, também saibam que nem sempre as opiniões deles representam as da Persona.

Esse distanciamento é algo difícil de ser realizado, mas, a partir do momento em que essa importância é internalizada por todos que trabalham com o marketing de conteúdo da empresa, os resultados melhoram significativamente!

14.Tenha uma identidade e mantenha esse padrão

As redes sociais são ambientes feitos, em um geral, para promover a conversa entre pessoas. Digamos que, de certa forma, sua marca é quase que uma “intrusa” nesse ambiente.

Por isso já falamos sobre a importância de ser “humano”. Uma outra dica relacionada a isso, é você criar uma identidade.

Que tal criar uma Persona da sua marca? Ela não precisa ser aberta para as pessoas, como a Luiza, do Magazine Luiza, mas é interessante que você mantenha uma certa constância na forma de falar e que deixe uma personalidade implícita.

Uma marca com uma forte presença é aquela que, quando posta algum conteúdo, todo mundo já sabe que foi ela que postou.

Uma boa dica é criar um manual de identidade, com maneiras com a qual a sua marca costuma cumprimentar, responder dúvidas, se despedir, e até como ela escreve algumas palavras que possuem escritas de possibilidades variadas.

Por exemplo, se a sua marca sempre escrever “e-book”, é interessante ela seguir escrevendo “e-book”, ao invés de ficar variando entre “Ebook” ou “ebook”. O legal de ter o manual é que várias pessoas podem consultar, e assim, a personalidade da sua marca nas redes sociais se torna algo independente de determinado profissional que esteja produzindo o conteúdo naquele momento.

15Preste atenção no que está acontecendo

Utilizar de inspiração alguma situação atual, comentar algum evento de importância para sua Persona ou brincar com algum meme famosinho do momento são excelentes táticas para criar engajamento com o seu público, por isso é muito importante estar sempre ligado no que está acontecendo.

Uma boa sacada deve vir no momento certo, pois perder o timing é o limite entre criar um viral e perder a piada. Além disso, observar como a sua audiência está se relacionando com determinado evento é fundamental, pois você pode dar uma bola fora fazendo algum comentário que não seja adequado ou contrário à opinião da maioria do seu público.

Na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos, mas o bom senso pode ser um bom guia na hora de definir o que pode ser aproveitado.

Pronto para começar?

Com estas dicas você já pode começar sua estratégia de conteúdo para as redes sociais. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de utilizar a aba de comentários abaixo e entre em contato conosco!

Aprenda quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais, clique aqui!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!