omo a produção de conteúdo terceirizada pode maximizar os resultados do seu time interno de conteúdo?

Como a produção de conteúdo terceirizada pode maximizar os resultados do seu time interno de conteúdo?

Quando uma empresa opta pelo Marketing de Conteúdo sempre surgem dúvidas sobre como gerar seus artigos, blog posts, e-books e materiais em geral. Hoje em dia, qualquer empresa considera usar Marketing de Conteúdo quando quer gerar leads, ganhar autoridade, educar seu público ou reduzir custos de suporte. Mas quando as possibilidades são analisadas, percebemos que a dúvida deixa de ser “Devo usar marketing de conteúdo?” e passa a ser “Como produzir meu conteúdo?”

Existem inúmeras opções: contratar um jornalista, incentivar sua equipe a contribuir no blog da empresa, contratar um produtor de conteúdo freelancer, contratar uma empresa e terceirizar… qual dessas escolher? A resposta é simples: mais conteúdo significa mais resultados e mais visibilidade. Logo, todas as respostas são corretas. Mas para ajudar você nessa escolha, compilamos alguns dados interessantes.

Segundo o Content Marketing Institute, 72% das grandes empresas e 33% das pequenas empresas dos Estados Unidos utilizam uma combinação entre produção de conteúdo interna e produção terceirizada.

Já no Brasil, de acordo com a pesquisa da “Tendências do Marketing de Conteúdo 2015” (que será divulgada no dia 6 de julho) feita pela Rock Content, dos profissionais que utilizam uma combinação de produção interna e terceirizada, 43% são profissionais de marketing, 28% são sócios/CEOs e 4% jornalistas.

É necessário produzir conteúdo interna e externamente. Isso porque uma empresa que produz conteúdo para outra tem toda estrutura necessária para focar em textos perfeitos para atrair o maior número de visitantes, focando em palavras-chave. Ela também pode produzir a estratégia que vai fazer você alcançar seus objetivos, analisando resultados e frequentemente opinando sobre novas táticas de sucesso.

Mas apesar da terceirização ser uma opção fantástica, somente os funcionários de sua empresa, com ajuda de seus clientes, sabem os argumentos certos pra fechar vendas. Só você saberia escrever o conteúdo que se trata da qualidade dos seus serviços, das suas promoções, do seu atendimento ótimo ou dos resultados dos seus produtos com cases de clientes.

E a maior prova: a pesquisa da Rock Content mostra que organizações que utilizam combinação de produção interna e terceirizada possuem uma taxa de sucesso 9.5% maior do que as que não utilizam. Veja o gráfico:

produção de Conteúdo terceirizada 1

Isso significa um aumento nas visitas, na geração de leads, e é claro, no número de novos clientes!

Para saber combinar de forma correta a produção interna e terceirizada, é necessário entender quem produz qual tipo de material. Antes, precisamos alinhar os conceitos do funil de vendas.

Topo, meio e fundo de funil

Para cada momento de compra de cada persona, surgem interesses, demandas e objeções diferentes. O funil de vendas e a jornada do cliente podem te ajudar a saber exatamente qual tipo de conteúdo se adequa para as personas em diferentes etapas do funil.

É importante alinhar o conteúdo ao funil de vendas. Para isso vamos entendê-lo um pouco melhor:

produção de Conteúdo terceirizada 2

Os materiais de descoberta, interesse, ou atração, estão no topo do funil. O público que se encontra nessa fase pode nem conhecer seu blog ou serviço: nessa etapa, seu objetivo é produzir conteúdo engajante para despertar e manter o interesse de seus visitantes. Note que esses textos são iniciais, não precisam da expertise de seus funcionários para serem escritos, mas precisam ser mais interativos. Nesse caso, uma diagramação bem feita, materiais focados em palavras-chave e atração e que prendam a atenção do leitor são essenciais.

Já no meio de funil os conteúdos devem apresentar sua solução. Porque o visitante do blog precisa de um software? Está na hora de quem está lendo o seu blog começar um curso profissionalizante? Faça seu cliente perceber que está na hora certa de adquirir o serviço que ele precisa naquele momento ou comprar aquele produto que tem a cara dele! Para essa etapa, ainda é necessário um pouco de foco em textos fluidos e que prendam a atenção do leitor, mas já será necessário um pouco do conhecimento técnico das pessoas que estão no dia-a-dia da empresa e conhecem melhor essa área de atuação.

Quando seu lead acessa os materiais de fundo de funil, ele já sabe que precisa de sua solução. Nesse momento, ele está avaliando: seus concorrentes, o investimento, seus planos… enfim: é o momento certo de dar bons argumentos para ele comprar de você! Sua equipe de vendas, juntamente com a equipe de marketing, podem ajudá-lo nessa etapa. Talvez sua equipe de produto comece a produzir conteúdo aqui e até continue a fazer isso para fidelizar clientes, mesmo após a compra. O fundo de funil é o momento certo de falar sobre sua empresa!

Saiba mais sobre topo, meio e fundo de funil aqui.

Terceirizar seu conteúdo?

Normalmente, terceirização é um modo prático de ter seu conteúdo com foco em atração. O custo é menor, já que você não desloca o tempo de seus funcionários para escrever sobre assuntos que uma empresa terceirizada pode escrever pra você. Assim você economiza tempo, que pode ser usado pra escrever um conteúdo mais denso.

Além disso, terceirizar a produção de conteúdo proporciona uma regularidade, já que em algumas épocas seus funcionários podem estar bastante ocupados para produzir internamente. Normalmente, quando você opta por terceirização, escritores especialistas em diversas áreas podem escrever o conteúdo ideal para você, o que é ótimo!

Produção in house?

A produção interna é importante porque se existe alguém que conhece uma empresa realmente são os funcionários dela. Mas não se esqueça que sua equipe tem que entender realmente o material que deve ser desenvolvido: mentir sobre qualidades da empresa pode acabar decepcionando o cliente e a possibilidade de ele cancelar os serviços (ou nunca mais comprar de você) pode aumentar bastante.

Por isso, por mais que os textos de sua equipe sejam importantes, é interessante ter alguém de fora para produzir para seu blog de forma mais imparcial, com uma visão de fora do dia-a-dia da companhia. Além disso, treinar os escritores para terem os argumentos certos é essencial.

Contratar uma empresa para produzir seu conteúdo

Contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo é uma ótima solução: você tem acesso a uma plataforma para gestão e avaliação de sua estratégia, tendo controle total do processo que seus textos e materiais estão passando.

Além disso, recebe o acompanhamento de consultores especialistas em marketing de conteúdo, que mensuram resultados e dão dicas para otimizar pontos da sua estratégia, utilizando o Analytics e planejamento de SEO, entre outros. Esses especialistas fazem a gestão de suas personas, buscam por palavras-chave ideais para o sucesso do seu blog, além de documentar sua estratégia na plataforma de marketing de conteúdo, o que a torna 62% mais eficaz.

Normalmente, a empresa que produz conteúdo para outras sabe construir uma estratégia, diagramar e-books e produzir textos com especialistas nas áreas que suas personas têm interesse, focando em atração e palavras-chave.

Escolha a empresa certa que tem exatamente o que você precisa. Os pontos-chave para escolher a produtora de conteúdo perfeita: alguém que entenda de marketing de conteúdo, tenha uma estratégia personalizada para você e produza textos de qualidade. Pesquise, entenda os objetivos da empresa e busque a melhor alternativa pra você!

Quais materiais produzir internamente?

Alguns materiais são mais aprofundados e alguém da sua equipe terá mais conhecimento para escrever esse tipo de artigo. Você trabalha com um software de gestão? Sua equipe de produto pode saber algumas dicas fantásticas de como utilizá-lo da melhor maneira possível. Trabalha no marketing de uma faculdade? Os professores podem ter dicas de livros adequados para cada momento da carreira.

Além disso, apenas sua equipe tem acesso a seus dados de venda, satisfação dos clientes e outras especificidades. Provavelmente algum funcionário de sua empresa conhece um caso de sucesso, um cliente que está muito satisfeito, alguém que sempre indica seus produtos para amigos. Descubra esses casos e peça depoimentos, monte cases que vendem e dê aos seus leads ótimos argumentos para ajudar naquele momento que ele já sabe o que quer, mas precisa escolher de quem vai comprar, ou em que ele precisa de um empurrãozinho pra comprar naquele momento!

Promoção nova da equipe de vendas do seu e-commerce? Peça pra sua equipe avisar a você e depois envie um material personalizado para clientes que têm interesse em comprar aquele produto. Algumas ideias pra você:

  • Estudos de caso
    Ex: Case de um cliente da RD, Next Idea.
  • Peças de sales enablement
    Ex cliente: A equipe de vendas da Project Builder utiliza esse artigo para argumento de vendas.
  • Entrevistas
    Ex cliente: Entrevista com Manuela Barem pelo trampos.co.
  • Notícias
    Ex cliente: Notícia de fertilização in vitro da Cordvida.

Como produzir internamente?

Se você tem uma equipe de marketing, ela pode produzir conteúdo interno fundo de funil semanalmente, de 15 em 15 dias, ou na frequência que sua estrutura permitir. Pode ser estudo de caso, depoimentos de clientes satisfeitos, enfim: qualquer material que dê argumento de vendas. Outra opção é pedir seus funcionários que produzam alguns conteúdos relacionados à especialidade de cada um. Sua equipe de vendas pode escrever sobre atendimento ao cliente, enquanto o departamento de manutenção pode falar sobre como melhor conservar seu produto.

Incentive seus funcionários a escrever sempre, porque ninguém poderá escrever sobre sua empresa melhor que eles. Produção de conteúdo interna é a capacidade de usar toda informação que os funcionários possuem sobre sua empresa a seu favor!

Por onde começar a terceirização do Marketing de Conteúdo?

Os materiais de topo de funil – que devem focar em atrair pessoas para o seu site e nas primeiras conversões – são os mais fáceis de serem terceirizados. Esses materiais precisam ser abrangentes e atrativos. Aqui vão alguns exemplos:

  • Artigos de blog sobre “como fazer algo”, tutoriais
    Ex: Artigo da Project Builder sobre Como evitar conflitos entre departamentos.
  • Artigos de Listas
    Ex: Esse artigo de ferramentas de gestão do blog Ferramentas Inteligentes.
  • Receitas
    Ex: Receita de Fondue de Doce de Leite do blog Shop Time
  • Compilações de material sobre um assunto
    Ex: Ebook com dicas de wordpress do blog Ferramentas Digitais.
  • Artigos conceituais
    Ex: O que é Glaucoma, do blog da Clínica Integrada de Oftamologia
  • Textos para atração em geral focados em palavras-chave.
    Ex: Artigo sobre como escolher a melhor aula extra para seu filho, do blog “A barata diz que tem”.
  • Ebooks para conversões iniciais no funil de vendas
    Ex: Ebook da Geekie: Como ensinar a geração do século XXI.

Não pense “Produzir ou Terceirizar?”. Pense Produzir + Terceirizar

Sim, eles não competem e ambos devem ser adotados para maximizar seu sucesso. O material de topo de funil pode ser produzido por uma empresa especializada em atrair visitantes para seu site, já que esses materiais podem ser escritos por pessoas de fora da sua empresa, o que acaba ficando muito mais barato e você não precisa tirar sua equipe do trabalho. Além disso, as empresas que produzem conteúdo podem criar e gerir uma estratégia perfeita para seu negócio.

Já o material mais especializado, fundo de funil, pode ser escrito de uma forma mais elaborada por alguém que conhece o dia-a-dia da companhia, e seria perfeito se sua equipe fizesse cases de sucesso, alguns materiais especializados e explicações de como e porque sua solução é a melhor do mercado.

Uma empresa que produz conteúdo de qualidade tanto internamente quanto terceirizado é a Conta Azul, num blog que combina muito bem conteúdo topo, meio e fundo de funil em uma estratégia concreta: vídeos e infográficos produzidos in house e blog posts produzidos pela Rock Content em conjunto com a equipe interna.

Marketing de conteúdo é um investimento que vale a pena! Escolha a melhor forma de produção de conteúdo para você e comece hoje mesmo! Quer saber mais sobre produção de conteúdo e estratégia? Veja o videocast sobre Marketing de Conteúdo na prática, com Pedro Calvo, CMO da Sympla.

 
Autor(a)

Escrito por: Barbara Legnani



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!