Produtividade em times de marketing

Produtividade de times de marketing: extraia o potencial máximo da sua equipe

Manter a produtividade do seu time de marketing a todo vapor é um desafio e tanto.

Aquela espiadinha inocente no Facebook acontece com todos nós. Mas para ela se tornar um poço sem fim de cliques, likes e memes, não custa nada!

Manter os times de marketing funcionando dentro do cronograma e da melhor forma possível é o principal desafio de muitos gestores, mas nem sempre precisa ser assim.

Com algumas dicas valiosas e evitando alguns erros básicos, é possível aumentar o rendimento da sua equipe sem sacrificar o bom ambiente da sua empresa e também atingir as metas que os seus superiores esperam.

Vamos explorar um pouco mais sobre como melhorar a produtividade de times de marketing?

Nesse post você vai ver:

  • Os principais erros que prejudicam a produtividade de times de marketing
  • 6 dicas valiosas para aumentar a produtividade de times de marketing
  • 5 ferramentas de produtividade que você precisa conhecer

Preparados? Vamos começar!

Os principais erros que prejudicam a produtividade de times de marketing

Erros acontecem, é a vida.

Mas alguns dos mais básicos são os que tomam mais tempo do marketing e se preparar para combatê-los com antecedência é o segredo.

Vamos analisar alguns dos principais erros que estão prejudicando a produtividade do seu departamento. Acompanhe!

Reuniões demais

Pode ser que você ou seus funcionários achem reuniões bem chatas, mas elas são extremamente importantes e necessárias para todo mundo estar na mesma página.

Por mais que e-mails e mensagens sejam muito úteis, não há nada melhor para juntar ideias, expor tarefas e fazer um overview da estratégia do que encontrar com todas as pessoas que trabalham com você.

Porém, isso pode se tornar uma dor de cabeça muito rápido!

Lembra que falamos sobre e-mails e mensagens? Essas são alternativas para te ajudar a não marcar reuniões para tudo!

Sempre que o seu time precisa parar o que está fazendo para atender à uma reunião, ele cai em produtividade.

Portanto, agende reuniões para todos quando for estritamente necessário.

Mandar muitos e-mails desnecessários

E-mails não são bate papo. Threads sem fim de e-mails ” recreativos ” atrapalham muito o rendimento dos seus colaboradores.

Sempre que for necessário parar para responder algo que não é relacionado ao trabalho – ou até mesmo à tarefa que está sendo executada no momento – é gasto um tempo valioso que poderia ser usado para completar uma tarefa.

Não clarificar as responsabilidades de cada colaborador

Não existe nada pior do que andar pela empresa sem saber exatamente qual tarefa você deve realizar.

E acredite, acontece!

A produtividade é muito relacionada às tarefas que precisam ser executadas. Se o seu time de marketing sabe o que é esperado dele, então tomará as medidas necessárias para entregar resultados. Afinal, o marketing é movido por resultados!

Não saber qual problema deve ser resolvido

Toda responsabilidade, tarefa ou objetivo é movido por um problema.

Você encontra algo que precisa ser melhorado e começa a trabalhar para encontrar soluções para esse problema.

Se o seu time não souber com clareza o que deve ser resolvido, ele não vai produzir!

Deixe claro para todos o que é preciso alcançar, assim, será possível determinar as melhores ações para chegar lá.

Não procurar por soluções para aumentar a produtividade

Sempre que um problema é identificado, uma solução precisa ser encontrada, de preferência, para ontem!

Se você é o gestor de um time, ou até mesmo parte dele, e sabe que há um problema de produtividade mas não procurou por soluções, saiba que você está prejudicando a si mesmo!

6 dicas valiosas para aumentar a produtividade de times de marketing

Mas, calma, nem tudo são pontos negativos na produtividade de times de marketing. Na verdade, com algumas dicas simples é possível corrigir a maioria desses erros e começar a apresentar resultados matadores.

Separamos 6 dicas valiosas de produtividade para você aplicar no marketing.

Acompanhe!

1. Defina objetivos claros

Lembra que todo mundo precisa saber aonde precisam chegar?

Para isso, o primeiro passo é definir objetivos claros. Eles podem estar relacionados ao que você espera atingir com o marketing digital da sua empresa, ou em encontrar uma solução para o SAC 2.0, e assim por diante.

Defina objetivos importantes para o negócio e que são alcançáveis.

2. Crie um calendário de ações

Agora que você já sabe onde vai chegar, é precisa organizar o “quando”.

Um calendário de ações é importante para você entender o que cada membro do time está fazendo, e também para você saber o que você deve fazer, e para quando!

Esse calendário não precisa ser apenas de ações. Na verdade, todos os esforços de marketing merecem um calendário, desde o blog até as reuniões.

Procure organizar tudo!

3. Estabeleça metas

Ok, você tem um objetivo claro, mas qual é o caminho até chegar lá?

Você quer gerar 100 leads em 6 meses, mas o que vai indicar se está ocorrendo um crescimento nas leads geradas?

Metas.

Metas claras mostram que tudo está funcionando bem – ou que precisa ser melhorado – e, ao mesmo tempo que motiva o time, incentiva a otimização dos esforços. Afinal, ninguém quer ficar atrás da meta estabelecida, certo?

4. Escolha as métricas certas

Para avaliar o rendimento das ações do marketing, métricas claras são indispensáveis.

Elas ajudam a entender se você está atingindo o objetivo esperado e motivam o time a manter o bom trabalho, e também a elevar o nível das ações, caso os resultados não serem os esperados.

Escolha as métricas que vão mostrar para o seu time o real estado das ações, e também dar insights sobre tudo o que pode ser melhorado.

5. Registre suas ideias na hora!

Nossa cabeça funciona todo dia, 24 horas por dia. E muitas vezes uma ideia genial para aquela campanha de Facebook Ad’s chega no meio de de uma reunião.

Utilize ferramentas de notas (como o Evernote ou o Notes do iOS) para guardar essas ideias na hora e explorá-las depois.

6. Não fale sim para tudo

“Sim” é a palavra mais perigosa para times produtivos.

Você pode ser um profissional requisitado e com conhecimentos vastos na sua área, por isso, é um ponto de referência para os colegas.

Mas até que ponto isso prejudica suas tarefas diárias? Não fale sim para tudo o que te pedirem, e procure selecionar bem para o que você vai dar uma resposta afirmativa.

6 ferramentas de produtividade que você precisa conhecer

Felizmente, várias ferramentas existem para nos ajudar a ser mais produtivos.

Com tantas coisas a serem feitas ao mesmo tempo, é preciso organizar as ideias, listar tarefas e se desligar um pouquinho do mundo, não é mesmo?

Separamos 6 ferramentas de produtividade para o seu time de marketing. Confira!

1. Evernote

O Evernote já é um velho conhecido.

Ele junta um bloco de notas simples com uma série de cadernos, notas e várias opções para você armazenar ideias. Ele permite, inclusive, que você salve conteúdos para ler mais tarde!

Se você quer organizar as suas ideias, não existe ferramenta melhor. O Evernote possui uma versão grátis e você pode sincronizá-lo com até 2 dispositivos.

2. Any.do

O Any.do é o seu melhor amigo na hora de organizar tarefas e colocar suas atividades em dia.

O segredo de muitos times de marketing produtivos é estabelecer prazos para entregar tarefas. Dentro do Any.do você pode criar listas e organizar tudo o que você deve fazer, estabelecendo prazos, guardando anotações e comentários.

Além de receber lembretes conforme o dia da entrega se aproxima.

3. Cold Turkey

Se fosse sofre da “síndrome de procrastinação causada por redes sociais”, então o Cold Turkey foi feito para você.

Essa ferramenta de produtividade foi criada especialmente para bloquear o acesso às páginas que atrapalham o seu rendimento. Leia-se: Buzzfeed, Facebook, Twitter, Youtube, 9GAG e qualquer outro site que você escolher.

A versão paga leva a outro nível a produtividade, com a opção de calendários que determinam quando os bloqueios acontecerão, e ainda a possibilidade de bloquear programas do próprio computador.

4. Zapier

Usar vários apps ao mesmo tempo pode dar um trabalho e tanto. Se você já usa o Gmail, com o Drive e ainda o Trello (vamos falar dele já já), imagine receber um e-mail, ter o anexo salvo em uma pasta no Drive e receber uma notificação no Slack?

É exatamente o que o Zapier faz! Ele conecta diferentes apps e criar zaps, ou workflows que realizam ações automaticamente de acordo com regras e filtros. É realmente muito útil!

5. Slack

E-mails tomam muito tempo no dia a dia do time de marketing. Seja por assuntos relacionados ao trabalho ou não, e-mails atrasam a vida de muitos analistas de marketing.

Para isso, você precisa conhecer o Slack! Ele é um comunicador corporativo, uma espécie de messenger mas com funções que vão te ajudar a ser mais produtivo. É possível falar com qualquer pessoa do seu time na hora, compartilhar arquivos, eventos e até gifs. Ele também permite a criação de canais (ou grupos) para tratar sobre assuntos específicos, onde todos dentro daquele channel recebem notificações.

Segundo a própria Slack, eles conseguem aumentar a produtividade dos times em cerca de 32%, reduzindo o número de e-mails em 48.6%!

6. Trello

Delegar funções é essencial para manter a produtividade em alta, por isso, nada melhor do que usar o Trello para organizar as ações de cada colaborador.

Como ele você pode criar quadros específicos para cada projeto ou ação, e criar cards em cada um dos boards para delegar funções. Ainda é possível definir prazos, criar checklists e manter interações constantes. Você pode até integrá-lo com o Slack (e com outros apps) para otimizar a produtividade.

Conclusão

Para manter a produtividade de times de marketing em alta, é importante evitar os erros básicos que minam os seus esforços. Para isso, utilize as ferramentas certas e crie processos bem estruturados dentro do seu time.

Deixe claro quais são as funções de cada um dentro dos projetos, mas também não se esqueça de manter o time motivado e ativo!

É muito mais fácil otimizar a produtividade de uma equipe qualificada, bem estruturada e bem escolhida não é verdade? Confira o nosso ebook: Times de Marketing: como estruturar, contratar e escalar o seu

Times de Marketing download

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!