Tudo o que você precisa saber para produzir conteúdo perene

Tudo o que você precisa saber para produzir conteúdo perene

Um bom tuíte ou postagem de Facebook durará no máximo alguns dias. Um blog post com conteúdo perene irá trazer tráfego para seu site durante anos. É bem estranho pensar nessa imensa diferença entre duas peças de conteúdo que criamos quase que diariamente.

Ter esse tipo de conteúdo em seu blog é essencial. A verdade é que você já deve ter vários artigos de conteúdo perene no meio dos textos que você já divulgou – você tendo a intenção de fazê-los dessa forma ou não. Mas se você quer saber exatamente como produzir esse tipo de conteúdo, iremos te dar algumas dicas para isso a seguir.

(Se você não sabe o que é um artigo perene ou evergreen, comece lendo esse artigo aqui. Ele deverá solucionar todas suas dúvidas.)

O que faz um artigo ser perene?

Eu vou considerar que todos os interessados nesse texto já estão produzindo conteúdo de qualidade, útil para seus visitantes e leitores. A chave para que seu conteúdo seja perene é que ele signifique algo e seja importante para alguém que o encontrou no dia em que foi publicado e para aqueles que o viram 6 meses depois da postagem.

Não existe uma medida de tempo – sejam horas, dias, semanas, meses ou até mesmo anos – para definir quanto tempo um conteúdo perene será relevante. Alguns deles até duram para sempre. Alguns duram um ano ou dois. A verdade é que enquanto o post tiver conteúdo que pode ser linkado e gerar tráfego após sua publicação original, ele será qualificado como perene.

Mas a grande questão é: como criar conteúdo perene?

Se você planeja criar conteúdo evergreen, você precisa manter a seguinte pergunta em sua cabeça:

As pessoas irão ler isso e achá-lo interessante daqui um ano?

Esse é o objetivo a ser alcançado. Conteúdo perene precisa conservar sua relevância ao longo do tempo ou então ele perderá seu valor. Essa grande questão é algo que você pode controlar, até certo ponto, ao seguir alguns passos que irão assegurar que seu conteúdo perene seja bem sucedido. Continue criado conteúdo excelente e siga os seguintes passos:

3 chaves para criar conteúdo perene

  1. Seja a fonte definitiva
  2. Escreva para iniciantes
  3. Escolha um tema específico

1. Seja a fonte definitiva

Seu artigo deve ser a principal fonte para o tópico que você deseja cobrir. Deixe-o completo, robusto, único. Gaste mais tempo do que você normalmente gaste em um post comum.

Se ser definitivo significa escrever muitas palavras, faça isso. Coloque exemplos e imagens. Assegure que seu leitor não precisará de ler nenhum outro site para buscar informações sobre o tema.

Curiosidade: Artigos com 2000 palavras ou mais estão ganhando destaque nas pesquisas do Google. Eles recebem o nome de “in-depth articles” (algo como artigos aprofundados) e estão alcançando posições melhores nas pesquisas.

2. Escreva para iniciantes

A natureza definitiva de um conteúdo perene pode parecer que ele é feito para especialistas. Mas o contrário é que é verdadeiro. Especialistas não irão procurar por ajuda frequentemente, portanto sua audiência será formada principalmente por iniciantes e é para eles que você quer direcionar sua produção de conteúdo. Evite uma linguagem extremamente técnica ou terminologias complicadas. Também não se gabe da sua expertise ou vasto conhecimento.

Lembre-se, porém, que você está escrevendo para um iniciante no tópico e não necessariamente em tudo. A pessoa pode entender sobre carros, mas não conhecer de mecânica injetora. Ou então conhecer sobre cães, mas não saber dos problemas respiratórios do bulldog inglês. Então escreva para iniciantes no tópico discutido!

3. Escolha um tema específico

Focar em um tema específico tem algumas vantagens:

  1. Tópicos específicos são mais fáceis de se escrever
  2. Tópicos específicos cativam mais os leitores

Quando for possível, você deverá reunir esses tópicos seguidos em uma série. Escolha um tema maior e destrinche-o, gerando inúmeros artigos. Depois linke-os entre si para guiar os leitores no fluxo de temas. Por exemplo, se você for falar de decoração de um escritório separe em temas como: pintura, chão, móveis a serem usados, disposição dos móveis, plantas e objetos variados. Você terá uma série que será extremamente relevante para todos que quiserem montar seu escritório – e separada por tópicos específicos.

Vamos às ideias

Qualquer tipo de conteúdo pode ser perene. Porém, existem alguns que parecem trabalhar melhor:

Tutoriais e Passos-a-passos

Exemplos:

  • Como escrever uma biografia profissional para as mídias sociais

  • Como começar uma campanha de newsletters

  • Publicando no WordPress: um passo-a-passo com tudo o que você precisa saber

Artigos históricos e histórias originais

Exemplos:

  • A origem da jornada de 8 horas de trabalho e porque deveríamos repensá-la

  • Como o Facebook começou: Uma viagem aos primeiros dias da gigante rede social

  • Como a Internet costumava ser

Posts informativos

Exemplos:

  • O guia completo para encontrar e compartilhar conteúdo de qualidade

  • Tudo o que você precisa saber sobre blogar para seu mercado

  • Melhores práticas para crescer seus seguidores no Twitter

Dicas e listas de contéudo

Exemplos:

  • 8 dicas simples de Copywriting

  • As 10 melhores dicas para deixar seus tuítes mais clicáveis

  • O melhor conselho para postar constantemente no seu blog pessoal

Solução de dúvidas (FAQs)

Exemplos:

  • Por que o Google Authorship é tão importante?

  • Conteúdo deveria ser grátis?

  • Qual plataforma usar para meu blog?

Como promover conteúdo perene?

A promoção de conteúdo perene não é diferente de outros tipos de conteúdo. Você deverá postar em suas redes sociais, enviar newsletter e tudo mais. (Se quer saber mais sobre promoção de conteúdo, só baixar nosso ebook: O Guia Definitivo para Promoção de Conteúdo).

A vantagem é: você poderá repromovê-lo meses depois. Sempre que quiser você pode recuperar aquele conteúdo e relançá-lo para conquistar novos leitores. Lembre-se sempre de colocar novos links de textos que você produziu que são relacionados ao tópico do artigo perene!

Por fim

Conteúdo perene é extremamente vantajoso pois irá lhe trazer tráfego meses após sua publicação. Então gastar um pouco mais de tempo e dedicação para produzir artigos que irão durar mais tempo irá ser recompensador sem sombras de dúvidas.

E vocês? O que pensam sobre isso? Acham que seria bom para o blog de vocês?

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!