Profissionais de Inbound Marketing: Aprenda a contratar uma equipe campeã

Profissionais de Inbound Marketing: Aprenda a contratar uma equipe campeã

O inbound marketing é um caminho sem volta em termos de conquista de clientes e aumento dos negócios.

Essa nova metodologia que visa atrair as pessoas até o empreendimento, ao invés de correr atrás delas, se mostra extremamente efetiva e vêm tendo resultados que a colocam como realidade irrefutável de quem pretende ter sucesso nos próximos anos.

Contudo, encontrar um profissional de Inbound Marketing para realizar tudo o que a função exige pode ser algo bem difícil.

Mas não se preocupe: mesmo com a escassez de profissionais que vivemos hoje, é possível sim conseguir pessoas qualificadas para desempenhar esta função. Basta ter as atitudes certas para atrair esse tipo de talento para sua empresa.

Mas você sabe por quê?

A nova realidade e demanda do Marketing não é aprendida nas Universidades.

Esta nova prática, pelo menos no Brasil, infelizmente ainda não chegou às grades curriculares destas instituições. Bons profissionais do novo marketing se formam pela prática e pela busca de maneira proativa e direcionada pelo conhecimento.

E como encontrá-los?

Gostaria de passar a receita do pó de pirilim pimpim. Mas isso não seria possível. Em minha experiência diária, aprendi que raramente encontraremos este profissional de Inbound pronto. Sendo assim, devemos ressaltar que a busca terá um foco muito maior pelas competências comportamentais e capacidade em aprender. As habilidades técnicas podem e devem ser treinadas!

Identificar as competências ideais para o Inbound Marketing

Procurar por um bom profissional de Inbound Maketing vai exigir um bom olhar sobre os candidatos.

Nem sempre o talento que você procura vai ter exatamente a formação na área, especialmente em termos universitários. O Inbound Marketing é relativamente novo e muitos profissionais conseguiram mostrar capacidade de adaptação e inventividade para inserir-se nessa realidade recente.

Muitas vezes você  encontrará os diamantes ainda brutos, e poderá lapidá-los com programas de treinamento e experiência no departamento de marketing. Mas antes, ele deve atender a alguns pré-requisitos:

  • Falar inglês: A grande maioria das boas referências e materiais técnicos sobre Inbound Marketing não estão em português. Em geral, vêm dos EUA, onde esta prática já é muito mais consolidada e difundida.
  • Entender de social media, SEO, Google Analytics e demais práticas da rotina de um profissional de marketing digital.
  • Estar aberto para novos horizontes que vão muito além dos estereótipos do marketing tradicional: com esta nova realidade do marketing, os profissionais precisam ter uma ruptura de paradigma com o marketing institucional e de agência de publicidade.
  • Ter perfil pragmático e analítico: são competências super importantes para quem quer se tornar um profissional e trabalhar com Inbound Marketing – o conteúdo serve para a conversão de leads, educar o mercado e criar autoridade, simples assim!
  • Entender do business da empresa onde atua: saber da alma do negócio pode mudar o rumo de qualquer estratégia de marketing

Para recrutar

  • Use o LinkedIn para identificar profissionais: a maioria das pessoas antenadas no mundo virtual possui um perfil profissional nessa mídia social e isso pode ser muito útil, pois além das informações tradicionais de currículo, como formação, cursos, congressos e habilidades, ali você consegue ver a rede de contatos do indivíduo e também pode ver ex-empregadores, chefes e companheiros de trabalho, buscando inclusive pessoas que você conhece e podem oferecer dicas valiosas sobre a possibilidade de ter esse candidato como futuro companheiro na empresa.
  • Divulgue sua vaga nas redes sociais, falando numa linguagem alinhada ao estilo do seu negócio e sua cultura organizacional.
  • Faça o máximo de testes técnicos possíveis: ligações telefônicas, peça para escrever um texto, promova simulações de tarefas corriqueiras do profissional. Esta é uma das partes mais importantes do processo, pois demonstra como o profissinal se sai desempenhando tarefas rotineiras do departamento.
  • Dê alguma tarefa e verifique a capacidade de pesquisa do seu candidato
  • Caso sua empresa tenha um psicólogo, aplique algum teste comportamental e de raciocínio

Exija certificações

Apesar de ser novidade por aqui, já existem certificações em Inbound Marketing que demonstrarão, não somente que o candidato entende do assunto, mas também possui interesse em aprender e se atualizar sobre ele. E como já dito, essa é uma caracterísitca extremamente importante. E são elas:

  • Certificação em Inbound Marketing da Hubspot: a Hubspot é uma das maiores autoridades quando falamos em Inbound Marketing. E ao apresentar seu certificado, o candidato já se coloca como alguém que compreende sua metodologia.
  • Cerficação em Marketing de Conteúdo da Rock Content: a certificação criada pela Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, era utilizada para garantir que todos os seus funcionários estavam igualmente qualificados. Agora que se encontra aberta ao público, exigí-la pode ser uma ótima maneira de garantir a qualificação do profissional.

Acerte na entrevista

Você já sabe quais são as características que busca num profissional de Inbound Marketing, agora precisa saber como vai conseguir observá-las no processo de contratação. Embora a entrevista jamais deva ser a única fonte de observação (você precisa ter sua rede de contatos em dia, se comunicar com outros empresários do ramo, manter os ouvidos atentos ao que seus próprios funcionários podem falar sobre candidatos), ela sempre será fundamental para decidir.

Para fazer isso com maestria, escolha com inteligência suas perguntas, de forma a basear esse encontro nas reais competências do candidato. Teste a criatividade, a desenvoltura e proponha situações em que as valências sejam devidamente testadas, como dinâmicas e proposições de cunho real.

Crie uma rede de profissionais

Um erro muito comum nas mais diversas áreas é a de só procurar um talento quando realmente estiver precisando dele. E aí a falta de tempo pode levar a uma escolha errada.

Não comece a procurar apenas quando houver real necessidade: mapeie o mercado e mantenha uma verdadeira rede de profissionais competentes.

Muitas vezes, os indivíduos mais qualificados já serão empregados, então você não pode confiar unicamente em currículos de entrada. Mantenha um olho aberto para as pessoas que poderão reforçá-lo futuramente. Com talentos escassos e a alta demanda, é importante ter uma fonte de possibilidades à sua disposição. Dessa forma, quando houver a necessidade de contratar, você tem um punhado de pessoas a considerar para a vaga.

A comunicação está em constante mutação: adapte-se

Como estamos falando de uma área nova do mundo do marketing, é preciso manter a mente aberta em relação à maneira de conhecer e chegar até aos candidatos que você quer ter ao seu lado futuramente.

A comunicação na era digital inclui e-mails, aplicativos, skype e todo tipo de modernidade que está a poucos cliques em seu smartphone, computador ou tablet.

Durante o processo seletivo você pode experimentar a capacidade desse candidato de estar disponível quando você precisar, de responder em tempo real e sua familiaridade com esse tipo de tecnologia. Para trabalhar com Inbound Marketing, ele precisa efetivamente saber o que o cliente utiliza e como usar essa experiência a favor de sua empresa. Cheque isso antes mesmo de contratá-lo: depois pode ser tarde demais!

Invista no desenvolvimento da carreira

Os grandes talentos irão se interessar por sua companhia quando vislumbrarem a possibilidade de seguir uma carreira sólida. Considere o planejamento sucessório, os benefícios oferecidos e entenda que o desejo de avanço vai ser algo muito comum para profissionais criativos como os de Inbound Marketing.

Trabalhe com eles para alcançar metas e vincule todas as contratações aos reais objetivos do negócio.

Para treinar

Como já dito, o mais importante é contratar um profissional que possua as caracterísiticas desejadas pela sua empresa, já que as competências podem e devem ser trenaidas.

Para isso, sugiro alguns materiais que podem ajudar neste processo:

Blogs:

Com essas dicas você vai ter muito mais chances de obter sucesso na busca por talentos de Inbound Marketing.

Tão essencial quanto ter esse tipo de estratégia para atrair clientes e aumentar sua fatia no mercado, é conseguir agregar talentos únicos que conseguirão criar conteúdos inteligentes e interessantes para o grande público. Olhos abertos ao mercado: o sucesso de sua organização pode depender disso!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Nira Goldstein Gerente de RH da Rock Content, tem grande experiência em planejamento de carreira e gestão de pessoas. É responsável pela contratação e desenvolvimento dos profissionais fora de série da Rock Content :D



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!